Banner02

Banner08

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Câmara de Timon tem pauta extensa na sessão desta quarta-feira

A sessão desta quarta-feira, 02, na Câmara Municipal de Timon foi marcada por uma pauta bastante extensa com projetos de leis, requerimentos, indicações e pedidos de providências dos parlamentares, que visam ao bem estar da população timonense. O decano da Casa, vereador Drº Tuá, apresentou Projeto de Resolução que altera, acrescenta e dá nova redação aos artigos 01º, 61, 70 e 74 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Timon.

Em segunda votação foram aprovados três projetos de leis, o primeiro de autoria da vereadora professora Socorro Waquim, que denomina o beco Paulo Ramos, no centro de Timon, de “rua Drª Elda Maria Alves Moreira”. O segundo projeto de lei é de autoria do presidente da Casa, vereador Helber Guimarães, que dispõe sobre a tramitação prioritária nos processos administrativos, junto aos órgãos públicos municipais, às pessoas idosas ou pessoas com deficiência. Já de autoria do vereador Henrique Júnior, líder da oposição, foi aprovado o projeto de lei que denomina a rua 06, do residencial primavera, como “rua Edgar Broxado Lima Filho (Seu Diguinha)”.

O vereador Helber Guimarães apresentou ainda um requerimento para a realização de uma audiência pública, juntamente com a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), para tratar sobre os endereços e CEPs nos talões de energia dos consumidores de Timon, em especial aos moradores das comunidades rurais. Já a vereadora Cláudia Regina propôs a realização de uma audiência pública no dia 08 de outubro de 2019, para tratar sobre a inclusão das famílias de baixa renda no município de Timon, com o objetivo de dar acessos das mesmas ao benefício da tarifa social de energia elétrica para famílias de baixa renda, mediante a parceria entre a prefeitura de Timon, governo do Estado do Maranhão, Federação de Municípios do Estado do Maranhão e a CEMAR.

A vereadora professora Cláudia Regina apresentou ainda requerimento para que seja encaminhado expediente ao governador Flávio Dino, com cópia ao secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, solicitando priorizar a inclusão do município de Timon no aplicativo “Salve Maria”, considerando a grande demanda de casos de violência contra a mulher timonense. 

Os vereadores Drº Tuá e Helber Guimarães apresentaram juntos a indicação Nº 073/2019, que concede a Medalha do Mérito Legislativo do promotor de justiça Sérgio Ricardo Souza Martins. O vereador Francisco Torres também apresentou indicação, direcionada à secretaria municipal de Obras e Infraestrutura (SEINFRA), para destacar a necessidade de que seja feito o piçarramento da estrada que liga o povoado Irajá ao povoado Deserto. 

O vereador Vavá foi o autor de duas indicações, a primeira direcionada à SEINFRA que indica a pavimentação asfáltica do beco 06, entre as ruas 80 e 90 do bairro Centro Operário. A segunda, direcionada ao Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS), para destacar a necessidade de que seja feita a implantação de tachões (tartarugas de sinalização) na avenida São Luís, próximo à rua Luís Pires de Sá, no bairro Parque Piauí. 

O vereador Antunes Macedo apresentou três pedidos de providências, direcionados ao DMTRANS e à SEINFRA. O parlamentar solicita do DMTRANS a implantação de tartarugas, faixa de pedestres e sinalização em frente à escola Odilo Costa. À SEINFRA, o parlamentar solicita a implantação de uma rotatória na avenida Tiúba, próximo à rua 17 e outra na avenida Luís Firmino de Sousa, também próximo à rua 17.

O presidente da Casa, vereador Helber Guimarães apresentou quatro pedidos de providências direcionados à SEINFRA. O primeiro solicitando a pavimentação asfáltica da rua 04 do bairro Parque Karina, o segundo solicitando a construção de uma Academia Popular no balão da avenida 03, no bairro Parque União. O parlamentar solicita ainda a recuperação da galeria da rua 101, com vila 12, no bairro Parque União. 

Já o vereador Kaká do Frigosa apresentou dois pedidos de providências para a SEINFRA, a primeira solicitando a recuperação da rua ao lado da escola do povoado Gameleira, na zona rural de Timon. A segunda, também direcionada à SEINFRA, solicita que seja feito o acostamento da avenida Tiúba, com início na caixa d’água do bairro Mutirão, em toda a extensão da avenida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com