Banner02

Banner08

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Policlínica de Timon realiza 10 mil atendimentos por mês

Atualmente são ofertadas 21 especialidades no local

Referência em atendimento clínico em Timon, a Policlínica Doutor Antônio Martins Albuquerque conta com vários médicos especialistas, a fim de garantir a efetividade dos serviços de saúde no local, que atende a uma grande demanda. As Estratégias de Saúde da Família (ESF), Hospital Parque Alvorada, Hospital Alarico Pacheco e a Unidade Pronto Atendimento (UPA) são responsáveis por fazer uma triagem dos pacientes e encaminhar à Policlínica aqueles que necessitam de um tratamento mais especializado. 
Os atendimentos oferecidos à comunidade são de alta e média complexidade. São realizados também exames, imunização (vacinação), procedimentos cirúrgicos de pequeno porte, retirada de fios ortopédicos, bem como biópsias e histopatológicos. Mensalmente são realizados 10 mil atendimentos. 

“A policlínica tem uma grande demanda da zona urbana e rural de Timon. As especialidades mais procuradas são cardiologista, neurologista e ortopedista”, explica a Diretora da Policlínica Oglaide Gomes. Todo quadrimestre, a Secretaria Municipal de Saúde produz um relatório que descreve as atividades desenvolvidas no período. Segundo relatório, de janeiro a abril de 2014, foram registrados 883 atendimentos somente na área de ortopedia.

Atualmente são ofertadas as especialidades de Ortopedia, Psicologia, Cardiologia, Urologia, Angeologia, Pneumologia, Ginecologia, Gastroenterologia, Psiquiatria, Coloproctologia, Fonoaudiologia, Cirurgião geral, Oftalmologia, Dermatologia, Neuropediatria, Neurologia, Cirurgião Plástico, Odontologia, Fisioterapia e Clínico Geral. Além da realização exames mais complexos, como tomografia, densitometria óssea, ultrassonografia, entre outros. 

Mutirão da Catarata 

Além disso, pelo menos uma vez ao mês é realizado o mutirão da catarata. Os pacientes que são encaminhados à Policlínica fazem exames e são avaliados antes do processo cirúrgico. Em seguida, é feita a medição da lente, que irá substituir o cristalino, e o agendamento da cirurgia.
De janeiro a agosto de 2014, já foram realizados 10 mutirões de catarata. “São atendidos 30 a 38 pacientes. A maioria dos pacientes é formada por idosos, visto que a catarata ocorre quase sempre por conta do processo de envelhecimento do olho. Mesmo assim, existem casos de pessoas na faixa dos 40 anos que tiveram a doença. Geralmente, são pessoas com exposição exagerada ao sol, com diabetes mellitus, ou que fazem uso indiscriminado de alguns tipos de medicamento, como aqueles à base de corticoides”, esclarece Oglaide Gomes. 

A cirurgia geralmente chega a 100% de eficácia, ajudando o indivíduo a recuperar a visão. O procedimento é feito com aparelhos de alta tecnologia. Todos os pacientes agendados são operados no mesmo dia, no hospital Alarico Pacheco. O número de cirurgias de cada mutirão varia entre 30 e 38. Após a cirurgia, a única recomendação é o uso de colírio.

Descentralização 

Uma das estratégias da Secretaria de Saúde é descentralizar o tratamento especializado, através do aperfeiçoamento da atenção básica. “A triagem é fundamental. O paciente que está com problemas de saúde simples deve ser tratado na unidade de saúde próxima à sua casa. Verminoses e escabiose são alguns casos que não precisam ser encaminhados para atendimento na Policlínica. O próprio médico da unidade pode resolver e receitar o medicamento indicado, porque se a atenção básica cumpre a sua parte, a Policlínica se encarrega apenas dos casos mais complexos”, enfatiza Graça Rodrigues, superintendente municipal de Saúde. 
A Policlínica funciona de segunda a sexta das 07 às 18 horas e aos sábados até meio dia. Fica localizada na Avenida Doutor Francisco Vitorino de Assunção, Bairro Parque Piauí.(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com