Banner02

Banner08

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Saúde traça estratégias para diminuir filas na Policlínica

Atendimentos giram em torno de 8 mil por mês
Depois de ser parcialmente fechada em 2012, tendo seus atendimentos suspensos, a Policlínica Dr. Antônio Pedreira, localizada na Avenida 03 em Timon, reativou desde o ano passado serviços essenciais. Com isso, tem recebido um grande número de pessoas, à procura de atendimentos na área de saúde, gerando aproximadamente 8 mil atendimentos por mês.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá, o pleno funcionamento da policlínica, com oferta de serviços de saúde que, até pouco tempo, estavam parados ou não existiam na unidade, a procura por atendimento em diversas especialidades aumentou consideravelmente e filas têm sido inevitáveis.

“Sabemos que a Policlínica de Timon esteve parcialmente fechada em 2012, tendo seus atendimentos suspensos. Com a sua reabertura no início de 2013, mediante esforços concentrados da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, o local voltou a funcionar normalmente reativando serviços essenciais como marcação de consultas, exames laboratoriais com análises clínica, pequenas cirurgias e atendimento em várias especialidades. Hoje o centro funciona plenamente, oferecendo serviços que até então eram realizados em Teresina, por exemplo; isso levou a população a retornar à Policlínica em busca desses procedimentos, aumentando espontaneamente a demanda”, frisou o secretário. Acrescentando ainda que a demanda é ainda maior devido à procura pelo local por pessoas de outras regiões.

De acordo com a Secretaria, está em estudo um novo modelo de marcação de consultas com o objetivo de reduzir as filas, enquanto aguarda liberação do Ministério da Saúde para implantar o Sistema de Regulação – SISREG, um sistema online que gerencia todo complexo, indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, com maior controle do fluxo. 

O gestor da pasta reforça que a estratégia é desenvolver uma melhor estrutura no sistema e otimizar o atendimento à população. “Atendimentos na área de saúde pedem rapidez, por isso estamos estudando um novo modelo de marcação de consultas, que funcionará por meio de agendamentos realizados previamente pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família - ESF. Desta forma os pacientes serão triados pela ESF sendo encaminhados à Policlínica apenas consultas e exames específicos. A proposta está em análise pela equipe de Planejamento em Saúde da Secretaria para fortalecer a ideia e viabilizar a implantação”, frisou.

Atendimentos

A Policlínica oferece consultas nas especialidades: proctologia, urologia, pneumologia, gastroenterologia, neurologia, psicologia, cardiologia, dermatologia, fonoaudiologia, neuropediatria, oftalmologia, cirurgia geral, além de realizar exames mais complexos como tomografia, densitometria óssea, ultrassonografia, entre outros. (Da Ascom/Timon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com