Banner02

Banner08

terça-feira, 22 de abril de 2014

Prefeitura de Timon está finalizando entrega de livros da Educação Infantil

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Educação, está finalizando durante essa semana a entrega dos livros didáticos da Educação Infantil. Mais de 5 mil livros foram adquiridos com recursos próprios da prefeitura para beneficiar crianças e professores da rede municipal de ensino em creches e pré-escolas e mais de 90% já foram distribuídos na zona rural e urbana.
Mais de 5 mil livros foram adquiridos com recursos próprios
A distribuição dos livros é uma ação que pretende garantir uma educação de qualidade e com apoio de material didático que atenda as necessidades de professores e, principalmente, dos alunos. Os livros foram adquiridos com recursos próprios devido à educação infantil não estar dentro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

“Não detectamos em outro momento uma ação tão importante quanto essa. Adquirimos esses livros didáticos para educação infantil porque sabemos da importância que eles desempenham na formação dessas crianças. Estamos trabalhando para que nosso ensino se torne referência e possamos fortalecer a educação infantil para que o aluno chegue às series seguintes com um ensino que possa garantir seu pleno desenvolvimento”, comentou a secretária de educação, Dinair Veloso.
Além de beneficiar os alunos, a Semed entende que o livro é uma importante ferramenta que dá subsídios e fortalece a prática pedagógica do professor em sala de aula. Por esse motivo, haverá sempre o empenho da Prefeitura em garantir condições necessárias ao ensino de qualidade.

LIVROS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DE TIMON

Diferente dos livros da educação infantil, a educação fundamental (1º ao 9º ano) funciona de outra maneira quanto à distribuição e aquisição de livros didáticos. O PNLD garante às escolas a escolha dos próprios livros e a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.

O PNLD é executado a cada três anos de forma alternada com as séries. Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no referido Guia, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico. Para garantir o atendimento a todos os alunos, são distribuídas também versões acessíveis (áudio, Braille e MecDaisy) dos livros aprovados e escolhidos no âmbito do PNLD.
Em 2013 aconteceu a escolha dos livros do 6º ao 9º ano, que valerá pelos próximos três anos. Em 2015, acontecerá a escolha dos livros do 1º ao 5º ano. Em 2014, será a vez da escolha dos livros do PNDL-EJA, que irá beneficiar alunos do Programa Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos.

“Fazemos um amplo trabalho de conscientização para que os alunos cuidem dos livros. Orientamos professores e gestores que trabalhem esse assunto e que os livros sejam conservados como pede o Ministério da Educação. Os que são rabiscados e por algum motivo ficam inutilizáveis são descartados e o próprio MEC através do PNDL repõe nas escolas”, comentou Dinair.

(Com informações da prefeitura de Timon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com