Banner02

Banner08

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Amanhã (26) será o ´Dia D´ da campanha de vacinação contra a gripe

Acontece amanhã (26) o “Dia D” da campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1), que este ano traz como tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”. A campanha nacional é promovida pela Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A mobilização, que vai até o dia 16 de maio no município, terá sua intensificação neste sábado, no Hospital do Parque Alvorada, a partir das 8h da manhã. Durante a ação, haverá sensibilização e orientação para a população sobre a campanha de vacinação, distribuição de informativos, palestras, além da aplicação de vacinas.

A campanha teve início na última terça-feira (22). As doses estão disponíveis nos postos de saúde do município, além de alguns postos volantes; entre os pontos estão o do Banco do Brasil, Bradesco, CEF, Ceasa, Posto Fiscal e Mercado Formosa. Em Timon, a Secretaria Municipal de Saúde prevê imunizar o público alvo de 33 mil pessoas, formado por idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, profissionais da saúde, gestantes e puérperas.

De acordo com Itelmária Escórcio, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, “a campanha de vacina contra gripe é segura e tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo”.

Devem tomar a vacina 12.161 crianças, 3.050 trabalhadores da saúde, 1.838 gestantes, 302 puérperas, 13.598 pessoas com mais de 60 anos e 2.043 portadores de doenças crônicas. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Já pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem comparecer aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A vacina combate a gripe comum e também o vírus influenza A (H1N1), a gripe suína. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, a vacina era estendida apenas às crianças de até dois anos. É público-alvo ainda os idosos, indígenas, presidiários, pacientes com comorbidades (mediante indicação médica) e profissionais que trabalham nas unidades que oferecem a vacina.

Postos de vacinação

Em Timon, a vacina acontece de forma diária em 27 Unidades Básicas de Saúde espalhadas na zona urbana e 11 postos da Estratégia Saúde da Família distribuídas na zona rural. (Secom/Timon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com