Banner02

Banner08

segunda-feira, 31 de março de 2014

Mutirão de Catarata em Timon já chega a quase 400 cirurgias

Ocorreu no último sábado (29) o 7º mutirão de cirurgias de correção da catarata na cidade de Timon. A ação, de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu no Hospital Alarico Pacheco, que é parceiro desta atividade. Com a proposta de possibilitar a continuidade do programa do Ministério da Saúde no próprio município, o mutirão já realizou quase 400 cirurgias entre os timonenses. Antes, o procedimento era realizado em Caxias. 

O secretário Márcio Sá, presente no mutirão, destaca o avanço significativo na área de saúde e que a cada dia a secretaria está trabalhando para fortalecer ainda mais esse campo. "Este é mais um avanço no nosso município. Neste sétimo mutirão de cataratas, já estamos em quase 400 cirurgias, um serviço que vem significativamente proporcionando bastante satisfação à população, que logo após as cirurgias, recebem o acompanhamento do pós-operatório com o médico especialista Francisco Magalhães.

De acordo com o médico, Francisco Magalhães, o procedimento consegue resolver o problema em 99% dos pacientes submetidos à cirurgia, que dura em média entre 10 e 15 minutos. "A cirurgia é um procedimento simples e todos os pacientes operados recebem um acompanhamento médico para avaliação cirúrgica que ocorre no dia posterior ao procedimento". 

Todos os procedimentos do mutirão ocorrem no Hospital Alarico Pacheco, que entra com a estrutura física. Já a Secretaria de Saúde disponibiliza sua equipe de médicos especialistas. "Graças a essa parceria com o Governo do Estado, através do Hospital Alarico Pacheco, que está cedendo o centro cirúrgico, de 15 em 15 dias, aos sábados, será realizado essa cirurgia. Assim a população de Timon não precisará mais ter que ir à Caxias ou Teresina para fazer esse procedimento e poderão ser atendidos, com todo conforto, dentro de casa", enfatizou o secretário de saúde. 
A catarata é uma doença que afeta a visão, mas que tem cura e pode ser corrigida com um procedimento considerado simples e que exige apenas anestesia local e nem precisa de internação do paciente. Para participar do Mutirão da Catarata na cidade de Timon, os interessados no programa devem procurar a Policlínica do município onde serão atendidos pelos médicos oftalmologistas que darão o encaminhamento necessário para o procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com