Banner02

Banner08

quinta-feira, 13 de março de 2014

Atendimento a pacientes do Maranhão permanece suspenso

Mesmo após diversos encontros, o atendimento aos pacientes com câncer vindos do Maranhão continua suspenso. O secretário municipal de Saúde, Noé Fortes, já informou que a situação vai continuar assim enquanto os gestores do estado vizinho não informatizarem o sistema de solicitação de atendimento. 

Com a suspensão valendo desde janeiro deste ano, centenas de maranhenses estão sem atendimentos, porém como parte do acordo, o estado do Maranhão precisa se informatizar para que os procedimentos médicos sejam realizados. A assessoria de comunicação da secretaria do município informou que até o momento nenhum dos municípios maranhenses comunicaram sobre a implementação do sistema, e com isso não há como realizar o atendimento.

Com a não comunicação, os pacientes continuam sem atendimento, já que o secretário havia informado anteriormente que não tem como voltar a realizar o procedimento com as guias de papel, já que muitas se perderam e este foi um dos motivos dos gestores maranhenses terem negado, no início, a dívida.

Com a informatização, o atendimento dos pacientes maranhenses seria autorizado via internet, em que não haveria mais como contestar se os pacientes foram enviados pelo estado ou se vieram de forma espontânea. Com esta medida, a secretaria de Teresina já saberia a demanda dos pacientes, já que seria determinada a quantidade de atendimentos para os municípios do estado vizinho.

O atendimento aos pacientes do Maranhão foi cancelado em janeiro deste ano após o secretário Noé Fortes tentar por diversas vezes negociar o pagamento de uma dívida de R$ 8 milhões e não ser recebido pelos gestores do estado vizinho. Após o impasse, representantes dos dois estados estado se encontraram por diversas vezes e não solucionaram nada. 

O Ministério de Saúde interviu, reconheceu a dívida e como Maranhão alegou que não tinha recursos para quita-la. O Ministério assumiu o débito e deve realizar o pagamento da primeira parcela no próximo mês, como acertado em negociação realizada ainda no mês de fevereiro. Porém quando as atividades entre os dois estados normalizarem, as contas do estado vizinho deverão ser quitadas por eles mesmos. (Do Portal AZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com