Banner02

Banner08

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Comissão que avaliará candidatura de Washington será instalada na AL

Washington é candidato único para o TCE
A Comissão Especial que avaliará o registro de candidatura do vice-governador Washington Oliveira (PT) para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão será formada hoje na Assembleia Legislativa. O colegiado deverá ter membros de todos os blocos parlamentares e bancadas independentes da Casa. A expectativa é de que a eleição para o tribunal de contas seja realizada já na quinta-feira.

Até ontem, pelo menos quatro blocos já haviam definido os indicados para a comissão. Do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, o representante será o deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD), que deve presidir o colegiado.

Do Bloco Parlamentar da União Democrática, o representante será o deputado Marcos Caldas (PSB), que confirmou a O Estado o interesse em participar ativamente do processo.

Já pelo Bloco Parlamentar de Oposição, o membro designado será Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e pela bancada independente do PV, o indicado será o deputado Edilázio Júnior, líder do partido na Casa.

O Bloco Parlamentar Democrático ainda não havia entrado em consenso até a tarde de ontem e definirá o seu membro apenas na manhã de hoje. Foi o que adiantou o vice-líder do bloco, deputado André Fufuca (PEN). A tendência, no entanto, é que o próprio parlamentar faça parte do colegiado.

Outro bloco que deve confirmar apenas na sessão de hoje a sua indicação para o colegiado é o PSDB/PDT, que tem como líder o deputado Neto Evangelista (PSDB).

Caso a comissão seja formada por sete membros, o último representante será da bancada independente do PTN, que tem como representante Alexandre Almeida. O parlamentar, no entanto, adiantou à reportagem que não havia sido comunicado pelo presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), de sua participação.

Formalmente, nenhum dos blocos parlamentares informou à Mesa Diretora quem serão os membros da Comissão Especial. As indicações serão feitas hoje, durante sessão ordinária.

Avaliação – Caberá à Comissão Especial avaliar os documentos apresentados por Washington Oliveira no registro de candidatura. Caso não haja nenhuma pendência, o colégio convocará a realização de uma audiência pública, em que submeterá o vice-governador a uma sabatina. Os questionamentos terão o objetivo de avaliar os conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros de Washington. Somente em seguida é que o colegiado dará o parecer em relação à participação do petista na eleição.

Como Washington é candidato único, ele deverá ser automaticamente aclamado como novo conselheiro de contas do TCE, na quinta-feira. Feito isso, ele será comunicado pelo tribunal de contas a respeito da data de sua posse, mas antes terá de oficializar a sua saída do PT, uma vez que membros da corte não podem ter filiação partidária. Ele também terá de se desincompatibilizar do cargo de vice-governador. (O Estado)

Acompanhe o Blog do Ludwig Almeida pelo Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com