Banner02

Banner08

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Povoado Tamanduá receberá Justiça Itinerante

Durante todo o dia de amanhã (14), a população do povoado Tamanduá, zona rural de Timon, receberá gratuitamente prestação de serviços nas áreas de cidadania, justiça, saúde, educação, documentação, esporte e lazer. A ação será promovida através do Projeto Justiça Itinerante – Caminhos para a Cidadania, uma realização da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Ministério Público do Maranhão e Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Timon, por meio das Secretarias Municipais.

O projeto funciona como porta de entrada para a cidadania e está voltado à prestação de serviços gratuitos para a população. O projeto também é uma fonte de informação qualificada, a fim de que o cidadão reconheça seus deveres e direitos e possa, assim, cobrar e mantê-los junto à sociedade. 

Dentre os serviços oferecidos, está a realização de casamentos comunitários, emissão de documentos, audiências, atendimentos nas áreas de beleza, justiça, cidadania, médica, veterinária psicologia e psicopedagogia, além da realização de exames, vacinação, alistamento militar, inscrição, transferência e revisão eleitoral, recreação, ginástica, futebol, apresentações artísticas, distribuição de mudas, palestras voltadas para diversos assuntos, cadastro e atualização cadastral no Cadúnico, promoção de oficinas, dentre outras. As ações serão desenvolvidas pelas secretarias municipais.

Gestores de escolas são informados sobre Lei Maria da Penha

A Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Sedem), realizou hoje (13), no Centro de Treinamento Wall Ferraz, palestra sobre a Lei Maria da Penha, destinada aos gestores de escolas públicas da rede municipal, com objetivo de capacitá-los para tratar do tema junto ao corpo docente, aos alunos e familiares. Entre as autoridades convidadas, estiveram presentes a secretária de Educação, Dinair Veloso, a secretária de Defesa dos Direitos da Mulher, Maria Divina Silva, a coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos Estratégicos (Nepe), Aldeneide Carvalho e o promotor da 3ª Vara Criminal e Defesa da Mulher, Fernando Evelim.
Palestra sobre Lei Maria da Penha
A ação faz parte do cronograma de atividades do Projeto de Prevenção da Violência Doméstica nas Instituições da Rede Municipal de Ensino, desenvolvido pela Sedem em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O projeto traz ações voltadas para a divulgação da Lei Maria da Penha, demonstrando índices de violência contra a mulher, a fim de conscientizar toda a comunidade escolar sobre a necessidade de garantir a defesa dos direitos da mulher e de prevenir a violência doméstica.

Por meio do projeto, foi feito um diagnóstico do município de Timon, levantando indicadores e definindo metas. “A partir de agora, será feita a capacitação de gestores e professores e a realização de palestras de conscientização em escolas; em seguida, será feito o lançamento de edital de um concurso de redação voltado para os alunos com a temática Violência Doméstica e Lei Maria da Penha”, afirmou a secretária da Sedem, Maria Divina Silva. Ainda segundo a secretária, as melhores redações serão premiadas.

Maria Divina disse que, “por meio destas ações, pretende-se fortalecer os núcleos de divulgação da Lei Maria da Penha, para coibir a violência doméstica nas famílias, transmitindo a ideia para os adolescentes e fazendo com que eles sejam multiplicadores deste conhecimento na sua comunidade”. Também estão envolvidos nas ações o Ministério Público e a Delegacia da Mulher.

Durante o evento, a secretária de Educação Dinair Veloso, disse que todas as realidades podem ser melhoradas ou transformadas pela educação. “É por meio da educação que transformamos as coisas e conscientizamos as pessoas sobre os mais diversos assuntos. Nós necessitamos agir de forma rápida contra os indicadores de violência contra a mulher em nossa cidade. E contamos com os gestores de nossas escolas para trabalhar esta temática com os nossos alunos como forma de mudar esta triste realidade”.

O promotor da Vara da Mulher de Timon, Fernando Evelim, falou da campanha permanente desenvolvida pelo Ministério Público e da importância da parceria com o município para desenvolver as ações de divulgação da Lei Maria da Penha. “Nós precisamos estruturar o IML, a Delegacia da Mulher e o próprio Ministério Público. Já temos a Lei Maria da Penha, mas isso não vai diminuir os altos índices de violência contra a mulher. Precisamos mudar a cabeça das pessoas sobre este tipo de violência e isso é feito através de um trabalho de conscientização. Por isso, temos que levar a campanha para as escolas para que as crianças vejam que é uma prática errada e torná-las multiplicadoras da Lei e, assim, teremos uma geração com atitudes diferentes”. A campanha nas escolas irá até outubro deste ano. 

(Com informações da prefeitura de Timon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com