Banner02

Banner08

sábado, 25 de maio de 2013

Prefeitura inicia planejamento para instalação de Maternidade


O prefeito Luciano Leitoa recebeu a visita da assessora técnica de Timon em São Luís, Rosângela Curado, para tratar dos primeiros passos para as mudanças que acontecerão no Hospital do Parque Alvorada de Timon. A conversa aconteceu no auditório do Hospital, e contou com a participação da diretora do hospital, Cleudilane Venção, do secretário de Infraestrutura, Helder Pontes, do Promotor Antônio Borges e do vereador Dr. Torquato, que se colocou à disposição para colaborar com os administradores do hospital.
Primeiras ações foram discutidas para implantação de maternidade
Durante a reunião foi apontada como prioridade a adaptação da estrutura do hospital para atender aos requisitos de funcionamento de uma maternidade. Com a reforma, também será reativado o centro cirúrgico do hospital. Por meio dessas ações, terá início uma reorganização do fluxo de atendimento da Rede Hospitalar de Timon. A atenção básica também foi assinalada como um problema que merece cuidado especial.

O prefeito Luciano Leitoa falou da expectativa de mudança e da importância de, junto à reforma da estrutura física, promover a humanização do atendimento. Luciano também garantiu que a reforma não irá interferir no atendimento ao público. “A reforma será feita por ala, para não prejudicar o funcionamento do hospital”, declarou o prefeito.

Segundo o Promotor Antônio Borges, há tempos a cidade de Timon necessita de um hospital que atenda ao direito básico do cidadão de ter acesso à saúde com qualidade, e essa é a hora de colocar a ideia em prática. “Esperamos que, após essa visita, tudo comece a caminhar”, concluiu.

Organização do fluxo

Rosângela Curado manifestou apoio à participação do Ministério Publico em questões como a saúde. Rosângela afirmou ainda que a necessidade de organizar o fluxo de atendimento e a reestruturação da atenção básica são problemas emergenciais, mas isso é algo que deve ser bem planejado. “Este é um assunto urgente no momento, mas os resultados aparecerão a médio prazo, porque tudo deve ser feito conforme normas pré-estabelecidas”, explicou.

De acordo com Luciano Leitoa, o Hospital do Parque Alvorada de Timon terá 40 leitos, onde serão atendidas as gestantes. O hospital contará com ambulatório especializado para as gestantes com ultrassom e consultas especializadas para os casos de médio risco. Uma próxima reunião para acompanhamento das ações está prevista para o dia 12 de junho.


Secretária de educação faz visita técnica às escolas municipais

A secretária de Educação, Dinair Veloso, e sua equipe visitaram várias escolas da zona urbana e da zona rural nesta semana. O objetivo é ver como estão funcionando as escolas e ter um contato direto com professores e funcionários, pais e alunos. Outro ponto é fazer um censo de quantos alunos da Educação Infantil são oriundos de creches ou não.

Foram visitadas as escolas: Lírio dos Vales (Cidade Nova) e Projeto Alvorada da Educação (Parque Alvorada), na zona urbana. Na zona rural: U. E. Edilberto Freitas (Humaitá), U. E. Zelina Assunção Silva (Cão Açu), U. E. Antonio Maurício (Loc. Prata), U. E. João Emílio Costa Filho (Buriti Só), U. E. Dona Sinhara (Castelo) e U. E. José Alves Galiza (Vertente).

O roteiro de visitas da secretária, desta semana, se encerra hoje (24), na U. E. Francisco Leônidas de Sousa, no Povoado São José dos Perdidos. E a equipe técnica visita as escolas da zona urbana onde funcionam salas da Educação Infantil: Escola Flor de Lis (B.Boa Vista),Escola Tia Conrada (B. São Francisco), Escola Jericó (B. São Francisco), Escolinha São Francisco (Conj. Boa Vista), Escolinha Palestina ( Conjunto Palestina).

A secretária de Educação, Dinair Veloso, afirmou que ir às escolas é importante para ver as particularidades de cada escola, os diferentes êxitos e dificuldades de professores e alunos, além de proporcionar contato com os pais também. 

“Nestas visitas podemos conhecer os pais e responsáveis que estão indo deixar e buscar os filhos nas escolas e ver como estão acompanhando eles na escola. Além de saber das dificuldades dos professores na sala de aula, como por exemplo, alunos que têm dificuldades em alguma disciplina e os êxitos também, como alunos que já têm um desempenho melhor. Todos esses dados são importantes para alcançarmos as metas de melhoria educacional estabelecidas pelo prefeito Luciano Leitoa”, falou Dinair.

(Secom/Prefeitura de Timon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com