Banner02

Banner08

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fórum mobiliza poder público e sociedade civil sobre abuso e exploração de crianças e adolescentes


Na manhã de ontem (21), no auditório do Centro de Capacitação Wall Ferraz, ocorreu a solenidade de encerramento da Semana de Mobilização ao Combate a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O evento contou com a presença do secretário Municipal de Assistência Social de Timon, Lázaro Martins, da secretária Municipal de Educação, Dinair Veloso, e demais representantes de entidades de proteção a crianças e adolescentes do município.
Fórum da Semana de Mobilização ao Combate a Violência Sexual
Contra Crianças e Adolescentes
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) é parceira nesta luta permanente em prol dos direitos da criança e do adolescente, colocando supervisores, diretores e professores como disseminadores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e conscientizando os alunos da rede municipal sobre essa triste realidade. O evento teve apresentação cultural de música e dança dos alunos do Projeto Beija-Flor e palestras sobre as diversas temáticas que envolvem o assunto.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Lázaro Martins, falou da urgente necessidade de que todos participem desta luta. “O que podemos fazer é chamar a responsabilidade dessa triste violação de direitos para nós. Porque o que essas crianças e adolescentes esperam de nós é que as escutemos e estendamos nossas mãos para eles. Por isso, trouxemos aqui para falar sobre o assunto profissionais que estão há muito tempo estudando e enfrentando essa problemática social”, falou Lázaro.

Dinair Veloso colocou o desejo de que os profissionais abracem a causa com dedicação. “Nós enquanto sociedade não podemos nos calar diante de um problema tão grave. Precisamos ter sensibilidade porque é na escola que muitas dessas crianças dão sinais do que sofrem. Esse é um trabalho que deve ser contínuo, não parar aqui. Por isso o que podermos fazer para contribuir com a Semed no combate a essa triste realidade nós faremos.”

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar trouxe números preocupantes. Segundo os últimos dados, nos últimos três anos os números de abuso e violência contra crianças e adolescentes na cidade triplicaram. A coordenadora do Conselho Tutelar de Tutelar de Timon, Francilane Alves, falou da necessidade de união para combater o problema. “Precisamos de todos. Precisamos de vocês enquanto professores e diretores porque têm acesso único com estas crianças e adolescentes. Queremos andar de mãos dadas com vocês nesta luta, porque os números estão muito altos”, disse ela.

(Secom/Prefeitura de Timon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com