Pensando no mapeamento dos indicadores sociais da cidade de Timon como “bússola” para elaboração de políticas públicas, a Prefeitura Municipal de Timon, está participando da plataforma nacional do projeto Cidades Sustentáveis.
O programa inclui a rede nacional de cidades que estão alinhadas aos indicadores de desenvolvimento sustentável. Cada município tem como objetivo mapear os indicadores e perseguir a melhoria dos números. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Timon, Victor Hugo Saraiva, Timon irá mapear seus indicadores através de uma divisão territorial que esta sendo desenvolvida pelos técnicos do Núcleo Estratégico de Projetos Especial (NEP). Cerca de 100 indicadores sociais serão monitorados e a plataforma será alimentada de forma permanente.
“Todos os municípios possuem três instrumentos de planejamento orçamentário, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), a LOA (Lei Orçamentária Anual), e o PPA (Plano Plurianual). Com o Projeto Cidades Sustentáveis, teremos um instrumento de gestão que irá nos ajudar na consolidação dos investimentos físicos”, explica o secretário.
No primeiro semestre deste ano será formulado o plano de metas e a criação do Comitê Gestor dos Indicadores. O prefeito Luciano Leitoa já assinou o termo de adesão ao programa e informou que irá monitorar os resultados de todas as secretarias através dos números da plataforma.
Residencial dos Cocais atrai mais de mil pessoas no primeiro dia de inscrições
Teve início na última segunda-feira (22) as inscrições para quem quer concorrer a uma casa no Residencial dos Cocais, localizado no bairro Flores, em Timon. Somente no primeiro dia de inscrição mais de 1500 pessoas procuraram a Secretaria Municipal de Habitação para fazer o cadastro. As inscrições seguem até o dia 17 de maio.
Técnicos da Habitação atendendo a população |
De acordo com o secretário de Habitação, Hélio Lopes, a procura foi grande tanto através da internet como indo à própria Secretaria. “As inscrições estão disponibilizadas para serem feitas no site da Prefeitura ou diretamente na Secretaria de Habitação, onde distribuímos senhas e fazemos o atendimento durante todo o dia, que só na segunda-feira (22) foram para quase 600 pessoas. Cerca de 1000 fizeram a inscrição pelo site”, explicou.
Residencial
O Residencial dos Cocais faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida. Primeiramente serão sorteadas 500 unidades habitacionais de acordo com critérios definidos pelo Conselho Municipal de Habitação. Os interessados podem se inscrever na Secretaria de Habitação, localizada na Avenida Paulo Ramos, Centro, ou pelo site da Prefeitura de Timon (http://timon.ma.gov.br/semhab/mcmv/index.php). A entrega das unidades habitacionais está prevista para agosto de 2013.
Reveja os critérios:
1. Famílias residentes em áreas de riscos ou insalubre ou que tenha sido desabrigada. (critério nacional);
2. Famílias que façam parte de pessoas com deficiência. (critério nacional);
3. Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar. (critério nacional);
4. Famílias com pessoas portadoras de doenças crônicas ou idosas. (critério local);
5. Famílias que habitam próxima a região do empreendimento. (critério local).
Prefeitura de Timon investe em segurança e reorganização do trânsito
Fluxo monitorado na ponte metálica |
Desde que assumiu a Prefeitura de Timon, uma das prioridades de Luciano Leitoa foi providenciar a reabertura da Ponte João Luiz Ferreira, mais conhecida como Ponte Metálica. Ainda no mês de janeiro, o fluxo de carros pela ponte foi reativado, estando agora sob a responsabilidade da Guarda Municipal de Timon. A reabertura da ponte favoreceu, ao mesmo tempo, timonenses e teresinenses, já que todos os dias há uma grande quantidade de pessoas que se deslocam de Timon a Teresina e vice-versa.
Mas o intuito não era apenas reativar a ponte. Outra preocupação da Prefeitura é garantir a segurança e a reorganização do tráfego na cidade. O fluxo de carros pela ponte, por exemplo, agora é monitorado, contribuindo para uma maior segurança das pessoas que passam pelo local diariamente.
Segundo o Chefe da Guarda Municipal de Timon, Diogo Joaquim dos Reis, as medidas de segurança não abrangem apenas o tráfego na ponte. Em toda a cidade, além de os semáforos que apresentavam problemas terem sido consertados, voltando a funcionar, está sendo feito o monitoramento nas principais vias municipais e a fiscalização do trânsito em todos os acessos da cidade, tanto dos carros que entram como os que saem de Timon. Com isso, a Guarda Municipal de Timon diminui a atuação de assaltantes na cidade, garantindo uma maior segurança para a população, além de melhorar o tráfego na cidade.
(Secom/Prefeitura de Timon)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com