Banner02

Banner08

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ex-prefeito Humberto Coutinho 'enquadra' vereadores e diz que seu candidato é Flávio Dino

Papo nervoso

Humberto Coutinho 'enquadra' vereadores mesmo
tendo fortes ligações ligações políticas com Lobão
Humberto Coutinho (PDT) conversou com a vereança governista, na última quinta-feira(18), como antecipei na coluna de ontem… Papo nervoso, embora a maioria dos edis tenha assentido à reprovação do ex-prefeito quanto ao assanhamento de aliados na direção do secretário estadual de Infraestrutura Luís Fernando (PMDB), o escolhido do grupo sarneyzista para suceder Roseana Sarney (PMDB) no comando do estado.

Segundo fontes do Legislativo, HC teria sido incisivo e dado o prazo de até 15 de maio corrente para a vereança governista decidir com quem se alia na disputa de 2014. O ex-prefeito deixou claro que seu candidato é Flávio Dino (PCdoB). Os únicos ausentes no encontro teriam sido Catulé e Fábio Gentil… Dos que ouviram HC, Durval Júnior foi quem ‘arrepiou’, dando a entender que não se atrela a decisões de grupo. Já Neto do Sindicato, como petista, disse que iria consultar a base e daria a resposta… No contraponto, Ana Lúcia Ximenes e Adelmo Soares avalizaram o prazo dado por HC, dizendo que o ex-prefeito tem razão em cobrar posição dos vereadores… Os demais calados estavam e calados ficaram… A atitude de Humberto Coutinho de cobrar uma posição clara da vereança em relação ao embate de 2014 aconteceu mais cedo do que se esperava, mas os sinais amarelos no núcleo duro palaciano já eram visíveis, como analisei na coluna de quinta-feira passada, adiantando inclusive que uma conversa assim poderia ocorrer, como de fato ocorreu… Por outro lado, o assanhamento da vereança no rumo de ‘Branca’ e de Luís Fernando foi, na verdade, estimulado pela ação do prefeito Leonardo Coutinho (PSB) e do próprio ex-prefeito, na medida em que a governadora passou a ser recebida com ‘tapete vermelho’ em Caxias.

Ademais, os ‘afagos’ mútuos de Léo e Roseana e a pose de ambos em fotos estrategicamente aproveitadas pela mídia sarneyzista fizeram o resto.

Reflexão
A conversa na quinta-feira, à boca da noite, deve fazer a vereança governista refletir e sopesar os prós e os contras…

Bom vizinho
…Pois, pelo que se soube das palavras incisivas de HC nas coxias, caso alguém decida marchar com o grupo sarneyzista perderá naturalmente o crachá de ‘bom vizinho’ no grupo Coutinho…

Revalidar
…Se, ao contrário, o aliado quiser revalidar o crachá de ‘bom vizinho’, aí então já serão outros quinhentos!…

Filme
…O filme não é novo, versão semelhante houve no passado quando estavam em jogo as candidaturas de Cleide Coutinho (PSB) e da própria Nice Lobão (PMDB), a qual a última HC conseguiu turbinar com 10 mil votos não obstante a candidata ser considerada ‘pesada’ que nem chumbo na Princesa do Sertão…

Questão
…Ou seja, ao fim das contas, a questão não é em si mesma a resultante do fato de ser Roseana Sarney ou Luís Fernando, mas sim de quem é a favor  ou contra Humberto Coutinho…

Caminho
…Daí, a partir desse princípio determinante, a ‘cabroeira’ legislativa escolhe o caminho que achar conveniente aos seus interesses políticos… Em outras palavras, é isso o que está expresso no prazo dado por HC à base governista na Casa do Povo…

Jogo
…Ou, em síntese, se ‘Branca’ e Luís Fernando fazem o jogo que lhes interessa, HC agora também põe as cartas à mesa ao tornar claro que ao seu lado só existe um caminho a seguir em 2014.

(Por Jotônio Vianna, Coluna Caxias em Off - Jornal Pequeno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com