Banner02

Banner08

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

TAC prevê inauguração de novo presídio em Timon em 2013


Pelo acordo, Estado terá um ano para construir outra unidade prisional.
Centro de Ressocialização Jorge Vieira está interditado

G1 MA

O Ministério Público de Timon entrou com uma Ação Civil Pública contra o Governo do Estado por causa da superlotação no sistema carcerário da cidade. O problema tem causado várias tentativas de fugas depois da interdição do presídio Jorge Vieira.
O MP de Timon entrou com uma Ação Civil Pública contra o Governo do Estado
A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta está marcada para a segunda quinzena de janeiro, em São Luís. Pelo acordo, o Estado ficará responsável, em um prazo de um ano, em construir uma unidade prisional em Timon, com capacidade para 300 detentos.

Representantes da Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária falaram que a construção de seis unidades prisionais, incluindo a de Timon, já estava prevista para 2013. O prazo da obra é de 11 meses.

“Estamos trabalhando na implantação de um presídio com capacidade para 129 presos, com um método construtivo modular. Acreditamos que até o final do ano que vem será inaugurado”, afirmou Wellington filho, assessor jurídico da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária.

O Centro de Ressocialização Jorge Vieira tem capacidade para 168 presos. Hoje, há 208. As três delegacias com capacidade para 15 detidos estão com 38. A situação pode ficar ainda pior com a transferência dos presos de Timon que estão na Penitenciária de Pedrinhas. A determinação da justiça deve ser seguida no início do ano que vem.

“Hoje nós não temos nenhuma vaga para preso provisório. Com a interdição do presídio, quando a justiça determinou a retirada dos presos provisórios, a situação ficou extremada demais”, disse a promotora de justiça Elda Maria Alves Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com