Banner02

Banner08

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Timon é premiado pelo Ministério da Saúde por ser destaque no controle da Tuberculose


Timon recebeu um certificado do Ministério da Saúde por alcançar um valor superior a 95% no Indicador Proporção de casos novos de Tuberculose com encerramento informado em 2010. Segundo a coordenadora do programa de combate a tuberculose, Telma Lima, isso significa que o município conseguiu informar ao Ministério a resolução e os dados de 95% dos casos, o que mostra o controle do programa desenvolvido na cidade.

A cidade apresentou 82,6% de cura nos casos de tuberculose, quando o recomendado pelo Ministério é de 85%. A coordenadora explica que o alto número de incidências nem sempre é considerado um fator negativo. “Isso significa, também, que o município está conseguindo identificar os pacientes infectados e inseri-los no programa para tratamento. Tanto é que o nosso índice de cura é alto e estamos trabalhando para já alcançar o índice considerado satisfatório no número casos sanado”, explica.

Dificuldades no tratamento – Telma informou, ainda, que há um índice considerável de abandono de tratamento, causados principalmente pelo envolvimento dos pacientes com álcool e drogas.  Ela informou que há uma parceria nestes casos com o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps-AD) do município, e algumas respostas a este tratamento já estão sendo positivas. O do Programa de Tuberculose e Hanseníase contempla o acompanhamento do paciente tuberculose mensalmente através de consultas com uma equipe especializada, além da realização de exames específicos. Além disso, há também o fornecimento gratuito de remédios para tratamento e de cestas básicas para todos os pacientes que são acompanhados pela equipe.

(Ascom/Secretaria de Saúde de Timon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com