Banner02

Banner08

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Prefeita de Timon participa das discussões e temas da Marcha


Em Brasília, a Prefeita Socorro Waquim também participa de vários eventos, entre eles a XV Marcha dos Prefeitos, em “Defesa dos Municípios”, que acontece desde segunda (14), do Seminário Rumo aos Municípios, promovido pela Fundação Ulysses Guimarães, dias 17 e 18/05.
Prefeita Socorro Waquim e secretária Suely Mendes participam das discussões em torno do setor educacional
Socorro Waquim participou de palestras sobre vários temas ente eles: o Enfrentamento e Combate ao Crack, Prevenção e Acompanhamento, e a Reinserção Social, Regimes de Previdência Social, Restos a Pagar divididos pelo governo municipal, modificação no fator de ponderação que define o custo/aluno do ensino fundamental e a criação indiscriminada de pisos salariais.

No evento, será entregue prêmio do SEBRAE para o Prefeito considerado mais Empreendedor, além de discussão, sobre Propostas de que tramitam no Congresso Nacional que visam redistribuir os Royalties de petróleo e Gás natural.  As práticas de desenvolvimento local é assunto de painéis e direcionados para Procuradores municipais e Contadores, dentro das boas praticas para o desenvolvimento social e econômico.

Secretária Suely: salário justo

Sobre a proliferação dos pisos salariais, o presidente da CNM Paulo Ziulkoski afirmou que os prefeitos não são contra os pisos salariais, apenas querem um valor que podem pagar.  Na opinião da Secretária Professora Suelly Mendes (Educação), que acompanha a Prefeita Socorro: “um salário justo é fundamental e necessário para melhorar qualquer área de atuação profissional, mas, o Governo Federal tem que dar os subsídios necessários para que possam ser cumpridos”. Sobre o impacto dos pisos já instituídos e de alguns que estão em tramitação tanto no Congresso Nacional como nas finanças dos Municípios, a Prefeita Socorro Waquim disse que no ano passado a Presidente Dilma afirmou que iria ajudar os municípios e isso não se concretizou com os restos a pagar.
Equipe da Secretaria de Habitação o do Conselho participam de Fórum da Habitação
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil, contanto com a presença de mais de cinco mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República. (Por Leia Maia – Com Edição).

Fórum de Habitação discute impacto do PMMV

A prefeita Socorro Waquim participou, em Brasília do  59º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que reúne agentes públicos de habitação de estados e municípios de todo o país.  O fórum tem por objetivo discutir a reconstrução de áreas afetadas por desastres naturais, a regularização fundiária e o impacto do Programa Minha Casa, Minha Vida no desenvolvimento de políticas habitacionais dos estados e municípios.

Durante o fórum, foi apresentado os vencedores do Selo de Mérito 2012, prêmio que visa estimular e divulgar projetos relevantes de estados e municípios no que se refere à habitação de interesse social. Neste ano, concorrem 56 projetos inscritos por 37 instituições habitacionais, dos quais 11 serão premiados nas categorias: modernização institucional, ambiental e socialmente sustentável, regularização fundiária e imobiliária, inovação tecnológica, relevância nacional e grande impacto regional.

O evento é  organizado pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU).  Participam do evento dirigentes e técnicos da área de habitação e desenvolvimento urbano de estados e municípios brasileiros; representantes do MinCidades; o presidente da Associação Brasileira de Cohab´s e Agentes Públicos de Habitação (ABC), Mounir Chaowiche,; o presidente do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), Carlos Marun; entre outras autoridades.

A Secretária Idelsuita Mendes (Habitação) e o presidente do Conselho Municipal de Habitação, Professor Luis Gonzaga Nunes também participaram  do fórum como representantes do município no setor.

Obras de recuperação de ruas e avenidas de Timon devem ser concluídas em 120 dias


O secretário Delfino Guimarães (Infraestrutura), avaliou como positivo o cumprimento do cronograma de obras que a Prefeitura de Timon vem realizando para a recuperação de ruas e avenidas do município. “Apesar do projeto de recuperação de vias urbanas ser bem abrangente beneficiando cerca de 60 vias, o nosso cronograma está bem avançado e acreditamos que no prazo de 120 dias todo o trabalho será concluído. Equipes estão atuando em toda cidade com recuperação de sarjetas, calçamentos, asfaltos e obras outras para deixar a cidade totalmente recuperada nesse aspecto urbanístico”, reafirmou Delfino.
A Rua 100, no Parque Piauí II, - um dos pontos tradicionais de cidade -, está com sua pavimentação praticamente concluída, faltando apenas de 300 metros. Após o trabalho de conclusão da rua, as máquinas serão deslocadas para a Avenida Tiúba, que será totalmente recuperada.

Outro ponto que está sendo recuperado para a implementação de asfaltamento é o entorno do Terminal Rodoviário. Sarjetas, galerias e meios fios estão sendo repostos em todos os pontos onde acontecerão as obras de asfaltamento.

Segundo Delfino, a Secretaria de Infraestrutura, apesar do avanço das obras, ainda encontra dificuldade na contratação de mão-de-obra. “Ainda estamos precisando de trabalhadores, mas acredito que ao tempo em que as obras são concluídas as equipes que estão trabalhando darão conta da demanda”, enfatizou.

De Brasília onde participa de eventos e audiências nos Ministérios, a Prefeita Socorro Waquim tem acompanhado por telefone a evolução das obras e recomendado ao secretário para que ele acompanhe de perto todo trabalho.

O projeto de recuperação urbanístico da cidade de Timon vem sendo realizado desde o ano passado de acordo com a liberação de recursos do Ministério do Turismo e emenda parlamentar alocada pelo deputado federal Professor Sétimo (PMDB-MA). Dez milhões de reais é o total do valor do investimento nesse projeto.

(Secom/ Prefeitura de Timon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com