Banner02

Banner08

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Criadora da primeira bandeira de Timon completa 89 anos de idade

Quem completa 89 anos de idade hoje é a professora Raimunda de Carvalho Sousa (foto), conhecida popularmente como "Dona Mundoca", uma das importantes personalidades de Timon que nasceu em 14 de outubro de 1926. Filha de Frutuoso Annes de Carvalho e Maria Beleza de Carvalho, a professora Mundoca nasceu na localidade Santa Inês – atual região do balneário Roncador -, zona rural de Timon.

Formada em Letras e Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e especialização em Supervisão de Ensino, a professora Mundoca começou a atuar no magistério em 1948 onde exerceu diversos cargos na área da educação. Ela implantou o ginásio Bandeirante de Timon que dirigiu durante 13 anos.

Um das professoras mais influente na história da educação do município, Dona Mundoca é membro da Academia de Letras, Ciências e Ecologia do Leste Maranhense. Ocupa a 13ª cadeira e tem como patrono o ilustre timonense Jaime Rios. A professora é autora do livro "Timon, sua história sua gente".

Além do magistério, a professora Mundoca teve participação na criação da primeira bandeira de Timon, sendo a principal idealizadora. O principal símbolo do município foi criado através da Lei n° 460, de 20 de junho de 1972, quando foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Timon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com