Banner02

Banner08

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Caxias segue dando exemplo no combate ao Coronavírus

Em sua live semanal o prefeito de Caxias, Fábio Gentil comunicou diversas ações para o enfrentamento ao coronavírus em Caxias
Uma das ações citadas e que chamou muita a atenção dos internautas, foi a implantação do 'telemédico', um sistema por vídeo que estará a disposição da população e funciona assim: A pessoa tem suspeita de estar com o vírus, ligará por vídeo através do WhatsApp para o número que será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde ainda esta semana. O paciente verá o médico pelo vídeo e vice-versa, evitando trotes.  É digamos que uma consulta prévia on-line. 

Outra ação que o prefeito Fábio Gentil informou, foi que a prefeitura está alugando um hospital de grande porte da cidade, trata-se do hospital Centro Médico que se agregará a  Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que se tornou a base de recebimento dos casos de coronavírus na cidade. O novo hospital disponibilizará mais 50 leitos disponíveis para os casos, uma espécie de hospital de campanha, mas com uma estrutura melhor.

Enquanto as cidades estão montando hospitais em campos de futebol, o que demanda tempo, em Caxias o prefeito sai na frente e com uma estrutura pronta já existente na cidade, isso prepara o município para receber os casos do COVID-19. Também mencionado pelo prefeito Fábio Gentil em sua Live, a confecção e distribuição de mais de 1,5 milhão de máscaras para a população. Serão quase 9 máscaras para cada morador de Caxias tendo em vista que a população é aproximadamente 167 mil habitantes.

Compra de EPIs, ações de conscientização dentre outras ações também foi comentado pelo prefeito e repercutido de forma positiva nos comentários da live.

O prefeito Fábio Gentil também fez um apelo para a OAB de Caxias que o ajudasse com os bancos que diariamente aglomeram centena de pessoas nas agências da cidade e ainda pediu para a população ajudar... “ Por favor, fiquem em casa, deixem que eu vou pra rua, o General de vocês sou e, se alguém tiver que ser contaminado, que seja eu e não vocês, por isso eu peço que por favor, fiquem em casa!”

Desde o inicio da pandemia, Caxias foi um dos primeiros municípios do estado a tomar medidas de proteção emergenciais, uma delas foi o fechamento do comércio imediatamente. Ainda em março, inicio da pandemia, foi criado através de decreto o Comitê de Enfrentamento, formado por diversas forças entre estado, município, sociedade civil organizada, membros do comércio e outros.

Ações de desinfecção estão sendo realizadas diariamente com a ajuda do caminhão do corpo de bombeiros nas ruas e borrifadores da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, que fazem o trabalho dentro das repartições e agências bancárias onde concentram o maior fluxo de pessoas.

Caxias dá um exemplo de combate e prevenção para muitas cidades. A população tem aprovado as ações do prefeito Fábio Gentil que estenderá o fechamento do comércio por mais uma semana.

A cidade contabiliza 07 casos confirmados que se encontram em quarentena e sob a orientação da vigilância epidemiológica do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com