Banner02

Banner08

sexta-feira, 6 de março de 2020

Othelino destaca o respeito à pluralidade de pensamento durante Encontro de Vereadores

Othelino disse que os legisladores precisam ter consciência do seu papel de fiscalizar e discutir política, apesar das diferenças de opiniões
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou do ciclo de palestras do Encontro de Vereadores e Vereadoras do Maranhão, realizado nesta sexta-feira (6), na cidade de Bacabal. Na abertura do evento, que tem como objetivo capacitar os legisladores para enfrentar as próximas eleições, o parlamentar destacou o papel do Legislativo como o Poder de maior representatividade da sociedade e o respeito à pluralidade de pensamento na política. O Encontro é organizado pela União de Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM), com o apoio do Parlamento Estadual, desde sua primeira edição.

“Precisamos ter consciência do nosso potencial para legislar, fiscalizar e discutir política, apesar das diferenças de pensamentos e opiniões. Essa pluralidade nos torna fundamentais para o funcionamento do Estado Democrático de Direito. Temos que entender que não precisamos pensar igual para conviver de forma harmônica dentro da política, respeitando uns aos outros”, enfatizou Othelino Neto.
O parlamentar ressaltou também a importância do posicionamento do Legislativo no cenário político nacional. “Quando o presidente da República exorbita dos seus poderes, o Congresso, por decreto, revoga decisões que considera abusivas. E essa repartição de poderes é fundamental para o equilíbrio do Brasil”, acentuou. 

Participação Feminina

Presente no evento, a deputada Helena Duailibe, procuradora da Mulher na Assembleia, discorreu sobre a participação feminina na política. “Nosso intuito é incentivar, cada vez mais, a implantação da Procuradoria também nas Câmaras Municipais, fortalecendo um elo com o Poder Legislativo. Esse é um momento importante para ouvirmos e trocarmos ideias com os vereadores, que têm uma convivência mais direta com o povo”, ressaltou. 

Pontos sobre as novas regras das eleições municipais de 2020, como condutas vedadas e prestação de contas, foram esclarecidos na palestra do vereador de São Pedro dos Crentes e presidente da UVCM, Asaf Sobrinho. “Explicamos e tiramos dúvidas dos agentes públicos, vereadores e pré-candidatos que irão enfrentar o próximo pleito. Estamos habituados a fazer eleição ‘sem regras’, mas elas agora estão rígidas. Portanto, os atuais e os futuros vereadores precisam estar atentos. Nosso objetivo é justamente levar esse conhecimento”, explicou. 

Na oportunidade, Asaf Sobrinho agradeceu a parceria da Assembleia e o apoio do presidente Othelino Neto. “Sou muito grato ao deputado, que abraçou nosso projeto como municipalista que é. Com seu apoio, estamos qualificando o maior número de agentes públicos do Maranhão”, acrescentou.

Capacitação

O prefeito de Bacabal, Edivã Brandão, ressaltou a importância do engajamento do Parlamento Estadual na realização do evento que busca capacitar os agentes públicos, visando a uma melhor atuação na política e o cumprimento das regrais eleitorais.  “Deixo meus agradecimentos ao presidente Otheino, que está sempre disponível para contribuir com a discussão de temas importantes, levando informações e conhecimento para todos os vereadores. Tem aqui o meu reconhecimento, pois ações como esta deixam nosso município ainda mais fortalecido”.

“O cristão e a política”, palestra ministrada pelo pastor Antônio Valbert, foi outro tema discutido no evento, que contou com a participação maciça de vereadores e líderes políticos de Bacabal e de cidades circunvizinhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com