Banner02

Banner08

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Observatório do Turismo realiza pesquisa com turistas durante a folia de carnaval em São Luís

Aplicativo Maranhão de encantos já está disponível para IOS
O carnaval 2020 em São Luís foi de expectativas superadas e de bons resultados para o turismo local. É uma afirmação que salta aos olhos mesmo antes da consolidação total da pesquisa realizada durante período da folia momesca na capital maranhense, pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão.

A pesquisa revelou que a taxa de ocupação hoteleira esperada para os quatros dias de carnaval (sábado, 22, a terça-feira, 25) em São Luís, para os meios de hospedagem registrados pelo (Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo) Cadastur, foi de 82%. Crescimento de 7%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Esses dados podem, ainda, aumentar após a consolidação dos dados.

O secretário de Estado de Turismo do Maranhão, Catulé Junior, destacou a importância da pesquisa de demanda turística como fator essencial para traçar estratégias de gestão e para conhecer melhor as necessidades dos turistas.

“Esses estudos, que estão sendo realizados periodicamente, fornecem uma série histórica de grande importância para analises estatísticas, gerando dados concretos do turismo no nosso Estado. Assim conseguiremos criar políticas eficazes para as atividades que envolvem o setor alcançando resultados positivos em demandas desenvolvidas pela nossa equipe”, frisou o secretário.

O Observatório do Turismo do Maranhão é uma rede que envolve as secretarias de turismo do estado e do município de São Luís além da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Os questionários foram aplicados pelos pesquisadores no Circuito Beira-Mar, um dos pontos de grande circulação de foliões na capital, Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado e nos Terminais Rodoviário e da Ponta da Espera, locais de entrada e saída de turistas.

Durante três dias de folia, alunos acadêmicos pesquisadores juniores do curso de Turismo e áreas afins da UFMA, IFMA e IEMA, realizaram pesquisa para obter o perfil e o nível de satisfação do visitante no Estado. Os dados levantados por meio da aplicação de questionários contendo 27 perguntas tem o objetivo de entender o público alvo e saber sobre o grau de agradabilidade dos turistas em relação aos atrativos turísticos da localidade.

A atividade foi coordenada pela Supervisão de Pesquisa da Setur, através da equipe Hanna Coelho, Glaucy Corrêa e Alexia Araújo e a Coordenação de Análise Mercadológica da Secretaria de Turismo do Estado, com o turismólogo Édipo Vinícius.

Informações sobre a movimentação de passageiros, gasto médio, permanência no local e satisfação da visita neste período estão sendo contabilizados e analisados pela equipe de supervisão de pesquisa da Setur.

“Esses dados são tabulados por meio de um software e exportados em uma planilha de excel. Faremos um apanhado geral e o cruzamento das informações, além da avaliação do cenário e cálculo da amostra para, enfim, apresentar os resultados”, explicou a supervisora de Pesquisa do Observatório do Turismo, Hanna Coelho.

Os dados sobre o perfil e análise da satisfação dos visitantes devem ser divulgados em até 15 dias.

APLICATIVO MARANHÃO DE ENCANTOS

Aproveitando o grande fluxo de visitantes no estado durante o carnaval, a Setur lançou o aplicativo “Maranhão de Encantos”, nova ferramenta digital com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a história e atrativos turísticos do Maranhão.

Antes disponível apenas para sistema Android, o app agora já está disponível para download também para usuários IOS na Apple Store.

Na plataforma, o usuário escolhe o idioma (português, espanhol e inglês), a cidade que quer conhecer e tem acesso a informações sobre praças, igrejas, casas de cultura, com a opção de dicas de roteiro de acordo com quantidade de dias e região que estará no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com