Propaganda Superior

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Othelino repercute em Podcast o crescimento do PIB maranhense e lamenta aumento da desigualdade na distribuição de renda no País

Dentre os assuntos que mais repercutiram no cenário nacional, na última semana, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou, na 16ª edição do Podcast ‘Diálogo Com Othelino’, o aumento da desigualdade na distribuição de renda no país e o desmatamento na Amazônia. Falou ainda sobre temas locais, como o crescimento do PIB maranhense, a liberação de recursos para investimento ambiental e a inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça em Caxias.

Othelino Neto iniciou o podcast comentando sobre a Pesquisa Desigualdade Mundial 2018, em que dados apontam que 1% da população brasileira concentra 30% da renda do país. “Isso nos torna a nação mais desigual do planeta. Além dos números extremamente negativos, percebemos que a macropolítica do atual governo vai radicalizar ainda mais a desigualdade”, acentuou.

Para o parlamentar, a Reforma da Previdência, da forma como foi aprovada, não muda o quadro de desigualdade social no país. “A da Previdência, apesar de ter sido melhorada, concentra dificuldades na aposentadoria, por exemplo. Reformas que virão pela frente, como a Tributária, por exemplo, podem ajudar a mudar essa lógica, desde que venha com alterações que não tenham como princípio e foco continuar tributando o consumo e o salário”, pontuou.

“Nossa expectativa é que o Brasil possa retomar seu caminho de construção de políticas públicas, que sejam inclusivas e que possam romper com o que há de mais grave: um sistema extremamente injusto e desigual, onde grande parte das riquezas estão concentradas em um percentual muito pequeno da população”, completou.
Amazônia

O parlamentar falou de dados coletados por organismos do Governo Federal que apontaram um aumento de 30% no desmatamento da Amazônia, entre agosto de 2018 a julho de 2019. 

“O atual governo não tem política ambiental, aliás, incentiva o desmatamento e o desrespeito à legislação ambiental brasileira, que, apesar de algumas investidas, continua sendo uma das legislações mais completas do mundo, mas que precisa ser cumprida. É fundamental que continuemos cobrando, porque é inadmissível que deixemos o principal recurso ambiental do planeta Terra sendo destruído e desmatado de forma frequente”, avaliou.

PIB Maranhão

Em contrapartida, o chefe do Legislativo comemorou a alta do Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, houve um aumento de 5,3% no desempenho da economia maranhense, que obteve índice bem acima da média nacional, que cresceu 1,3%.

“É razão de alegria para nós e, claro, motivo de renovar o desafio para que possamos continuar incentivando a economia do estado. O nosso desejo é que o Maranhão continue superando a crise, a partir da movimentação da economia, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida do povo do Maranhão”, frisou.

Sustentabilidade

Em seguida, Othelino Neto repercutiu a solenidade promovida no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), na segunda-feira (18), que marcou a assinatura de atos interinstitucionais pela sustentabilidade no estado, em que foram liberados recursos para investimentos em unidades de conservação na capital e no interior. O esforço pela ação envolveu os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Entre as áreas beneficiadas pelo ato estão o Parque Estadual do Rangedor, o Parque Estadual do Bacanga, o Parque Ambiental de Timon, entre outras.

“Fiquei muito satisfeito em participar desse momento, porque são vultosos recursos investidos na área ambiental, o que vai permitir que tornemos o Estado cada vez mais sustentável no aspecto ambiental e que tenhamos mais cuidado com os nossos recursos naturais”, afirmou.

Promotorias em Caxias

Por fim, o presidente falou sobre a inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça, em Caxias, na última quarta-feira (13). O parlamentar, que esteve presente no ato, a convite do procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins. afirmou que a ampliação da estrutura do Ministério Público do Maranhão garante não só melhores condições de trabalho aos servidores da instituição, mas, também, aos cidadãos da Região dos Cocais.

“Fiz questão de ir por entender que o fortalecimento do Ministério Público é fundamental, no sentido de defender os interesses da sociedade. Não apenas por fortalecer, a partir da implantação de novas instalações físicas, mas pela valorização dos servidores e melhor atendimento aos cidadãos. Nesse sentido, cumprimento todos do MP por estarem neste processo permanente de fortalecimento institucional”, concluiu Othelino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com