Banner02

Banner08

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Caxias: Encerrada a Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais

FLICT encerra entregando Comenda Ubirajara Fidalgo; prefeito Fábio Gentil agradece a todos que participaram
Foram três dias da II edição da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT), no Complexo Turístico da Balaiada, para 17 municípios da região. No encerramento, foi realizada uma homenagem ao dramaturgo caxiense Ubirajara Fidalgo, que foi ator, produtor, empresário, apresentador de TV e diretor de teatro e faleceu prematuramente aos 37 anos. A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), criou a comenda Ubirajara Fidalgo e a concedeu a 15 personalidades que contribuíram e contribuem em diferentes áreas de Caxias. A mãe e a irmã de Ubirajara estiveram presentes na solenidade.

Foram homenageados com a Comenda Ubirajara Fidalgo: Antônia Moura Pinto, educadora; José Ribamar, padre; Delzulina de Morais Oliveira, administradora; Ângela Maria Arruda, médica veterinária; José Góes Mesquita, pedagogo; José Rodrigues Barros, jornalista; Irmã Gema, educadora e administradora; Dircilene Beleza, psicanalista; Maria Terezinha, educadora; Wibson Carvalho, poeta; Jaime de Jesus Sousa, músico; Raimundo Nonato (Pelé), produtor cultural; Maria do Rosário, administradora hospitalar (mãe do prefeito de Caxias, Fábio Gentil); Capitão Carneiro, Militar; Antônio Gomes Damasceno, homenagem póstuma.

“Ele morreu, mas não era o meu desejo. O meu desejo era que ele vivesse para estar aqui no meio de nós. Estamos muito agradecidos pela homenagem”, disse Aldenora Fidalgo, mãe de Ubirajara.

“É muito importante, porque além dele ter contribuído, ele continua contribuindo agora com essas pessoas, falando o nome dele, e colocando os caxienses para cima. Foi muito lindo e é muito gratificante”, lembrou Cristina Fidalgo, irmã de Ubirajara.

“O povo caxiense tem uma rica diversidade de expressões artísticas e, sobretudo, na cultura popular. Os alunos vivenciaram essa diversidade cultural de perto, nas artes cênicas, na literatura, no folclore, nas nossas tradições, enfim, foi um sucesso sumário, e acredito que este evento tenha que ficar no calendário do governo municipal. Estou muito agradecido pela homenagem por meio da comenda Ubirajara Fidalgo”, afirma, Wibson Carvalho, poeta caxiense.

“É uma honra receber esta honraria pelo mérito dos trabalhos feitos na cidade de Caxias. Eu estou emocionada de tão feliz por ser homenageada pela profissão que eu mais amo”, agradece Dircilene Beleza, psicanalista.

“Eu só tenho a agradecer, principalmente à secretária, Ana Célia Damasceno, e também agradecer ao povo de Caxias em nome de Fábio Gentil por esta festa maravilhosa, onde houve várias homenagens”, disse Rosário Gentil, administradora hospitalar  e mãe do prefeito de Caxias.

Centenas de pessoas participaram da FLICT, entre estudantes, professores, escritores, livreiros e a população em geral. A feira foi sucesso de público e de conhecimentos repassados, como afirma a escritora homenageada, Sharlene Serra.

“Ser homenageada em Caxias já é um grande presente, pela história da cidade. O que aconteceu aqui foi uma festa em prol da inclusão. As crianças das escolas leram e viveram a obra. Elas fizeram uma obra viva, trazendo culminâncias incríveis, como peças teatrais, cordéis. Então, é muito interessante o envolvimento dos alunos e professores e me sinto feliz com o que senti em Caxias, estou muito feliz”, disse a escritora.

“Percebeu-se que o evento foi muito bem organizado, com uma diversidade de diferenciações, temáticas bem diversas, além de fazer uma interface com as produções artísticas, o que faz com que haja essa aproximação com a arte educativa e a arte cultural nas suas variadas dimensões, então foi marcante”, destacou Eliseu Arruda, escritor.

“Me sinto honrada em participar desse acontecimento. Estão de parabéns a professora Francigelda, a professora Ana Célia Damasceno e o prefeito Fábio Gentil por realizarem este evento”, frisou Elanir Moraes, escritora.

Para a secretária municipal de Educação, Ana Célia Damasceno, a FLICT valorizou as pessoas.

“O que a gente pode deixar gravado na história da cidade é que Caxias, além de ser uma cidade histórica, também faz história todos os dias. E hoje estamos começando um novo capítulo da história de Caxias. Cada vez mais é preciso valorizar as pessoas, e aqui o governo de Fábio Gentil tem o orgulho de dizer que nós valorizamos as pessoas”, afirma a secretária.

Nesta segunda feira (30), o prefeito de Caxias agradeceu aos caxienses pela participação efetiva no evento.

“A gente agradece a participação de todos e a todos que estiveram na organização através da secretária, Ana Célia Damasceno. Percebemos um grande público todos os dias, tivemos aprendizados, essa interação entre as cidades e secretarias de educação. Isso tudo é importante no desenvolvimento de todas as cidades. Sabemos da importância de a cada ano investir mais, incentivar a FLICT para que ela possa se tornar um evento no calendário estadual. Quero agradecer ao envolvimento dos estudantes, professores, escritores e artistas, e todos desde já se sintam convidados para o próximo ano”, disse Fábio Gentil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com