Banner02

Banner08

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Prefeitura de Caxias abre oficialmente a 42ª edição dos Jogos Escolares de Caxias 2019

O Ginásio de Esportes Governador João Castelo ficou pequeno para tanta gente. A solenidade de abertura da 42ª edição dos Jogos Escolares de Caxias começou às 18h nessa quarta-feira (12), com a entrada do aro olímpico e dos 2.750 estudantes representando as 67 escolas; logo depois, foi a vez dos pelotões  de alunos representando cada escola. Em seguida, todos de pé, em um momento emocionado, cantaram o Hino Nacional Brasileiro, enquanto ocorria o hasteamento das bandeiras dos Jogos Escolares de Caxias, do Maranhão e do Brasil.

“São 2.750 atletas, ou seja, são os filhos, são os irmãos e os amigos que vêm assistir. Nós preparamos 5 praças esportivas e todos são convidados a participar dos Jogos Escolares que vão até dia 23. Nós fizemos um trabalho maior nas escolas e acredito que terá um melhor nível técnico. Nós só perdemos para São Luís. Hoje os jogos de Caxias é um dos maiores do Maranhão”, destacou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“Nós agradecemos a todos os técnicos que preparam os nossos alunos. Pra nós é um grande prazer dizer que o esporte é vida. Quem tem atleta participando desse momento, se sente orgulhoso. Um pai, uma mãe que tenha um filho atleta participando dos jogos se sente orgulhoso. Nós queremos agradecer a cada pai e a cada mãe pela confiança para que a gente possa fazer esse trabalho”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

O aluno Francisco de Sousa Sena Neto, campeão brasileiro de Salto em Distância Infantil, conduziu a tocha e acendeu a chama olímpica. O secretário Arthur Quirino, o presidente da Câmara, vereador Catulé, e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, fizeram uso da palavra e falaram aos estudantes. Foi o momento em que o prefeito de Caxias, ao lado do garoto Emanuel, cadeirante da escola Santa Catarina de Labouré, declarou aberto os Jogos Escolares de Caxias.

“Nós queremos agradecer a todos e em especial ao prefeito Fábio Gentil pela participação de nossa escola nos Jogos Escolares. Nosso estudante, o Emanuel, representou muito bem a nossa escola mostrando que o esporte também é inclusão”, disse Tatiane, gestora escolar da escola Santa Catarina de Labouré.

“O esporte e a educação andam ligados com a saúde. Nós estamos realizando os Jogos Escolares trazendo os pais, os filhos, os avôs, para que possamos em um ambiente de paz promover o esporte em Caxias. Eu tenho certeza de que com essa valorização nós vamos tornar Caxias a cidade que realiza os maiores jogos escolares do Estado do Maranhão”, afirmou Fábio Gentil.

“Nós queremos agradecer aos nossos jovens que fizeram um show com muita música, muita dança. A partir de amanhã teremos muito esporte, com o envolvimento dos jovens, onde vão poder competir e competir com lealdade”, destacou Paulinho, vice-prefeito.
A árbitra Enize Maria Batista Lima e a aluna Giovana Vitória fizeram ainda os juramentos do árbitro e do atleta. Logo em seguida, os assistidos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social ainda apresentaram uma performance artística homenageando o Rei do Pop, Michael Jackson, misturando batalha, dança, Skate e as Bikes.

“Nós quisemos fazer uma homenagem para o Michael Jackson e o resultado foi mais do que o esperado”, disse Noronha, professor de dança.

“É muito importante estarmos aqui com esses alunos e participar dessa apresentação, para mim foi muito bom e emocionante. É uma relação saudável que temos com os nossos colaboradores. É uma maravilha, e o prefeito Fábio Gentil está de parabéns pela abertura dos Jogos Escolares”, reforça Professor Chiquinho, secretário de Assistência e Desenvolvendo Social.

Os atletas e técnicos destacaram a importância dos jogos escolares, que vão ofertar aproximadamente 20 modalidades esportivas.

“Eu estou confiante que este ano nós vamos ser campeões. Ano passado nós tivemos um bom desempenho, mas acredito que esse ano a gente vem melhor” disse José Guilherme, aluno da escola Aluízio Azevedo.

“Os Jogos Escolares de Caxias é um incentivo aos jovens, então todos estão de parabéns. Nós tivemos uma abertura belíssima e acredito que os jogos vão ser muito bons”, disse Faísca, treinador.

“A minha expectativa é a melhor possível”, disse Denilson Lima, da escola Antônio Edson.

“Essa é a primeira vez que eu participo dos Jogos Escolares e acredito que vamos sair vencedores. Eu tinha o sonho de participar desses jogos”, afirma Érica Jheyse, aluna.

“Espero que os jogos sejam bons para todos. É uma festa maravilhosa, e que durante todos os dias dos jogos os atletas possam dar o melhor de si”, torce Manuel Castro, aluno da escola Eugênio Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com