Banner02

Banner08

domingo, 12 de maio de 2019

Secretário Luis Fernando firma parceria com Ministério para conclusão do Zoneamento Ecológico Econômico

O secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, e o diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão do Ministério da Defesa, brigadeiro José Hugo Volkmer, tiveram reunião para tratar do Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão (ZEE-MA), na última sexta-feira (10), em Brasília.

O encontro buscou a construção parceria para que o Censipam possa fornecer imagens do bioma amazônico para conclusão do ZZE-MA. O Censipam realiza o monitoramento ambiental da região Amazônica por meio imagens de satélite e também coordena o projeto Cartografia da Amazônia, que já mapeou 1,6 milhões de quilômetros quadrados.

“O ZEE é um programa estratégico para alavancar investimentos no estado, principalmente do setor privado. Além disso, o ZEE leva em conta a importância ecológica, potencialidades, limitações e as fragilidades dos ecossistemas, e o apoio do Censipam é fundamental para que possamos obter dados diferenciados”, ressaltou o secretário Luis Fernando.

Após o encontro, a SEPE e o Censipam iniciaram as tratativas para assinatura de um acordo de cooperação e definição de um plano de trabalho. “O Censipam desenvolve diversos produtos de monitoramento ambiental e territorial na Amazônia. Estamos à disposição para contribuir da melhor forma como desenvolvimento do Estado do Maranhão”, afirmou o diretor-geral brigadeiro José Hugo Volkmer.

O Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão (ZEE-MA) é realizado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à SEPE, e é um importante instrumento de gestão territorial de natureza técnico-científica e política, que colabora para formulação de políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

A Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE) prevê a conclusão do ZEE do Bioma Amazônico até dezembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com