Banner02

Banner08

terça-feira, 9 de abril de 2019

DPE aciona DPU sobre a suspensão do programa Farmácia Popular

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, encaminhou ofício à Defensoria Pública da União (DPU), nesta semana, informando a suspensão do Programa Farmácia Popular do Brasil e solicitando o restabelecimento do mesmo.

O documento assinado pelo defensor público Benito Pereira da Silva Filho foi encaminhado aos defensores públicos federais Ana Carolina Fonseca Valinhas dos Santos e Yuri Costa.

No ofício, o defensor estadual solicita informações sobre a possibilidade de atuação da DPU no sentido de restabelecer o programa, tendo em vista a grande importância na manutenção do tratamento dos beneficiados e na qualidade de vida de inúmeros assistidos, notadamente hipossuficientes.

O defensor informa ainda que entrou em contato com o Ministério da Saúde, em Brasília, e teve ratificada a informação de que não há previsão para o fornecimento de medicações para as farmácias que efetuam a sua distribuição para a população.

O programa - O Farmácia Popular é um programa destinado a ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais ao tratamento de doenças com maior ocorrência no Brasil, e é realizado por meio de transferência de recursos do Ministério da Saúde, aos estabelecimentos farmacêuticos credenciados.

Medicamentos para hipertensão, contraceptivos e diabetes ficam disponíveis em farmácias e drogarias privadas do país com valores até 90% menores que os cobrados normalmente. Isso não causa prejuízo à distribuição realizada na rede pública ou à implantação de farmácias populares em parceria com governos estaduais, municipais ou entidades filantrópicas. As informações são da Defensoria Pública do Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com