Banner02

Banner08

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Caxias: vereador Catulé foi reeleito e vai comandar a Câmara pela terceira vez

Reeleito por aclamação para mais dois anos, o vereador Catulé vai comandar a Câmara de Caxias pela terceira vez
Reeleito para o biênio 2019/2020, o presidente da Câmara de Caxias, vereador Catulé conseguiu ao final depois de um grande esforço concentrado a unanimidade entre seus colegas de Parlamento, isso mesmo, os 19 vereadores votaram pela permanência dele por mais 2 anos. Para seu currículo político o vereador acumula agora a terceira vitória na disputa pela presidência da Câmara de sua cidade desde quando ali entrou ainda em 1988, como o número é ímpar não é de se estranhar uma quarta vitória.

Na imagem acima, após aparadas as arestas, mostra a maioria dos vereadores ao lado do presidente Catulé após a sessão da eleição na Casa, com exceção do vereador Neto do Sindicato, todos os outros estão muito sorridentes.

Mas, nem tudo foi flores para o presidente Catulé na disputa pelo comando da Câmara neste ano, ele não tinha a unanimidade e 12 vereadores – o G12 – chegaram a inclusive criar um grupo contra sua permanência à frente da presidência (veja aqui e aqui), mas, não vingou. Em conversas reservadas parte desses vereadores antigos membros do “G12” reclamavam à época do distanciamento de Catulé dos demais. E isso não precisava ser especialista em política para observar, foram várias fotos publicadas de encontros desses ex-componentes do “G12” onde os mesmo fazia questão de tornar público suas movimentações. Na semana passada o Blog do Ludwig chegou a antecipada que o vereador Catulé aumentava as chances de ser reeleito presidente da Câmara (reveja).

No clima tenso em que certo momento envolveu a disputa pela presidência da Câmara de Caxias o vereador Neto do Sindicato que chegou a anunciar sua intensão de ser candidato a presidente chegou dizer em entrevista a TV Band que iria questionar na Justiça a antecipação da eleição (reveja), mas, tudo indica que isso foi superado.

Como no Parlamento é o local onde a divergência na maioria das vezes converge, o presidente Catulé na sessão desta segunda-feira (05), foi aclamado por unanimidade em votação nominal dos 19 vereadores caxienses após conseguir formar chapa única, reeleito ele irá comandar a Casa no biênio 2019-2020. A nova composição da nova Mesa Diretora ficou assim: Catulé (PRB), presidente; Ximenes (PR), 1° vice-presidente; Neto do Sindicato (PC do B), 2° vice-presidente; Mário Assunção (PPS), 1° secretário; Sargento Moisés (PSD), 2° secretário; Magno Magalhães (PSD), 3° secretário; Repórter Puliça (PRB), 4° secretário.

Mais fortalecido

Em discurso de agradecimento direcionado para quem contribuiu pela sua permanência por mais dois anos no comando do Parlamento caxiense um dos 19 vereadores mereceu destaque pra lá de especial, Catulé citou em alto em bom som o nome do vereador Mário Assunção, “Agradeço ao vereador Mário Assunção, que me ajudou no convencimento e entendimento com os companheiros”. Internamente e segundo observadores a citação nominal no discurso do presidente “rerereeleito” é um sinal mais que forte de que Mário Assunção será uma espécie de “prime minister”, ou melhor, já atuou assim nos bastidores pela permanência de Catulé ainda mais agora que foi alçado para o cargo de primeiro secretário da Mesa. Mário Assunção pelo cargo que irá ocupar será o homem que vai conviver muito próximo da presidência por esses longos dois próximos anos.

Simpatizantes externos

A unanimidade da reeleição do presidente Catulé teria contado com simpatizantes altamente influentes externos ao Parlamento, entre eles o prefeito Fábio Gentil e os deputados estaduais recém eleitos Adelmo Soares – a esposa, vereadora Aureamélia Soares é vereadora – e Cleide Coutinho – que tem 3 vereadores aliados: Edilson Martins, Tevi e Thais Coutinho –, é o que noticiou o jornalista Ricardo Marques em seu blog (veja).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com