Banner02

Banner08

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

PDT tenta minar reeleição de Cleomar Tema na Famem

Prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, do PDT, articula movimentação de um grupo de gestores municipais para tentar tirar o chefe do Executivo de Tuntum do comando da entidade
O prefeito do município de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), alia­do do deputado federal e senador eleito, Weverton Rocha (idem), mobiliza um grupo de prefeitos de todas as regiões do estado para tentar tirar Cleomar Tema (PSB), prefeito de Tuntum, do comando da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Tema ocupa o cargo desde janeiro do ano passado, quando venceu a eleição na entidade para o biênio 2017/2018, com o apoio do governador Flávio Dino (PCdoB). O novo pleito está previsto para janeiro de 2019 e dará direito ao eleito para mandato no biênio 2019/2020. 

O presidente da Famem chegou a tentar antecipar a disputa para o dia 10 deste mês - com o objetivo de consolidar-se como candidato único -, mas não obteve o apoio necessário de prefeitos.

Tudo isso por conta da movimentação de chefes de Executivos Municipais contrários ao projeto de reeleição do socialista.

Além de Xavier, de Igarapé Grande, o grupo de prefeitos que trabalha contra Tema é composto pelos prefeitos Juran Carvalho, de Presidente Dutra; Júnior Cascaria, de Poção de Pedras; Erick Costa, de Barra do Corda; Idan Torres, de Santa Filomena, e outros. O grupo garante já ter o apoio assegurado de 50 prefeitos.

Este grupo segue alinhado a Weverton Rocha, que já trabalha nos bastidores para consolidar-se como uma espécie de “segunda força” no bloco ligado a Flávio Dino. O objetivo do senador eleito é chegar ao Palácio dos Leões em 2022.

Reação

Após ter fracassado a tentativa de antecipação da eleição da Famem e de ver crescer o grupo de prefeitos contrários à sua reeleição, Cleomar Tema reagiu.

Ontem, ele conseguiu articular a manifestação de apoio do prefeito do município de Feira Nova do Maranhão, Tiago Dantas (PCdoB), numa demonstração de força para a disputa eleitoral na entidade.

Dantas destacou a administração de Tema na Famem. “Nestes dois anos, a nossa entidade experimentou um gigantesco crescimento, em todos os sentidos. Estamos com uma sede que nos orgulha, e a administração do Tema é merecedora de louvor, uma vez que podemos contar com apoio técnico e político em todas as suas esferas”, disse.

Ele afirmou que Tema, além de modernizar a entidade, implantou uma infraestrutura que possibilita aos prefeitos terem conhecimento de tudo o que acontece no municipalismo do Maranhão.

“A Famem nos orienta pelos seus departamentos técnico e de planejamento, nos oferece cursos e nos orienta em todos os sentidos, com informações oriundas das determinações dos órgãos técnicos como TCU, CGU, TCE e dos próprios ministérios”, finalizou.

A tendência é de que o próprio Tema e prefeitos que trabalham na oposição comecem a se manifestar publicamente sobre a disputa na entidade. (Jornal O Estado) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com