Banner02

Banner08

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Caxias: vereador Magno Magalhães propõe debate sobre o Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio. Na sessão desta segunda-feira (10), o vereador Magno Magalhães (PSD) propôs debater a ação no município.

Pelo segundo ano o parlamentar levanta a discussão na Câmara. “Por se tratar de um assunto que envolve 90% dos suicídios serem causados por algum transtorno mental, seja ele depressão, ansiedade, Síndrome do Pânico, ou outras doenças correlacionadas com transtornos psiquiátricos. Eu, enquanto médico e presidente da Comissão de Saúde desta Casa, alertei sobre a necessidade desse tema ser discutido principalmente dentro do âmbito da saúde”, afirmou.

Magno Magalhães apresentou um projeto do professor Carlos Denilson Soares, administrador de empresa, professor da UEMA e presidente do Centro de Estudo Espírita Chico Xavier, “onde ele traz esse debate fundamentando com introdução, fundamentação teórica, justificativa e os objetivos desse debate”.

“Nós temos visto que os índices de suicídio em Caxias têm aumentado muito. Infelizmente tivemos nesta Casa no ano passado um colega nosso, o vereador Evilásio, quem foi vítima de suicídio. Isso demonstra mais uma vez que é um tema que ele está mais próximo da nossa realidade do que possamos pensar”, frisou o parlamentar.

Na ocasião, Magno Magalhães lembrou um requerimento de sua autoria que solicitava um Disk-Vida. “Para que tenhamos um canal aberto pela Secretaria de Saúde onde as pessoas quando estivessem se sentindo solitárias, com tentativa ou ideação suicida falassem com um profissional habilitado para que o suicídio não viesse a ocorrer de fato”, justificou.

“Tenho em minhas mãos esse debate e trago ao conhecimento desta Casa para que discutamos esse assunto ainda até o final desse mês e façamos uma reflexão maior sobre o tema, levando a sociedade de Caxias um assunto que vem se repetindo de forma muito corriqueira na cidade”, concluiu.

O presidente em exercício, Neto do Sindicato (PC do B), parabenizou a proposição. “Esse é um debate que nós, homens e mulheres públicas, não podemos ignorar. Já está passando da hora, já chega de Caxias ter um índice alarmante de suicídio”, disse o vereador. As informações são da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com