Banner02

Banner08

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Caxias: gestão Fábio Gentil apresenta ações realizadas nos primeiros 500 dias

Prefeitura de Caxias apresenta à população caxiense ações realizadas nos primeiros 500 dias de governo
A prefeitura de Caxias apresentou nessa quarta-feira (16) algumas das centenas de realizações dos primeiros 500 dias de governo. O evento de comemoração os avanços, em solenidade realizada no Ginásio de Esportes João Castelo para centenas de pessoas. Na ocasião foram exibidos vídeos das principais ações da gestão do prefeito Fábio Gentil em diversas áreas do poder público municipal.

“A cidade mudou e está mudando! A Prefeitura Municipal resgatou a autoestima do nosso povo. Mas não para por aqui, nós temos um compromisso de continuar fazendo muito mais”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias. 

Em cada secretaria foram realizadas mudanças que têm melhorado a vida dos caxienses.

INFRAESTRUTURA
A Infraestrutura tem sido marcada por grandes obras, a exemplo do Mirante da Balaiada e da Praça Dom Luís Marelim. Outras obras estão em execução e serão entregues em breve.

Instituições reformadas e outras ações: 18 das 36 UBSs; Centro Especializado em Assistência e Saúde Materno Infantil (CEAMI); 37 escolas, melhorando o trabalhado dos profissionais da educação e o aprendizado dos estudantes; Rodoviarinha José Dias de Moura, após 20 anos; Praça Duque de Caxias; Iluminação em LED em algumas avenidas; aplicação de mais 12 km de asfalto, beneficiando o Residencial Eugênio Coutinho, Cangalheiro e Antenor Viana; urbanização e limpeza da cidade e a sinalização vertical e horizontal, dando cara nova à “Princesa do Sertão”.

SAÚDE
Na Saúde muitas transformações foram apresentadas: a maternidade da morte foi transformada em Maternidade da Vida, registrando em abril de 2018 zero mortes materna e neonatal; aumento no número de médicos na UPA, de 03 para 06; implantação do sistema de chamada eletrônica na UPA; cobertura de 75% da população caxiense por meio das 36 UBSs; implantação da Planificação com atendimento personalizado, sem filas e sem demora; aquisição de novas ambulâncias para o SAMU e habilitação das motolâncias.

EDUCAÇÃO
Na educação, mais de 29 mil estudantes são atendidos, sendo que mais de 7 mil alunos têm transporte escolar de qualidade, na sede e na zona rural. A educação no campo funciona em 144 escolas e a Educação de Jovens e Adultos assiste mais de 2.300 estudantes. A internet gratuita vai chegar a todas as escolas, mas já está sendo instalada em 72 escolas da zona urbana.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Dentre as ações da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social são destaques: inauguração da Casa de Convivência Irmã Clara; o lançamento do Programa Criança Feliz; realização da Conferência Municipal de Assistência Social; realização de caminhadas de conscientização, capacitações e festivais de dança envolvendo diversos equipamentos da Assistência Social; distribuição de centenas de brinquedos com o Papai Noel dos Correios; realização da Caravana Social; Campeonato de Pipas; articulação com os conselhos, dentre outras centenas de ações.

CULTURA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ESPORTE, TURISMO E JUVENTUDE
Foram muitas as grandes ações do conjunto das secretarias, a exemplo da: valorização da cultura do Reisado e da poesia com a imortalização de Vespasiano Ramos, que ganhou uma efígie na Praça que leva o seu nome; a realização da 1ª e 2ª edições do Carnaval que a gente quer; realização do São João que a gente quer; Cidade Sacra; comemoração dos 181 anos da elevação de Caxias à categoria de cidade em 5 de julho; criação da Feirinha da Gente; comemoração da Adesão de Caxias à Independência do Brasil; Natal Iluminado; o Réveillon que a gente quer; realização dos Jogos Escolares; Caravana da Juventude; Lançamento do ID Jovem; Inova Jovem, dentre outras ações.

AGRICULTURA
A valorização aos trabalhadores e às trabalhadoras do campo foi uma das marcas da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. O Programa de Aquisição de Alimentos comprou mais de 230 mil kg de alimentos; foi lançado o PAA municipal com investimento de mais R$ 300 mil reais; recuperação de 120 km de estradas na zona rural; mais de 650 hectares de terra preparados, dentre outras ações.

SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES
A SMPPM realizou diversas ações nos vários programas existentes: Programa Mulheres em Movimento; Arte e Música; Empreenderela; Programa EducaAção Mulher; Núcleo de Saúde; Edifica Mulher, dentre outros; mais de 4.600 atendimentos foram realizados durante a Campanha Outubro Rosa; realização da Campanha Carnaval Seguro e sem Violência de Gênero; mais de 2.000 mulheres atendidas em 23 pólos; realização da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, além dos aulões rosa, branco e amarelo.

MEIO AMBIENTE E DEFESA CIVIL
A preservação e proteção ao Meio Ambiente foi intensificada nos últimos 500 dias de governo. Dentre as ações são destaques: Operação Corta Fogo; ações de dragagem no Rio Itapecuru; parcerias com os órgãos de segurança; estudos sobre a revitalização do Riacho do Ponte; edição da portaria que disciplina o uso de som automotivo; visita técnica à Vila Paraíso; expedições de licenças de instalações, operações e extração mineral; assistência aos atingidos pelas enchentes, além notificações preliminares, apuração de denúncias, dentre outras.

SAAE
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), inaugurou 06 sistemas de abastecimentos de água na zona rural; aumentou de 04 para 06 o número de pessoas na Central de Atendimento; realizou mais de 20 mil intervenções para a redução de perda de água e realizou mais de 30 mil atendimentos, dentre outras ações.

Na Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária foram intermediados mais de 300 novos empregos com carteira assinada; na Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Industria e Comércio, mais de 90 pessoas foram formalizadas em menos de 1 ano.A Prefeitura segue pagando o funcionalismo e os aposentados antecipadamente, possibilitando valorização aos caxienses e ao comércio local.

Outra conquista foi a assinatura do Planos de Cargos, Carreiras e Salários para os procuradores do Município e para a Guarda Municipal.

Além de tudo isso, obras como: o Shopping da Gente; o Complexo Municipal de Saúde e o Centro de Iniciação ao Esporte do Parque da Cidade estão dinamizando a economia local, permitindo a geração de emprego e renda para muitos caxienses. Mais empregos serão gerados com a realização do Concurso Público, abrindo mais de 1.100 vagas.

Segundo o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, mais ações estão por vir. A maioria das obras e ações estão sendo executadas com recursos próprios.

“Nós estamos trabalhando para melhorar a vida do nosso povo. Sabemos que muito precisa ser feito, mas nós estamos melhorando a saúde, a educação, a cultura, o esporte, enfim, todas as áreas. Caxias vai ser a primeira cidade do país a pagar a primeira parcela do Décimo Terceiro na primeira semana de junho. Isso é uma demonstração de que nós valorizamos todos os caxienses. Estamos construindo a cidade que a gente quer”, disse o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com