Banner02

Banner08

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Brasil Mais Jovem: SNJ lança Inova Jovem em Timon

Na última parada da caravana do Inova Jovem no Maranhão, o secretário nacional de juventude Assis filho lançou na tarde desta segunda-feira (30), o projeto em Timon. O evento aconteceu na Câmara dos Vereadores e, além do secretário, contou com a presença das vereadores professora Cláudia Regina, professora Socorro, dos vereadores Helber Guimarães, Henrique Junior, Anderson Pêgo, do secretário municipal de Juventude, Rafael Pretitude, da representante da juventude rural do povoado de Piranha, Jhened Costa, do representante da juventude no Novo Tempo Anderson e do pastor João Pedro. O evento contou ainda com apresentação musical de representantes da juventude timonense.

Para Assis Filho, o Inova Jovem, que tem como objetivo transformar a vida de jovens que vivem em comunidades vulneráveis à violência por meio do empreendedorismo, faz com que a juventude alcance sua emancipação. “Quem precisa de política publica é quem, de fato, se encontra em uma situação vulnerável porque mal tem acesso à cultura, não tem acesso ao ensino superior e emprego. São grupos vulneráveis que precisam de inclusão social para encontrar emancipação quanto sujeito de direitos e o Inova Jovem surge para isso”, disse. Segundo ele, é através do conhecimento que é possível mudar a realidade.

O secretário falou ainda sobre o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ) que foi lançado pela SNJ em parceria com a Unesco e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública em dezembro de 2017, que reflete os principais desafios da juventude brasileira na atualidade. “Tivemos uma surpresa desagradável com o IVJ. Ele mapeou 100 municípios mais perigosos para o jovem viver no Brasil e Timon está entre as três cidades mais violentas do Maranhão. São dados oficiais que muito nos entristeceu. Para isso, nós estamos desenvolvendo uma série de ações para defender a vida dos jovens”, completou.

Ainda no evento, a vereadora professora Cláudia Regina afirmou que o município de Timon precisa do olhar do poder público Federal. “A juventude é preciosa e capacitação para eles nunca é demais. A juventude precisa dos espaços culturais, empreendedores e de investimento. Ela quer oportunidades para fortalecer o município e a comunidade em que ela mora”, disse.

A vereadora professora Socorro também falou sobre a importância do lançamento do Inova Jovem em Timon. “O lançamento de hoje faz com que a nossa cidade possa receber os recursos e ações do Governo Federal que tem demonstrado uma preocupação muito grande pela juventude. Agora a SNJ traz esse projeto inovador. Vamos descobrir talentos, valores e jovens para que eles possam ter oportunidades que tanto tentamos construir em Timon”, finalizou.

Saiba mais - O projeto pretende auxiliar no combate à violência estimulando a autonomia financeira dos jovens. Após o período de capacitação presencial teórica e técnica, os jovens terão acesso a um plano de negócios pronto para execução. Os negócios dos jovens atendidos pelo programa passarão por um período de incubação e depois contarão com acompanhamento e assistência técnica especializada. O objetivo é reduzir os índices de violência, pobreza e desigualdade entre os jovens, com ações de empreendedorismo e geração de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com