Banner02

Banner08

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

De Leve


Quem vai sobrar?
Na chapa do governador comunista Flávio Dino que vai disputar a reeleição em 2018 ainda falta ser anunciado o segundo nome para a disputa do Senado já que o primeiro foi oficializado, no caso o deputado federal Weverton Rocha (PDT). José Reinaldo, Waldir Maranhão, Eliziane Gama e até o petista Márcio Jardim esperam ouvir da boca do governador Flávio Dino o anúncio de seus nomes, cada um tem uma história para contar de leal ao comunista.

Quase 30 anos...
Por questão de curiosidade o Blog do Ludwig resolveu somar as idades da possível chapa para disputar o governo do Maranhão, vice-governadoria e o Senado em 2018 dos nomes ligados ao clã Sarney. Roseana Sarney, 64 anos; João Alberto, 82 anos; Edison Lobão, 81 anos e Sarney Filho, 60 anos. Se somar as idades desses chega a um total de 287 anos.

Acima do teto
Segundo o jornal O Globo, 90% dos magistrados do Maranhão tiveram rendimentos extrateto maiores do que a média nacional. "Em Minas Gerais, Piauí, Amazonas e Maranhão, 90% dos juízes e desembargadores também tiveram rendimentos superiores ao teto”, diz o jornal.

Crise aberta
Uma verdadeira crise aberta entre os aliados do governador Flávio Dino envolvendo o secretário estadual da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares e o prefeito de Coelho Neto, Américo de Sousa. No último sábado (16), o prefeito Américo de Sousa durante sua fala numa solenidade no município fez questão de tornar público a crise e acusou o secretário Adelmo Soares de perseguição contra a cidade de Coelho Neto.

Crise aberta II
"Desde o início do ano, temos sofrido retaliações por parte do secretário Adelmo, a nossa gestão está sendo penalizada. Ele tem sido um verdadeiro inimigo de Coelho Neto, o progresso passa ao redor do município, mas por conta de um secretário que é candidato estamos pagando um preço alto. Não há justificativa para essa perseguição. Nós não temos nada da agricultura em Coelho Neto, por meio da SAF. Estamos sendo maltratados por um secretário de estado, isso é lamentável", disse Américo de Sousa. Confira no Blog do Sabá.

Até ensaiaram
Existiu até um movimento, mas, frustrou a tentativa de aprovar a reeleição na Câmara de Vereadores de Matões. A ideia que surgiu alguns vereadores do alto clero matoensee noticiada em primeira mão pelo Blog do Ludwig (reveja), nem chegou a ser levada ao plenário depois que outros contrários descobriram, e isso causou um grande desentendimento nos bastidores.

Segue...
Ainda não parou e pelo menos 4 vereadores de Caxias trabalham intensamente para tentar antecipar a eleição da Mesa Diretora que até então tem previsão para dezembro de 2018.

Natal tenso
Já é dado como certo para o mês de janeiro próximo mudanças no secretariado do prefeito de Caxias, Fábio Gentil. Ainda não se tem informações de quis critérios serão adotados para exonerar esses secretários, mas, a certeza é que terá mudanças.

Aliados inseparáveis
Os dois pré-candidatos a deputado estadual em Caxias, o secretário Municipal de Governo, advogado Catulé Júnior e o ex-deputado Zé Gentil possuem aliados inseparáveis. O primeiro tem sempre a presença por onde anda do esperto vereador Mário Assunção, já o segundo conta com outro vereador, a raposa caxiense das mais felpudas que atende pelo nome de Ximenes.

Apoio incondicional
O secretário de Finanças, Planejamento e Administração de Caxias, Talmir Gentil diz para quem quiser ouvir que apóia de forma incondicional a pré-candidatura a deputado estadual de Zé Gentil.

Subsídios dos vereadores
Segundo o Portal da Transparência da Câmara de Vereadores de Caxias, os gastos com "subsídios dos vereadores durante o exercício de 2017, conforme processo administrativo nº010/2017" do dia 02 de janeiro deste ano até 08 do mês passado informa que "11 pagamentos de despesa orçamentária encontrados, totalizando R$ 2.646.174,08". O Blog do Ludwig vai publicar mais gastos nas próximas colunas.

Perdeu a disposição?
Segundo mandato para prefeito reeleito parece ser muito cansativo, pelo menos se for medido algumas ações desses. No caso de Timon o prefeito reeleito Luciano Leitoa não fez um esforço maior para ornamentar a cidade no  período natalino como em épocas passadas. A Avenida Paulo Ramos em pleno Centro da Cidade parece uma tristeza sem fim se comparada com o ano passado. 

Eleições 2018
"Não me vejo votando no Bira do Pindaré", frase da vereadora professora Cláudia Regina em entrevista recente no programa ‘De Olho no Parlamento’ do radialista Eliezio Silva.

Rachados
A votação do orçamento 2018 de Timon deixou os vereadores da oposição rachados, dos sete, três resolveram votar junto com a base do prefeito Luciano Leitoa. E os outros quatro ficaram unidos e firmes contra o que eles consideraram uma quebra de acordo. (reveja).

Rachados II
Não será estranho se os atuais sete vereadores oposicionistas passarem a ter em 2018 uma outra configuração na Câmara de Timon, pelo menos na votação do orçamento geral do município já se teve um desenho.

Reagiu
Ainda sobre a votação do orçamento de Timon, o vereador Henrique Júnior que votou pela aprovação assim como a base do prefeito Luciano Leitoa não ficou só ouvindo as críticas contra ele por parte do vereador Ramon Júnior no programa do radialista Eliezio Silva neste último sábado (23), ligou e disparou também as suas.

“Dublês”
Da ala mais xiita da oposição, o vereador Anderson Pêgo tem dito e repetido que na disputa pela presidência da Câmara de Timon só tem dois candidatos que são os vereadores Juarez Moraes e Uilma Resende. “Só tem dois candidatos, os outros são dublês”, disse ele.

Em atraso 
Contam as fontes deste blogueiro, jurando de pés juntos, terem visto a pick-up de um suplente de vereador sendo apreendida numa blitz por pendências na documentação do veículo. “Às vezes é bem melhor andar em lindos cavalos do que ter um carro sem condições sequer de pagar seu emplacamento”, desabafou uma das fontes.

Última do ano
A última reunião do ano regada a um farto almoço entre o prefeito Luciano Leitoa e com 12 dos 14 vereadores - duas ausências justificadas - de sua base política na Câmara de Timon ocorrida na semana passada teve como "cardápio" principal a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. A informação foi dada em primeira mão pelo Blog do Ludwig assim que terminou a reunião entre eles. (reveja).

SEGREDO DE PAUTA

Via alternativa
Já se desenha nos bastidores da política de Timon o surgimento de mais uma via alternativa na política local e tudo pode ter início após o mês de abril do próximo ano. Para quem não acredita nesses movimentos basta analisar o cenário atual da política timonense e procurar saber como cada das atuais lideranças surgiram.

==============================================================

>> Você pode enviar sugestões de notas para a Coluna De Leve através do e-mail:ludwigalmeida@hotmail.com ou ainda pelo WhatsApp deste blogueiro, (86) 9960-4957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com