Assembleia Legislativa

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Rapidinhas do blog

Décimo sexto
“Eu vou dizer, senhor presidente, quem é o décimo sexto governador que recebeu propina e não foi revelado. O décimo sexto é o governador do Maranhão, do PCdoB, cujo irmão era a alma do Dr. Janot e talvez o Dr. Ricardo Saud tivesse o interesse de protegê-lo a época. Isso está constando na prestação de contas do governador. A mesma JBS disse que deu R$13 milhões ao PCdoB. O PCdoB só tinha um candidato no Brasil. Era o candidato a governador do Maranhão, exatamente esse que o depoente tenta proteger…”, detonou o senador Roberto Rocha na CPI da JBS. Assista o vídeo.

Sem crise
Vai custar R$ 2 milhões mensais os custos de empregados e custeio de uma Agência de Articulação Regional em Imperatriz criada pelo governador Flávio Dino para abrigar indicados do ex-prefeito Ildon Marques. (Coluna Estado Maior).

Esquecer I
Será se os comunistas maranhenses vão esquecer das posições do ex-governador e deputado federal Zé Reinaldo Tavares na Câmara dos Deputados na hora de avaliar quem irá ocupar a outra vaga – uma já é do deputado Weverton Rocha – na disputa do Senado em 2018? Vem dos próprios comunistas os comentários de avaliação negativa onde dizem que Zé Reinaldo quer ser candidato a senador na chapa dos governistas, mas, faz tudo ao contrário do governador Flávio Dino.

Esquecer II
Zé Reinaldo votou pelo impeachment de Dilma Rousseff que Flávio Dino liderou movimento pela permanência dela. Na votação da reforma trabalhista o parlamentar do PSB resolveu seguir as orientações do governo Michel Temer e assim segue como aliado de primeira hora ajudando até a salvar o presidente da República nas duas denúncias na Câmara. Os comunistas não dão sinais de que tem memória curta.

Bronca
Informações que chegam ao Blog do Ludwig dão conta de que pelo menos três secretarias municipais de cidades da região "tem tendência ao descumprimento na aplicação mínima" de percentual dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. A conferir cenas dos próximos capítulos...

'Recebi 3 cabras'
Circula um vídeo meio confuso onde duas pessoas falam sobre uma história de difícil entendimento envolvendo cabras. Isso mesmo!

Matões: água barrenta
A Promotoria de Justiça de Matões através da titular, promotora Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira interveio numa questão de saúde pública por meio de uma Ação Civil Pública com pedido de liminar ajuizada no dia 24 deste mês obrigando o município a orientar a população no prazo de 10 dias pelo rádio e carros de som sobre os cuidados necessários para a utilização da água atualmente fornecida. A medida é decorrente de reclamação encaminhada à Promotoria de Justiça de Matões acerca da má qualidade da água distribuída na Escola Municipal do povoado Laranjeiras, zona rural do município (reveja).

Mudanças e descontentes
De Matões também se tem notícias de uma lista extensa de aliados do prefeito Ferdinando Coutinho extremamente descontentes com o tratamento que vem recebendo, além disso circula por lá mudanças de alguns nomes na equipe de primeiro escalão do governo municipal.

Sumiram todos
Ninguém consegue mais ver pelo menos um vereador de Caxias subir à tribuna da Câmara Municipal e tecer críticas ao governador Flávio Dino, coisa que acontecia recentemente e com muita frequência.

De olho na Câmara
O vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior precisa olhar urgente e carinhosamente para a Câmara Municipal de sua terra, principalmente para os vereadores governistas. Por lá só tem quem defenda mesmo o nome do secretário municipal de Governo, Catulé Júnior como pré-candidato a deputado estadual, até agora é tímida a defesa do projeto político para 2018 do vice-prefeito Paulo Júnior.

Apenas um...
Eleito na base política do presidente da Assembleia do Maranhão, deputado Humberto Coutinho, mas, agora aliado do prefeito Fábio Gentil dos mais empolgados, o vereador Mário Assunção citou na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (30), apenas um dos nomes dos pré-candidatos a deputado dos atuais governistas no município que é do secretário Municipal de Governo, Catulé Júnior (veja). Essa é a segunda vez que Mário Assunção toca sobre os dos pré-candidatos a deputado do grupo do prefeito Fábio Gentil, mas, tem evitado citar o nome do vice-prefeito Paulo Marinho Júnior como pré-candidato a deputado federal.

Ainda não
Diferente do secretário Municipal de Governo, Catulé Júnior, o vice-prefeito Paulo Marinho Júnior ainda não foi apresentado em nenhum ato público pelas principais lideranças políticas do grupo em que faz parte como o pré-candidato oficial a deputado federal.

Se aproximando
Quem tentou uma conversa mais reservada, ou melhor, um particular nesta segunda-feira (30), com o prefeito Fábio Gentil foi o ex-secretário de Cultura e ex-vereador de Caxias, Léo Barata.

Fora do páreo
Segundo um dos jornalistas mais influente do Leste maranhense, Jotônio Viana na sua coluna 'Caxias em Off' desta quarta-feira (01), o antes empolgado secretário estadual adjunto de Articulação Política e ex-vereador de Caxias, Ronaldo Chaves não será mais candidato nas eleições de 2018 e atua apenas na espera de um momento para ser um dos coordenadores da campanha de Flávio Dino.

Único
Ainda na coluna 'Caxias em Off' sobre o cenário que antecede as próximas eleições gerais, os rumores sobre a possibilidade de alguns vereadores caxienses arriscarem uma candidatura em 2018 também somem gradativamente. Deles, o único que continua afirmando que será candidato é o vereador, médico Magno Magalhães.

Caixinha de surpresa
A eleição da mesa diretora da Câmara de Timon programada para abril do próximo ano promete ser uma caixinha de surpresa, coisa natural no meio político.

Esvaziamento
Contam as boas fontes que o grupo de Whatsapp do suplente de deputado estadual Rafael Leitoa teve um grande esvaziamento nos últimos dias.

De olho no CIMU
Como nada é segredo quando envolve mais de duas pessoas, já circula em Timon que uma figura conhecida estaria sonhando em ter pelo menos uma “influeciazinha” no Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU).

Chico na vice I
Antes era para o Senado, depois como suplente de senador e eis que agora leitoístas e até quem pouco tempo não demonstrava um pingo de simpatia pelos Leitoas passaram a distribuir um texto longo nas redes sociais em defesa do nome do ex-prefeito de Timon, engenheiro Francisco Rodrigues de Sousa, o popular Chico Leitoa como pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo governador comunista Flávio Dino. Vai que cola!

Chico na vice II
Entre vários argumentos usados no texto distribuído nas redes sociais defendendo o nome do ex-prefeito "Chico Leitoa como vice de Flávio Fino diz que ele é eleitor de um município com 110 mil eleitores e fazendo parte da chapa poderia obter só em Timon mais de 70% dos votos para o comunista, coisa que nenhum outro pretendente a vaga conseguiria". Outro argumento usado trata que "Chico Leitoa exerce forte influência na política em toda a região dos Cocais maranhense que tem uma soma de 500 mil votos". É esperar para ver se os comunistas do alto clero vão curtir.

Atraso e demissões
Tem gente contando para o redator do Blog do Ludwig que ainda existe uma parcela de servidores da prefeitura de Timon que ainda não viram a cor dos 50% restantes do seu salário. E por outro lado é notícias de demissões também na prefeitura municipal, mas, sem nada novo sobre cortes de contratos por parte do prefeito Luciano Leitoa, principalmente àqueles bastantes citados pela destemida imprensa local.

MISTÉRIO

Reviravolta
Já é esperado pelos bem informados observadores da política caxiense uma verdadeira reviravolta no cenário local. Mudanças em configurações, sobe, desce...

--------
Envie sugestões para a coluna Rapidinhas via WhatsApp (86) 99960-4957 ou pelo e-mail:ludwigalmeida@hotmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com