Banner02

Banner08

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Águas de Timon esclarece quanto ao funcionamento de hidrômetros

A concessionária Águas de Timon informa que todos os hidrômetros instalados na zona urbana do município possuem certificação do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. A autarquia federal realiza os serviços de verificação inicial junto ao fabricante/ importador do equipamento.

Os hidrômetros são equipamentos de aferição que medem exatamente a quantidade de água utilizada por um imóvel. A cada vez que uma torneira, chuveiro, mangueira ou descarga são acionados, ele faz o cálculo do volume de água consumido. E você pode acompanhar o seu consumo. Basta anotar os números vermelhos, a cada semana, e verificar a diferença entre eles.

“Os hidrômetros são equipamentos mecânicos que servem para aferir o consumo de água de residências, comércios, hospitais, escolas, indústrias. Ele tem uma hélice dentro dele, uma turbina, que gira sempre que a água passa e, toda a água que passa por essa turbina, é contabilizada nos indicadores vermelhos (referentes a litros) e nos indicadores pretos (referentes a metros cúbicos de água). A cada mil litros, um metro cúbico de água é consumido”, explica o coordenador operacional da Águas de Timon, Gabriel Buim.

O equipamento possui um filtro que impede a passagem de sujeira, proveniente de limpeza ou manutenção de rede, chegue até sua residência. Em caso de falta de água em sua residência por obstrução desse filtro, entre em contato com a Águas de Timon para que a concessionária faça a limpeza do cavalete. 

O hidrômetro é um aliado do consumo consciente e ajuda a identificar vazamentos internos. O teste é bem simples: desligue todos as torneiras do imóvel e se mesmo assim o hidrômetro continuar a girar, existe vazamento e ele deve ser consertado imediatamente. Lembre-se: instalações hidráulicas internas são de responsabilidade do usuário. Até providenciar o conserto dos vazamentos, mantenha o registro desligado à noite e quando não estiver em casa.

Todos os hidrômetros instalados pela Águas de Timon são lacrados e possuem informações de garantia de qualidade no lacre. No momento da instalação, solicite ao funcionário que lhe mostre o equipamento devidamente lacrado.

A Águas de Timon utiliza equipamentos fabricados por empresas de referência no Brasil e no mundo, como a ‘Itron’, empresa líder mundial em tecnologia e serviços de uso eficiente de água; ‘Diehl Metering’, empresa que opera em todo o mundo, com base na Alemanha e que, assim como a Itron, possui mais de 100 anos de mercado; além da ‘Fae Ferragens e Industria de Hidrômetros S.A’, empresa de instrumentos industriais de medição e controle, atuante há 44 anos e localizada no estado do Ceará.

A concessionária apresentou à Agência Reguladora de Serviços Delegados ao Município de Timon (AGERT) e à Câmara Municipal de Timon os laudos de aferição do INMETRO atestando a garantia de qualidade dos hidrômetros que utiliza. Para mais informações, acesse o canal da Águas de Timon no Youtube (www.aguasdetimon.com.br/youtube).

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Loja de Atendimento, localizada na avenida Presidente Médici, 718 – Parque Piauí. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. Também é possível entrar em contato com a empresa pelos telefones 0800 595 8888 e (99) 3212- 4418. Você pode registrar sugestões, críticas e elogios no site da concessionária, por meio do Fale Conosco.

Um comentário:

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com