Banner02

Banner08

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dramaturgo Ronaldo Ventura escreve crítica sobre espetáculo do Humanitas de Timon

O paulista Ronaldo Ventura escreve crítica sobre o espetáculo do grupo Humanitas de Timon
Recentemente o monólogo “Quando o Amor é assim e não assado” participou do 4º Festival Nacional de Teatro “Pontos de Cultura e Grupos independentes” realizado na cidade de Floriano (PI) pelo Grupo ESCALET de Teatro. O Espetáculo de Júnior Marks com direção de Luciano Brandão recebeu do Júri Oficial 04 indicações: Melhor espetáculo, Melhor direção, Melhor Ator, Melhor texto e Melhor figurino.

Na platéia do Festival estava Ronaldo Ventura, diretor teatral e dramaturgo paulista que assistiu o espetáculo e escreveu uma crítica sobre o espetáculo que dizia: “Como falar de amor? Como falar de amor entre meninos? Como falar de amor entre meninos e não ser brega? – tirando a Erica Rabelo, com o seu “Sonata em Azul Bemol”, eu nunca tinha visto isso tão bem realizado. Amor dói? Claro que dói. Mas não é gostoso demais? E o primeiro deles então… Fugindo completamente do “fácil”, o texto – adaptado do livro de mesmo nome, autoria do ator Junior Marks, não tem nada de “confissão”, de “expurgo”… é um relato, um papo moderno, informal, sobre o primeiro amor, o primeiro beijo, a primeira transa, que poucos tem a sorte de viver tudo isso com a mesma pessoa. A direção de Luciano Brandão é um primor: não abafa o ator, não sufoca a mensagem, e não se revela para o público. Ela conduz o espectador de forma que ele não se perca nas “armadilhas” que a memória do personagem vai colocando diante de nós. O ponto alto da encenação é a cena do sexo. Ela é tão primorosa, tão bem executada, tão bem simbólica, que o espetáculo vale a pena ser gravado e vendido em DVDs por aí, para ser estudado. O ator arrisca muito em marcar os diferentes planos que se passa a história (memória e atual) principalmente no registro vocal, mas ele consegue, e muito bem. O espetáculo é isso: um charmoso encontro entre amigos; foi isso que o Grupo Humanitas de Teatro, de Timon, Maranhão, conseguiu: transformar toda sua plateia em cúmplices”. (veja)

Ventura ganhou diversos prêmios, e lançou dois livros com alguns de seus textos para teatro. Autor, publicou o romance Alecrim. A crítica acima sobre o espetáculo do Humanitas – Grupo de teatro pode ser encontrada em seu site: www.ronaldoventura.com.

(Com informações da assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com