Banner02

Banner08

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Deputada Rosângela Curado debate sobre o papel do parlamento na luta contra a tuberculose

A deputada federal Rosângela Curado (PDT) participou, nesta quinta-feira (8), na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, de uma audiência pública com o objetivo de debater o papel do parlamento na luta contra a tuberculose no mundo. O encontro contou com a presença do parlamentar inglês Nick Herbert, que preside a Frente Parlamentar Mista de Tuberculose, do diretor do Departamento de Vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques, e do representante adjunto da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde - Opas/OMS, no Brasil, Luís Codina.

Na ocasião, Rosângela ressaltou a situação enfrentada pelo Maranhão no que tange às dificuldades de sequência do tratamento da tuberculose, principalmente, nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Fui gestora de Saúde nos dois maiores municípios do Maranhão, dentre eles em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, e notei uma grande dificuldade na sequência que vai da busca ativa do paciente, junto com a equipe do Programa Saúde da Família (PSF), à continuidade do tratamento”, disse Curado. Segundo a parlamentar, a saída foi encontrar alternativas para diminuir as desistências dos pacientes. “Como há muito abandono do tratamento, na Secretaria de Saúde, estabelecemos, por exemplo, parcerias com os empresários, para que cestas básicas fossem ofertadas a quem permanece no tratamento”, frisou.

Em seu discurso, a parlamentar maranhense ressaltou, ainda, a atual política do governo estadual com foco na atenção básica, na medicina preventiva, e reforçou a necessidade de apoio do Ministério da Saúde ao Maranhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com