Assembleia Legislativa

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Aprendendo Música lança 2ª etapa destacando o talento de seus alunos

A noite da última quinta-feira, 15, foi marcada pela celebração do convênio que dará continuidade ao Projeto Aprendendo Música, realizada pelo Instituto Cocais (ICocais), em Timon. A parceria entre o Governo do Estado do Maranhão, por meio da secretaria de estado da Cultura, e a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) vão possibilitar que o ICocais dê sequência ao projeto que tem transformado a vida de mais de 500 crianças, jovens e adultos timonenses através do ensino da música, nos cursos de flauta doce, violão, teclado, violino e canto.
O projeto foi implantado em 2014 na região do Parque Alvorada, em Timon e já se destaca como um grande modificador da realidade de muitos jovens, como o da estudante Letícia Honorato, de 12 anos. Letícia conta que iniciou o curso há um ano e dois meses sem nenhum conhecimento musical e hoje já faz apresentações no recital da escola. “Sempre tive vontade de cantar e tocar violão, mas nunca tive essa oportunidade. Quando soube do início do curso aqui no ICocais eu corri para me matricular. Hoje faço aulas de violão e canto e não quero mais parar, meu sonho é ser cantora e estou estudando e me dedicando muito para isso”.
O idealizador do projeto Aprendendo Música, deputado estadual Alexandre Almeida, destaca que esta é a primeira escola de música de Timon e que o trabalho realizado no ICocais é uma verdadeira fábrica de cidadania. “Identificamos que Timon nunca teve uma escola de música e vimos nessa lacuna uma oportunidade de transformar a vida dos timonenses por meio da musicalização. Jovens que tinham um sonho de cantar e hoje estão até compondo, que pegam um violão e tiram belas canções. Isso é uma realidade hoje em Timon”. O presidente do ICocias José dos Santos Oliveira reitera o empenho e dedicação dos alunos e afirma que o projeto está mudando para melhor a realidade de toda Timon.
Alexandre Almeida agradeceu ainda o reconhecimento do Governo do Estado do Maranhão e a presença do sub secretário de Cultura, Diego Galdino, a presença do executivo de relacionamento da CEMAR, Renato Almeida, assim como a presença do Drº Simeão Pereira e Silva, juiz da 4ª Vara Cível da Infância e da Juventude. O sub secretário Diego Galdino afirmou estar emocionado por estar presenciando o que um projeto beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura pode fazer na vida de centenas de pessoas. “É muito importante para mim estar aqui hoje presenciando o brilho nos olhos destes alunos, destes pais e ver o empenho de todos neste curso”.
O representante da CEMAR, Renato Almeida, destacou que é política da empresa estar sempre apoiando projetos nas áreas de cultura, esporte e lazer, e que assim como o Aprendendo Música outros projetos em Timon também já foram patrocinados pela empresa. O Drº Simeão Pereira e Silva afirmou que são iniciativas com esta que mudam a realidade para melhor e parabenizou o trabalho realizado pelo ICocais. “Meus parabéns, meu entusiasmo e minha admiração por esta obra e que ela continue dando frutos, motivando a juventude para este hábito saudável que é a musica”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com