Banner02

Banner08

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Escola municipal de Timon é escolhida como modelo pelo Mais Cultura

A U. E. Luís Miguel Budaruiche recebeu a visita da coordenadora geral do Mais Cultura nas Escolas e foi apontada como destaque

Na última sexta-feira (04/09), a U. E. Luís Miguel Budaruiche recebeu a visita da coordenadora geral do Projeto Mais Cultura nas Escolas, Cris Abramo. A escola municipal, localizada no Bairro Vila Angélica, em Timon/MA, foi apontada como destaque e servirá como modelo para outras escolas em todo o país. Segundo Abramo, ”a escola se destacou pela qualidade, atendendo a todos os eixos propostos no Mais Cultura, e pela pesquisa em Identidade Cultural e envolvimento escola, alunos e comunidade”.

O Mais Cultura nas Escolas é um projeto do Governo Federal que visa à promoção do diálogo entre iniciativas culturais e educação formal. É desenvolvido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), junto com a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, em sistema de cooperação. Na U. E. Luís Miguel Budaruiche, o projeto é coordenado pela artista parceira Carla Senna.

“Nós desenvolvemos atividades de teatro, literatura de cordel, pesquisa de identidade cultural, artesanato e fotografia. As pesquisas envolvem os pais e a comunidade, e são voltadas para a história e as manifestações culturais de Timon. Isso colabora com o envolvimento família e escola e principalmente com o autoconhecimento e autoestima dessas crianças como timonenses”, explicou Carla Senna. Ela conta ainda que as atividades envolvem 22 alunos do 5º ano e que a colaboração da diretora da escola, Girlene Adriano, tem sido fundamental. “Ela abraça o projeto com muita dedicação e isso é extremamente importante”, acrescentou.

Cleane Silva é mãe de uma das alunas que participam do projeto, a Stefane, de 11 anos. Ela conta que, além de aprender noções de teatro, literatura, artesanato e fotografia, a filha melhorou o comportamento. “Fazer parte desse projeto foi muito bom para ela. Ela aprendeu muita coisa e até melhorou o comportamento”, avaliou a mãe.


Timon foi a cidade do Maranhão que teve mais projetos aprovados

Através do Mais Cultura nas Escolas, foram contemplados 5.069 projetos em escolas de todo o Brasil. Os três estados que mais se destacaram em todo o país em números de projetos foram, em primeiro lugar, a Bahia, seguida pelo Ceará e pelo Maranhão. Contemplada pela primeira vez em 2014, a cidade de Timon/MA se destacou com o maior número de projetos aprovados no estado, um total de 27. Dentre estes, a escola Luís Miguel Budaruiche foi considerada como uma escola exemplar e passa a ser referência no Mais Cultura nas Escolas.

A unidade escolar foi fundada em, 21 de março de 1988. Ela atende hoje 1.288 alunos nos turnos manhã, tarde e noite e tem 105 funcionários. Em 2014, recebeu uma grande reforma realizada pela Prefeitura de Timon através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a construção da quadra poliesportiva, adequação estrutural e climatização em toda a unidade.
Além da U. E. Luís Miguel Budaruiche, outras cinco escolas de Timon também receberam a visita da coordenadora geral do Projeto Mais Cultura nas Escolas, Cris Abramo. Foram elas: U. E. Orgmar Monteiro, U. E. Ney Rodrigues de Vasconcelos, E. C. São Benedito, Colégio Nossa Senhora das Dores e Projeto Alvorada da Educação. Os recursos do projeto são repassados diretamente às instituições de ensino, por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas, do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (PDDE/FNDE), e são investidos na contratação de serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas.

As visitas de monitoramento levantarão dados quantitativos e qualitativos, que contribuirão para o aperfeiçoamento do Programa Mais Cultura nas Escolas e para a elaboração de indicadores de cultura e educação que apontem, embasem e reforcem a importância de políticas públicas similares, para a melhoria da educação pública brasileira. Com a continuidade do Mais Cultura, as escolas modelo são automaticamente selecionadas para as próximas etapas. (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com