Banner02

Banner08

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

De Leve


Cadê o diálogo?
O governador Flávio Dino durante a pré-campanha para o governo do Maranhão inventou um tal de “Diálogos pelo Maranhão” e andou o estado todo segundo ele ouvindo a população e lideranças políticas. Só que após tomar posse, o comunista tem sido alvo de críticas pelo isolamento que mantém dessas tais lideranças que o apoiaram, e diálogo que é bom não existe mais. Não são poucos os aliados do governador Flávio Dino que vive a choramingar pelos cantos por falta de acesso ao chefe maior.

Briga no PSB
Não chamem para a mesma mesa o deputado federal Zé Reinaldo Tavares e o senador Roberto Rocha que podem voar talheres para todos os lados. O desentendimentos entre os dois gira em torno do nome que será escolhido pelo PSB para disputar a prefeitura de São Luís nas eleições de 2016. Roberto Rocha se lançou pré-candidato a prefeito, e Zé Reinaldo não comunga da ideia.

Surpresa
Pegou de surpresa muitos aliados do governador Flávio Dino a visita feita pelo deputado Humberto Coutinho ao empresário Fernando Sarney na sede do Sistema Mirante e São Luís nesta terça-feira (01). Coutinho mostrou que pensa diferente do seu líder político Flávio Dino. Agora a visita do parlamentar ao empresário Fernando Sarney já gerou todo tipo de especulação no meio político, principalmente em Caxias. 

Esvaziamento
Continua o esvaziamento da Secretaria da Casa Civil comandada pelo ex-deputado Marcelo Tavares. Nesta segunda-feira (31) foram remanejados 15 cargos da Casa Civil para outros órgão e secretarias do governo do Maranhão. Coincidência ou não, a Secretaria de Estado de Assuntos Políticos e Federativos do jornalista Márcio Jerry é sempre umas das beneficiadas com esses remanejamentos de cargos da Casa Civil.

Indiferença
Os deputados estaduais Cabo Campos e Wellington do Curso podem se considerar como oposição ao governo Flávio Dino, eles são visto com reservas no Palácio dos Leões. Cabo campos tem concentrado suas críticas na área de Segurança, já Wellington do Curso bate forte na falta de ação do governo comunista não Saúde e Educação.

Absurdo
O gás de cozinha está 24% mais caro no Maranhão, o preço do botijão pode chegar a R$ 65,00 em algumas cidades do estado. O presidente do Sindicato dos Revendedores de GLP no Maranhão, José Monteiro Silva justificou que o reajuste de 24% correspondente ao repasse do aumento de 9% a 10% feito pelas distribuidoras e, agora, de 15% por parte das refinarias,além dos custos do dissídio coletivo da categoria que trabalha nos postos.

Curado na Câmara
Como antecipado por este blogueiro, a subsecretária de Saúde do Maranhão, odontóloga Rosângela Curada vai mesmo assumir o mandato de deputada federal com o pedido de licença do deputado Weverton Rocha.

Controle de pragas
A prefeitura de Parnarama deve realizar no dia 08 deste mês uma licitação do tipo menor preço global para contratação de empresa especializada na prestação de serviço de controle de pragas e vetores, desinsetização e desratização. O Pregão Presencial está marcado para às 10 horas na Sala da Comissão Permanente de Licitação na Avenida Carolina, nº 237, Centro.

Movimentação
As oposições em Coelho Neto começaram a se movimentar na cidade. No último sábado (29) e domingo (30) por ocasião das Convenções partidárias do Solidariedade e do PDT foram registradas as presenças de lideranças políticas das oposições no mesmo espaço, entre elas a ex-prefeita Márcia Bacelar, o ex-vereador Américo de Sousa, a vereador Cristiane Bacelar, o pré-candidato a prefeito, Cláudio Furtado e o ex-deputado estadual Antonio Carlos Bacelar, o ex-vereador Mariano Crateús, além de outros.

Reunião em Matões
Na tarde desta terça-feira (01) a prefeita de Matões, Suely Pereira e o ex-deputado estadual Rubens Pereira comandaram a primeira reunião para tratar sobre as eleições municipais do próximo ano no município. O vice-prefeito Ferdinando Coutinho, secretários municipais, vereadores e lideranças políticas locais se fizeram presente à reunião. Presente também na reunião, o advogado Assis Filho ficou responsável para coordenar a organização dos partidos políticos que fazem parte da base de apoio a prefeita Suely Pereira que irão entrar na disputa eleitoral de 2016.

Base dos Pereira e Coutinho
Na reunião ocorrida ontem em Matões, o ex-deputado Rubens Pereira anunciou que seu grupo político vai participar das eleições de 2016 apenas com quatro partidos, o PSB, PC do B, PSDB e o PDT.

Quaase!
Pelo menos um vereador da base de apoio político do prefeito de Caxias, Léo Coutinho andou se movimentando para criação de uma CPI na Câmara Municipal para investigar a aplicações de alguns recursos da Secretaria de Saúde. Ao que tudo indica a intenção do nobre parlamentar não vingou.

Agora lascou!
Por essa ninguém esperava, nem mesmo o governador Flávio Dino. O blogueiro Sabá, de Caxias, publicou em primeira mão que o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT) esteve recentemente reunido com o empresário Fernando Sarney na sede do Sistema Mirante de Comunicação. O deputado Humberto Coutinho se fazia acompanhado do seu conselheiro e assessor inseparável, Carlos Alberto (veja aqui).

Ingratidão
Pelo visto, tempo de filiação e história partidária não serve pra muita coisa. Isso é o caso do ex-deputado federal Sétimo Waquim que tem mais de duas décadas de filiação no PMDB do Maranhão e de nada serviu quando da decisão da disputa pela indicação da Superintendência da Codevasf no estado. Num certo momento da disputa por essa indicação, Sétimo Waquim teve como concorrentes forte algumas figuras do PMDB do seu estado, que em público defendia a indicação do ex-parlamentar federal, mas, nos bastidores trabalhavam para a indicação de apaniguados políticos.

Fim da gratidão
Se o ex-deputado Sétimo Waquim quiser por fim na gratidão ao PMDB do Maranhão, se é que existe, já chegou o momento. Não precisa mais o ex-parlamentar dizer em público que tem mais de duas décadas no partido, inclusive por algumas vezes se sacrificando como candidato a deputado estadual sem êxito.

Péssimo exemplo
Mas, não precisa se alongar muito sobre a relação do PMDB do Maranhão com os Waquim em Timon. Um exemplo também recente foi durante a última gestão da ex-governadora Roseana Sarney tendo à da prefeitura de Timon a professora Socorro Waquim que por muitas vezes foi tratada da pior forma como uma verdadeira adversária política.

História pra que?
E por falar em tempo de filiação partidária, alguns históricos do PDT do Maranhão não andam nada contentes com as últimas movimentações do presidente da sigla o deputado Weverton Rocha. O último evento do PDT em São Luís que recebeu a filiação de vários prefeitos foi a pá de cal, alguns desses filiados históricos do partido foram convidados na última hora, o que deixou muita gente zangada.

Agora é tarde!
Já tem vereador da base política do prefeito Luciano Leitoa se reclamando publicamente da empresa Águas de Timon que vai gerenciar o sistema de abastecimento de águas e esgoto da cidade por 30 anos.

De onde partiu?
Existe um movimento de bastidores tentando de alguma forma atrapalhar a pretensa candidatura a vereador do jovem Philip Andrade, filho do secretário de Infraestrutura de Timon, Dolival Pereira. Até um e-mail falso foi criado e enviado para vários blogueiros de Timon dizendo que Philip Andrade na contava com a simpatia do prefeito Luciano Leitoa na sua empreitada.

Fogo amigo
Pelo texto do e-mail, foi gente do próprio grupo do jovem Philip Andrade que tenta criar embaraços na sua vida política. No texto do e-mail diz que Philip Andrade conta apenas com o apoio do seu pai, o secretário Dolival Pereira.

Biú no comando do PRB
O site da Justiça Eleitoral já consta desde o dia 25 do mês passado o vereador Biú como o novo presidente da Comissão Provisória do Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Na berlinda
Pelo menos três secretários da gestão Luciano Leitoa estão na iminência de serem exonerados do cargo nos próximos meses. Será mais uma mexida na equipe feita pelo prefeito Luciano Leitoa.

Traz carne, Rama!
No encontro ocorrido no último sábado (29) entre os engenheiros Chico Leitoa e Delfino Guimarães no sítio da Vovó que fica no Centro de Timon teve a frase “traz carne, Rama!”, como a mais ouvida segunda uma fonte que estava no local. Com isso não faltava tira gosto na mesa dos ex-arquiinimigos. Rama é o apelido do proprietário do sítio da Vovó, Ramalho Marinho que não deixou falta carne bem assada na mesa dos homens.

Kaká no PC do B?
Segundo uma fonte comunista local, o vereador Kaká do Frigo Sá (PSB) andou mantendo conversa com a cúpula do PC do B de Timon e na pauta principal foi sua possível filiação no partido. O caso ainda não teve um desfecho final.

Babão
O vereador Tuá anda investigando quem foi o colega parlamentar que derramou meio quilo de baba na Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) de tantos elogios. Segundo Tuá, os elogios a CEMAR soaram mal e teve repercussão nacional negativa contra a Câmara de Timon nos meios de comunicação.

Denúncia
E por falar em vereador Tuá, ele tem sido insistente em denunciar as indicações de aliados políticos sem capacidade técnica para ocupar cargos importantes nos órgãos da Saúde do governo do Maranhão em Timon.

Haja conversa!
Os jovens deputado Rubens Júnior (federal) e Alexandre Almeida (estadual) bateram um longo papo durante o voo que pegaram juntos de Teresina (PI) ao Distro Federal na tarde da última segunda-feira (31). O deputado Rubens Júnior fez questão de fazer um registro fotográfico e publicar no seu perfil numa rede social. A foto causou "alergia" em alguns aliados políticos mais radicais do deputado Alexandre Almeida em Matões (veja aqui).

SEGREDO DE PAUTA

O que mudou?
Alguns vereadores da base de sustentação política do prefeito Luciano Leitoa mudaram o tratamento com os secretários Dolival Pereira (Infraestrutura) e Márcio Sá (Saúde). As vezes durante as sessões da Câmara de Vereadores sobra até duras críticas aos dois secretários que antes era vistos como os melhores e suas secretarias eram vistas como espetaculares.

========================================================

>> Você pode enviar sugestões de notas para a Coluna De Leve através do e-mail:ludwigalmeida@hotmail.com ou ainda pelo WhatsApp deste blogueiro, (86) 9960-4957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com