Banner02

Banner08

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

De Leve


Natimorto
Na Assembleia Legislativa do Maranhão já não se fala mais na CPI do Murad. A tal CPI deveria investigar a gestão do ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad ao que tudo indica já “nasceu morta”, e extraoficialmente circula nos corredores da Assembleia que o assunto foi encerrado.

Curado será federal
Até o mês de janeiro de 2016 a Subsecretária de Saúde do Maranhão, Rosângela Curado, que é segunda suplente de deputado federal, deve assumir o mandato do deputado Weverton Rocha. Até lá o parlamentar deve ser afastar para assumir o Ministério do Trabalho e Emprego.

Entendimento
O primeiro suplente de deputado federal da coligação que elegeu Weverton Rocha é o secretário do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão, Julião Amin, mas, num entendimento ele permanece na secretaria cedendo vaga para a segunda suplente Rosângela Curado.

Rocha no Senado
Outro Rocha pode disputar uma vaga no Senado em 2018, só que desta vez será o deputado federal Weverton Rocha que nos últimos dias conseguiu filiações de importantes personalidades políticas para PDT do Maranhão como é o caso dos prefeitos Edivaldo Holanda (São Luís) e Léo Coutinho (Caxias). Quem conhece o deputado Weverton Rocha sabe que ele não dorme em serviço.

Perda?
Será se a cúpula estadual considera mesmo uma grande perda a saída do prefeito de Caxias, Léo Coutinho do PSB? Até onde se sabe Léo Coutinho não respirava muito o dia a dia do partido.  

Fora do páreo
Soliney Silva deu fim na especulação de que lançaria seu sobrinho, o jovem empresário Rafael Silva como candidato a prefeito de Coelho Neto nas eleições de 2016. Segundo o prefeito Soliney, a escolha do nome que irá lhe suceder na disputa sairá do seu grupo político.

Oposição em Coelho Neto
Ao que tudo indica, a oposição em Coelho Neto deve lançar dois candidatos a prefeito, um dele será o Subsecretário da Gestão e Previdência do Maranhão, Cláudio Furtador que é irmão do prefeito de Duque Bacelar, e o outro será o ex-vereador Américo de Sousa.

Festas Juninas
A prefeitura de Parnarama contratou por meio de inexigibilidade de licitação nº 003/2015 a empresa Juliana Reis da Silva Produções para prestação de serviços de produção de shows e eventos artísticos no período de festas juninas. Esse contrato tem valor de R$ 97.200,00 e o prazo de vigência é de 90 dias.

Haja veículos
Muitos parnaramense levaram um susto ao ser informado neste espaço sobre três contratos da prefeitura de Parnarama para locação de veículos que juntos somam mais de R$ 2,8 milhões (veja).

Sono curto
Em Matões circula uma informação dando conta que uma das prestações de conta do vice-prefeito Ferdinando Coutinho quando este foi presidente da Câmara de Vereadores daquela cidade apresentou alguns problemas e foi julgada irregular no Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA). E por lá já circula todo tipo de especulações, inclusive dando conta de que essa decisão do TCE-MA pode tirar Ferdinando Coutinho da disputa eleitoral em 2016, o que oficialmente ainda não foi confirmado.

Chico na TV
O ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa esteve na última sexta-feira (21) na TV Antena 10 em Teresina e por lá concedeu uma entrevista. Ao ser indagado pelo jornalista Pedro Alcântara se o prefeito Luciano Leitoa seria candidato a reeleição, Chico Leitoa disse que é o caminho natural. “É o caminho natural, Luciano é uma pessoa que tem 35 anos e está no terceiro mandato e acho que é natural que seja”.

Balde de água
O que foi dito por Chico Leitoa na TV Antena 10 na última sexta-feira (21) serviu como um banho de água fria até mesmo em alguns aliados do prefeito Luciano Leitoa que fazem coro a outros afirmando que o atual mandatário de Timon não seria candidato a reeleição no próximo ano.

Pego na mentira?
O vereador Ivan do Saborear disse na Câmara Municipal nesta segunda-feira (24) que tem parlamentar mentindo pela zona rural de Timon. Segundo Ivan, tem vereador mentindo dizendo para a população da zona rural que fez (reformou) tal estrada vicinal.

Cassação
Comentando a informação repassada pelo vereador Ivan do Saborear, o colega de parlamento Zé Carlos Assunção disse que é preciso investigar o caso e se possível pedir a cassação do mandato desse parlamentar.

Pactuação
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MA) aprovou no dia 31 de julho deste ano a Resolução CIB-MA nº 34/2015 sobre a pactuação celebrada no Termo de Compromisso existente entre o estado Maranhão e o município de Teresina (PI) para atendimento aos pacientes oncológicos de 27 cidades das regiões de Timon, Caxias, São João dos Patos e Coelho Neto.

Partos demorados
As duas praças, do antigo colégio Higino Cunha e do bairro Novo Tempo, frutos de emendas parlamentares do ex-deputado federal Gastão Vieira tem passado das expectativas de espera dos moradores dessas regiões vizinha as obras. A toda hora este blogueiro recebe denúncia sobre a demora no início e conclusão dessas duas praças.

Cadê a água?
Moradores dos conjuntos habitacionais Júlia Almeida e Padre Delfino em Timon vivem reclamando nos meios de comunicação as constantes falta de água em suas residências.

Revelação
O vereador Tuá revelou na sessão desta quarta-feira (26) na Câmara Municipal que votou no governador Flávio Dino, mas, o mesmo está rodeado de incompetentes, pelo menos em Timon.

Maior trânsito
Com a experiência de ter ocupado cargo na gestão municipal e estadual em Timon, o secretário de Infraestrutura, Dolival Pereira é hoje o auxiliar do prefeito Luciano Leitoa com maior transito na máquina administrativa. Segundo relatos de fontes leitoistas, o secretário Dolival Pereira mesmo a frente da Infraestrutura do município conhece todas as outras áreas da gestão municipal.

Advertência
O vereador que se mete a citar o nome do ex-prefeito Chico Leitoa durante as sessões na Câmara Municipal é sempre repreendido por alguns defensores sob o argumento de que o mesmo não está ali para se defender. Um destes parlamentares que sempre alerta para que não citem o nome do ex-prefeito Chico Leitoa é o vereador Zé Carlos Assunção. Já no caso de citação da ex-prefeita Socorro Waquim e do deputado estadual Alexandre Almeida como também outras personalidades da política local a “chibata” canta do lado da fivela e ninguém faz o mesmo alerta.

SEGREDO DE PAUTA

Escândalo
Uma pessoa resolveu criar um perfil para expor no Facebook todos os esquemas de corrupção envolvendo um empresário do ramo da construção civil que “opera” em diversas cidades da região dos Cocais.

========================================================

>> Você pode enviar sugestões de notas para a Coluna De Leve através do e-mail:ludwigalmeida@hotmail.com ou ainda pelo WhatsApp deste blogueiro, (86) 9960-4957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com