Banner02

Banner08

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quem se importa com Pedrinhas?

As violações no presídio do Maranhão ainda são frequentes

Com o título "Quem se importa com Pedrinha?", a edição nº. 856 da revista Carta Capital, de 1º de julho de 2015, publicou artigo sobre a realidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís do Maranhão, alvo de inspeção recente por parte das entidades peticionárias da denúncia do Estado brasileiro à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos, por conta da crise instalada no local em 2013, ano em que 60 detentos foram assassinados em Pedrinhas, alguns deles decapitados.

O texto é assinado pelos advogados Joisiane Gamba, da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Luís Antonio Pedrosa, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Rafael Custódio, da Conectas Direitos Humanos, e Sandra Carvalho, da Justiça Global.

“Pedrinhas, famosa pela violência das rebeliões, continua um dos maiores exemplos de como a brutalidade do sistema prisional brasileiro é pensada, premeditada e calcada na sistemática violação de direitos”, diz trecho do texto. “A conclusão inquietante e inquestionável: a Constituição e as normas internacionais de direitos humanos continuam peças de ficção por lá”, continua.

Leia e baixe a íntegra da matéria aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com