Banner02

Banner08

terça-feira, 30 de junho de 2015

Parque da Cidade atrai cerca de 40 mil pessoas no encerramento do São João de Caxias

A estimativa da Secretaria de Cultura é que cerca de 40 mil pessoas lotaram o Parque da Cidade no último dia do São João de Caxias. O encerramento contou com apresentações culturais, premiação das quadrilhas vencedoras e os shows de Joseph e Banda e Márcia Fellipe e Forró Curtição.
A noite iniciou com as apresentações das quadrilhas locais. Durante três dias, 13 grupos disputaram o concurso local promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Associação Cultural de Quadrilhas de Caxias, em três modalidades: Quadrilha Mirim Caipira; Quadrilha Adulta Caipira, e; Quadrilha Adulta Estilizada
Depois de criteriosa avaliação do corpo de jurados, conquistaram as três posições de cada modalidade e foram premiados os seguintes grupos:

* Categoria Mirim Caipira: 1º - CYCWPYRA; 2º - OS PIMENTINHAS; 3º - TAMARINEIRO DO CANGAÇO

* Categoria Adulta Caipira: 1º - AMOR JUNINO; 2º - VENENOZA; 3º - TAMARINEIRO DO CANGAÇO.

* Categoria Adulta Estilizada: 1º - SAI DE BAIXO; 2º - ZÉ DA ROÇA; 3º - OS APAIXONADOS.

Estrutura

Arquibancadas lotadas nas cinco noites do São João de Caxias. O quadrilhódromo especial montado no Parque da Cidade recebeu grupos de quadrilhas de diversos municípios maranhenses, além de Caxias, Codó, Timbiras, Afonso Cunha, Coelho Neto, Duque Bacelar, Santa Quitéria, Coroatá e Timon.

Cerca de 120 seguranças particulares, mais Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Conselho Tutelar fizeram a segurança do São João de Caxias. O circuito junino foi todo cercado e contou com saídas de emergência. Na entrada, os visitantes foram revistados um por um.

Além do investimento de palco, som e luz, o espaço contou ainda com 30 banheiros químicos. O São João de Caxias também foi uma ótima fonte de renda para muitos caxienses, com a abertura de 45 barracas e mais de 80 esoposeiros.

Shows

Em relação aos shows musicais, as melhores bandas de forró e sertanejo universitário da região e do circuito nacional marcaram presença. No primeiro dia de festa, cantores da terra abriram o evento com um tributo a Caxias. Os dias seguintes foram animados por várias atrações: Mara Pavanelly, Waldo & Felipe, Cavalo Branco, Forró dos Plays, Bill Martins, Guilherme Dantas e Xé Pop.

Governo do Estado

Segundo o secretário de Cultura, Léo Barata, a grande proporção tomada pelo São João de Caxias também se deve ao apoio do Governo do Estado. “É interessante também dizer que dentro do governo do prefeito Leo Coutinho é a primeira vez na história que nós temos o apoio do Governo do Maranhão, graças à intervenção do governador Flávio Dino. Então, é possível se fazer uma festa com qualidade valorizando a cultura da nossa cidade, mas também valorizando atrações nacionais com apoio do Estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com