Banner02

Banner08

terça-feira, 5 de maio de 2015

De Leve


São Luís
O presidente estadual do PSDB, Carlos Brandão, admitiu em recente entrevista a um programa de televisão que o ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando, poderá entrar na disputa pela Prefeitura de São Luís. O prazo para essa decisão será em setembro deste ano.

Agiotagem
Pelo menos 42 prefeituras do Maranhão estão envolvida no caso de agiotagem investigado pela polícia civil do estado. As prisões estão acontecendo a todo o momento. Nesta terça-feira(05), os policiais e o representantes do Ministério Público ao realizar busca a apreensão dura as operações encontraram na residência de um agiota cheques da Prefeitura de São Mateus e da Câmara Municipal de Paço do Lumiar.

Governo da Mentira
O deputado estadual Edilazio Junior (PV), usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para classificar a gestão do governador Flávio Dino de "governo da mentira". Segundo o parlamentar são mentiras e mais mentiras todos os dias.

Para a história
O governador Flávio Dino e o secretário de Agricultura do Maranhão, Márcio Honaiser entraram para a história do estado. Os dois foi os primeiros ocupantes de tais cargos que deixaram de prestigiar a tradicional campanha contra a aftosa no Maranhão.

O silêncio de Dino e Jerry
É de se estranhar o silêncio que tomou de conta do governador Flávio Dino e o secretário mais poderoso, Márcio Jerry sobre a morte dos bebês em Caxias e outras tantas crianças que ficaram cegas. Useiros e vezeiros do Twitter, a dupla não teve tempo ainda para tratar do assunto, ou não querem contrariar Humberto Coutinho?

Gogó
O ex-candidato a governador, Luis Fernando hoje tem trânsito livre entre aqueles que ele mesmo denominou de grupo da "mudança de gogó". E a denominação dada por Luis Fernando começa a dá sinais que será verdade.

Colinas bate recorde
Os cargos da Superintendência de Articulação Regional de Colinas bateram recorde de tempo para serem preenchidos no mesmo dia. Enquanto outras Superintendências ainda faltam ter seus cargos ocupados por nomeação a de Colinas já foram nomeados quase todos. Para Superintendência de Colinas foram nomeados: Antonio Carlos Moreira Lima Filho (Superintendente); Leocy Barbosa Lima de Sousa (Assessor) e Ronaldo Adriano de Oliveira (Assessor). Todos nomeados na última quarta-feira (29/04).

Exonerado
O suplente de vereador de Caxias, Darlan Almeida (PSDC) foi exonerado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho através da Resolução Administrativa n° 718/2015 do cargo de motorista no dia 28 de abril. O Ato foi publicado no Diário da Assembleia do último dia 30.

"Maternidade da Morte"
O vereador de Caxias, Catulé (PSB) disse recentemente através de pronunciamento na Câmara Municipal que a Maternidade Carmosina Coutinho, conhecida nacionalmente como a "Maternidade da Morte", vai passar por uma espécie de "intervenção branca". Segundo o parlamentar, por incapacidade do governo municipal a administração da maternidade deve passar a ser feita por Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Mais detalhes aqui.

Inquérito
Através da Portaria nº 051/2014, de 27 de novembro de 2014 o Promotor de Justiça Romero Lucas Rangel Piccoli abriu Inquérito Civil Público no final do ano passado para apurar a possibilidade ou não do oficial da Polícia Militar Silvino Antônio Rocha Silva, reformado por invalidez, ocupar cargo em comissão de Comandante da Guarda Municipal de Caxias.

Oposição de Matões
O médico Abreu Neto anunciou recentemente sua pré-candidatura a prefeito de Matões pelas oposições. Abreu Neto usou seu perfil no Facebook para registrar o evento ocorrido no último domingo (03) que oficializou seu nome com pré-candidato a prefeito da Cidade. "Coloquei meu nome à disposição do mesmo [grupo de oposição] e de Matões como pré-candidato a prefeito", anunciou o médico Abreu Neto.

Contas aprovadas
As contas do exercício financeiro 2008 da ex-prefeita Socorro Waquim foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA), na sessão plenária do dia 19 de março deste ano.

Junta Comercial
O plenário da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) aprovou no dia 16 de abril a criação de Unidade Descentralizada do Registro Mercantil em Timon. Com a instalação da Jucema em Timon, muitos serviços se tornaram mais próximos dos empresários locais.

Locar Transporte
A prefeitura de Timon anulou o contra o contrato de locação de veículos para o SAAE que mantinha com a empresa Locar Transporte Ltda. A rescisão do contrato foi publicada no Diário Oficial de Timon do dia 27 deste mês.

Licitação
A prefeitura de Timon abriu licitação para contratação de empresa para execução dos serviços de engenharia de construção de equipamentos comunitários (cine teatro, praça, quadra poliesportiva entre outros) no bairro Parque Piauí em Timon. O recebimento de envelopes com documentação será dia 13 deste mês às 9hs na sala de reuniões da prefeitura Municipal. Mais informações com a Coordenação Geral de Controle das Licitações.

Samu de Timon
O Ministério da Saúde doou mais um veículo para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Timon no valor de R$ 122 mil. A doação oficial ocorreu no dia 23 do mês passado.

Ulisses Waquim vice
Caiu como uma bomba a notícia dada em primeira mão pelo Blog Ludwig Almeida sobre o convite enviado ao ex-secretário de Esporte de Timon, Ulisses Waquim para compor a chapa do prefeito Luciano Leitoa na condição de vice nas próximas eleições. Confira aqui.

Alexandre Almeida vice
O deputado estadual Alexandre Almeida também recebeu convite para ser candidato a vice do prefeito dos Leitoas e Waquim, mas, não aceitou, tanto que saiu candidato nas eleições 2012. O caso ficou restrito e só veio a público hoje neste blog.

PT com os Leitoas
Se depender do Secretário de Esporte do Maranhão, petista Márcio Jardim o PT de Timon deverá se aliar ao prefeito Luciano Leitoa. Segundo uma fonte que acompanhou a última visita de Márcio Jardim a Timon o assunto da ida do PT para a base leitoista foi trato com alguns membros do partido. Jardim chegou até sugerir que um nome do seu partido seja indicado como secretário de Esporte do município para que tenha facilidade no diálogo com ele que ocupa a mesma pasta no estado.

Na Ilha
Não se sabe oficialmente qual assunto tratado, mas, o prefeito Luciano Leitoa esteve na semana passada visitando os secretários Márcio Jerry (Articulação Política) e Marcelo Tavares (Casa Civil).

Adeus PTC?
O vereador Marco Lago que é presidente do Partido Trabalhista Crista (PTC), em Timon está na iminência de perder o comando da sigla. Esta informação já circula há dias nas principais rodas de conversas sobre política em Timon. Segundo uma fonte credenciada, pelo menos duas lideranças políticas bem articuladas em São Luís trabalham silenciosamente nos bastidores para comandar o PTC em Timon. Uma destes políticos é mais intimo da Executiva Estadual do PTC em São Luís, mas, isso o blog conta depois.

Esgoto de novo
Os vereadores de Timon da base governista resolveram botar em pauta novamente nas discussões da Câmara os recursos repassados na gestão da ex-prefeita Socorro Waquim para serem investido no sistema de água e esgoto. Os tais vereadores só não explicaram qual conclusão a CPI instalada naquela Casa para investigar a aplicação dos recursos no sistema. O caso ficou conhecido popularmente como “CPI da Merda”.

Membros da CPI
A CPI instalada em 2013 na Câmara Municipal de Timon, a CPI da Água e do Esgoto não teve avanços nas investigações depois de quase dois anos. Seus membros são os vereadores Uilma Resende (presidente), Francisco Torres (vice-presidente) e Jair Mayner (relator).

Chico e Socorro
O aniversário do vereador Leandro Bello na última sexta-feira (01) foi bastante prestigiado pela classe política local. Os ex-prefeitos de Timon, engenheiro Chico Leitoa e a professora Socorro Waquim marcaram presença na festa e por lá tiveram uma rápida conversa além de trocarem abraço.

Duas vezes
Quem também se encontrou com a ex-prefeita Socorro Waquim, só que duas vezes no mesmo dia, foi o deputado estadual Alexandre Almeida também na última sexta-feira (01). O primeiro encontro entre Alexandre e Socorro ocorreu pela manhã no Residencial Novo Tempo por ocasião de um campeonato de futebol, o segundo aconteceu a noite no aniversário de um amigo em comum dos dois políticos que reside no bairro Parque Piauí.

Chico Leitoa não brinca em serviço
Se algum adversário político do ex-prefeito Chico Leitoa estiver pensado que ele não continua com a mesma disposição de fazer articulações para conseguir o maior número de aliados e com isso “pesar” nas próximas eleições, é bom mudar de idéia. O pedetista é engenheiro de profissão e vocação, mas, é político nato, pensa e faz política 24 horas.

Em Brasília
O deputado estadual Alexandre Almeida foi visto por uma fonte deste blogueiro em Brasília ontem (05), mantendo conversas com figurões da política nacional. A mesma fonte bem entrosada no Distrito Federal repassou que as articulações nos bastidores da capital federal feitas pelo deputado Alexandre Almeida pode ter ampla repercussão no Maranhão.

Juventude do PDT
O Jovem Philip Andrade foi eleito recentemente presidente da Juventude do PDT de Timon e já começou realizando reuniões para ouvir os filiados.

Vitória do Instituto Cocais
O Instituto Cocais (www.institutococais.com) localizado no Bairro Parque Alvorada em Timon, obteve uma grande vitória recentemente. A instituição que tem como presidente, José dos Santos Oliveira, o Irmão Oliveira conseguiu a aprovação de um projeto no Ministério da Cultura através Secretaria de Fomento e Incentivo a Cultura com base na Lei Federal nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991 de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Incomodando
O radialista e empresário Fanck Gomes, bastante conhecido pelas suas participações polêmicas nas rádios comunitárias locais, vem incomodando alguns vereadores locais. Segundo um blog local, até uma "investigação" particular teria sido iniciada para colher informações da vida pregressa do radialista. Consta que Fanck Gomes tem pretensões para disputar uma vaga no Legislativo timonense. Um dado importante para ele que pretende ocupar uma cadeira na Câmara de Timon, por lá nas próximas eleições municipais pelo menos 4 ou 5 vereadores serão “devorados” pela boca da porca.
  
SEGREDO DE PAUTA

Cachimbo da Paz
Dois políticos locais até então ferrenho opositores, um jovem e outro mais experiente, resolveram colocar as diferenças de lado e pasmem, hoje chegam a passar um bom tempo em altos papos via telefone celular. Mesmo num papo amistoso não há intenções de adesões políticas de ambas as partes. Não se sabe até quando isso vai durar.

========================================================

>> Você pode enviar sugestões de notas para a Coluna De Leve através do e-mail:ludwigalmeida@hotmail.com ou ainda pelo WhatsApp deste blogueiro, (86) 9960-4957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com