Banner02

Banner08

segunda-feira, 23 de março de 2015

TV Record vai mostrar a "Estrada da Fome" no Maranhão

Na Estrada da Fome, veja quem são as pessoas “invisíveis” que lutam para sobreviver no Brasil. 

R7 - O Repórter Record Investigação da segunda-feira (23), às 22h30, percorre a Estrada da Fome para mostrar quem são as pessoas que sobrevivem à base de farinha e água suja no Brasil.

Eles ainda são “invisíveis”, têm nome e sobrenome, mas não possuem absolutamente nada para comer. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de sete milhões de brasileiros ainda passam fome no País. São adultos e crianças em condições de extrema pobreza, sendo a situação mais crítica localizada no interior do Maranhão.

Após três meses de investigação, os repórteres Daniel Motta e Heleine Heringer enfrentaram quase cinco mil quilômetros de estradas esburacadas e de terra para chegar às cidades mais isoladas e pobres do Brasil.  O programa mostra depoimentos inéditos sobre a luta permanente e desesperada dessas famílias para conseguir se alimentar e revela a face mais cruel da fome: a exploração sexual de meninas em troca de comida.

Em uma entrevista exclusiva, o jornalístico exibe ainda entrevista exclusiva com um homem que cometeu essa brutalidade. Assista à chamada:

74 comentários:

  1. Assisti parte da reportagem e me revoltei a começar pela quantidade de filhos, se a fome é tão forte assim, como pessoas desnutridas ainda tem forças para fazerem e terem filhos? Eu percebi a hora que a repórter perguntou "porque a senhora teve esse monte de filhos"? Ela teve de reformular a pergunta, quando a vontade era perguntar, "porque a senhora fez esse monte de filhos se não tem o que dar de comer nem para 1 quanto mais para esse monte? Detalhe, o pior foi a resposta que tivemos de ouvir em rede nacional. Outra coisa que reparei, teve umas das casas que não tinha o que comer, mas tinha geladeira em bom estado e energia elétrica, também observei que em todos os locais tinha poças de água e muito verde em volta, isso quer dizer que se plantar tem o que comer né? E no final chegou uma agente de saúde para fazer o acompanhamento das crianças. Bem, se tem como pagar uma agente para passar uma vez por mês para fazer esse serviço, não seria muito mais barato para o governo e resolveria vários problemas, se essa mesma agente fosse treinada e todos os meses fosse a essas casas aplicar uma injeção de anticoncepcional nessas mulheres, já que a saúde publica não as enxerga e não opera após terem mais de 3 filhos? O Brasil tem jeito sim, se querer tem, mas é que não querem, Se sentindo indignada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao meu ver, o problema não está nessas pessoas que muitas das vezes desprovidas de informações!
      A culpa seria da administração do local que se quer tem preocupação de colocar algum alimento nas escolas, crianças com fome impossível aprender algo, ou seja, é muito mais fácil mudar nas crianças do que nos adultos, mas com fome elas não absorver nada então a situação nunca vai mudar.
      O problema do Brasil e a má distribuição de renda uns tem demais e outros nada. e também do presidente que ao invés de se preocupar com traficante que vai morrer lá na indonésia por infligir a lei. por que não preocupar com essas criancinhas que morrem todos os dias na frente do Brasil e ninguém faz nada!
      Chega Brasil isso é inadmissível!

      Excluir
    2. A VOCE QUE DIZ QUE FAZEM TANTOS FILHOS, VAI VER SE TEM METODOS CONCEPCIONAIS LA, NEM POSTO, NECOMIDA O SABE TUDO.
      SE NAO TEM NEM COMIDA. COMO VAO ARRUMAR MEDICAMENTO? CERTAMENTE VOCE NAO SABE O QUE NAO TER NADA PARA COMER EU SEI. E VOCE JA VIU QUE NAO E CULPA DA DILMA? SAO 199 PREFEITOS DESVIANDO O BOLSA FAMILIA LA POR 5 ANOS. E TUDO E CULPA DA DILMA . ELA MANDA MILHOES PARA MERENDA ESCOLAR E TUDO E DESVIADO. ATE OS FISCAIS SAO CORRUPTOS. SE OS GRANDOES ROUBAM E CULPA DA DILMA. PENSE BEM. ELA ESTA SENDO CULPADA DE TUDO QUEREM UM BODE ESPIATORIO MAS ELA NAO MANDA NO PT NEM NOS OUTROS PARTIDOS OU VOCE ACHA QUE O ARROGANTE DO AECIO VAI FAZER O QUE ELA JA FEZ? EU CONHECO CENTENAS DE FAMILIAS QUE AQUI NA MINHA CIDADE JA GANHARAM CASAS E O BOLSA FUNCIONA. MAS AS PREFEITURAS ROUBAM OS DEPUTADOS ROUBAM E A CULPA E DA DILMA? ELA ESTA FAZNDO A PARE DELA PRENDENDO OS GRANDOES ISSO NUNCA NENHUM PRESIDENTE FEZ. VA ESTUDAR UM POUCO SOBRE REALMENTE QUEM ROUBA.

      Excluir
  2. Ha, e se meu comentário não for liberado por estar como anônimo, então retire a opção da caixa box para que não esteja disponível,

    ResponderExcluir
  3. Poderia parar pra pensar antes de condenar essas pessoas que são apenas coitadas e inocentes, gente sem informação, que apenas conhecem a vida dura que vivem. Você conseguiu ser ainda mais ignorante que as próprias!
    Os responsáveis por tanta miséria e inúmeros filhos são os FDP dos responsáveis que colocam no bolso os todo o dinheiro destinado à essa gente, inclusive o bolsa família (Até isso!).

    ResponderExcluir
  4. Esse documentário da TV Record é digno de ser classificado como a melhor das radiografias que exibe a realidade de muitos de nossos irmãos brasileiros. Somos um país de miseráveis, tal qual regiões africanas, que em comum tem o esquecimento dos governos e políticas sociais. Cabe-nos suplicar a Deus que amenize o sofrimento agudo de tantos irmãos. Que Brasil é esse ?

    ResponderExcluir
  5. Pork ao invés de crítica nao ajudamos? ? Só acho que a tv recor deveria ajudar também deixando uma conta corrente no ar.pra quem quisesse ajudar aquelas famílias e nao so fazer a reportagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mas qual a sugestão para o administrador dessa conta ?

      Excluir
    2. Concordo que se deva abrir uma conta e que seja designado como administrador alguem idoneo que realmemte compre comida para essa gente.

      Excluir
    3. desde q assisti a reportagen nao paro de pensar naqelas pssoas toda vez qe vou comer eu penso nelas e meu coracao doi por nao ajudar creio qe seria possivel arrecadar alimentos e enviar mesmo qe seja pelo correio mas nao tem enderecos nem nada dessas pessoas sera qe vao continuar esqecidos em meio a miseria e fome?

      Excluir
    4. Assisti a reportagem toda. Percebi que existem comentarios de varias ordens, prefeitura, governo, saude,ajudar, criar conta para ajudá-los tudo isto é verdade e prova mais uma vez que o povo brasileiro tem um grande coração ! Mas o que me indgnou, foi uma transmissora de destaque, tantos projetos, tantas inteligencias, poder, espiritualistas, são capazes de enviar reporteres, bem apresentáveis, carros de luxo, equipamentos de ultima geração, onde se diz ter andado tantos mil quilometros para obter matérias para sua tv.Chegaram até a esses pobres miseráveis( com respeito ) os encontraram com fome, sem o mínimo de esperança, mas não foram capazes de levar na carroceria de seus carros de luxo, vans etc...se quer alimentos basicos, agua, produtos não perecíveis. Conclusão: chegaram, as familias estavam com fome. Sairam e as deixaram com fome levando sua imagens para destaque.Não importa, cobrem das autoridades, chamem a atenção do povo brasileiro mas façam um pouquinho porque liberam 2 a 3 milhoes para a FAZENDA mas não conseguem alimentar por algum tempo familias miseráveis que para mim, nada acrescentaram ! Não estou aqui defendendo nenhuma emissora pois não me apego a nenhuma delas, gosto de reportagens, documentários, filmes até porque hoje, se tem varias opções internet, tv assinatura e outros.

      Excluir
  6. Pork ao invés de crítica nao ajudamos? ? Só acho que a tv recor deveria ajudar também deixando uma conta corrente no ar.pra quem quisesse ajudar aquelas famílias e nao so fazer a reportagem!

    ResponderExcluir
  7. Sou de São Luis Ma.isso é uma vergonha pro nosso estado acho que devemos ajudar o nosso próximo ao invés de criticarpork criticar e fácil vai la pro lugar deles! A Rede Recor tambem deveria pelo menos ter feito uma campanha deixando uma conta corrente para os telespectadores fazer doações que tenho certeza que muita gente que assistiu ficaram senssibilizados sem saber cm ajudar, como aliviar as dores daquelas crianças daqueles pais.!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mary eu como vc estou chocada, e temos que fazer alguma coisa independente de políticos que são a vergonha do nosso país, estou muito longe daí em Minas Gerais, e não tenho a mínima condição financeira sozinha , mas juntos vamos conseguir, pois não adianta chorarmos e não fazermos nada , está região é muito longe de vc?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. vamos esquecer os políticos juntar todo mundo e fazer alguma para ajudar essas famílias não sei como , mais vamos reunir todos um pouquinho de cada um todo mes da para salvar essas vidas!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. È verdade Mary fiquei o dia interio pensando como fazer pra poder ajudar você não sabe de nenhuma ong por esses lados

      Excluir
    6. Mierene eu tb chocada ate agora ,quero muito ajudar estas pessoas o que fazer ,onde começar...

      Excluir
  8. Cadê os Políticos de merda deste Estado. Ainda bem que o Criador diz: triste do homem que acredita no outro. Política neste País é uma vergonha, fala-se tanto em Bilhões de roubo, e pessoas morrendo de "FOME", que País é este?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu assisti e fiquei sensibilizada com a situacao das familias falta tudo comida espirito de luta onde estao os politicos destas cidades

      Excluir
  9. Não adianta nada mostra se não fazer nada mostra e não fazer nada não vai acabar com a fome o que vai acabar com ela e se eu e você tomar uma atetude eu quero ajuda e muita gente também

    ResponderExcluir
  10. Não adianta nada mostra se não fazer nada mostra e não fazer nada não vai acabar com a fome o que vai acabar com ela e se eu e você tomar uma atetude eu quero ajuda e muita gente também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prince, de onde você é? Temos que levar está luta adiante

      Mirene-Contagem-mg

      Excluir
  11. Gente pelo amor de Deus desde que vi está reportagem não consigo tirar o choro de uma das crianças da minha cabeça, inclusive estou escrevendo e chorando, vamos nos reunir, arrumar um caminhão para levar pelo menos biscoito e leite em pó que não é perecível é chocante ver as pessoas passando fome, estou disposta mesmo sem a mínima condição criar uma ONG, em prol deste povo, moro em Minas Gerais, não sei por onde começar .Só sei que não aguento de dor por essas pessoas. Tenho 2 filhos e quando estou dando mamadeira para o menor fico olhando a carinha dele tão feliz e me lembrando das outras crianças. Vamos gerar ideias é assim que começa uma grande história, mas temos que ser rápidos pois a fome não espera.
    Mirene Freitas de Contagem-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. penso igualmente a vc estou chocada mas não sei como começar para ajudar essas crianças estou pensando em uma forma pra poder ajudar

      Excluir
    2. ola mirene freitas eu tbm nao consigo para de pensar nas crianças ja pensei em todas as forma de ajudar mas nao consigo pois moro muito longe na paraiba e tambem nao tenho condiçoes suficiente mas vou ajudar eles so preciso saber como tambem tenho 2 filhos e quando olho para eles penso nas outras crianças que estao passando fome quem sabe nos todos juntos conseguimos criar uma ong para ajudar as pessoas que nao tem nada para comer. qualquer coisa me responde estou sempre por aqui . marcia maria pb

      Excluir
    3. ola, mirene freitas tbm nao paro de pensar nas criançinhas ja pensei em varias formas de ajudar eles mas nao consigo pois moro muito longe na paraiba mesmo sem a suficiente condiçao vou ajudar .tambem tenho 2 filhos e quando olho para eles penso nas crianças que passan fome.quem sabe um dia nos todos conseguimos abrir uma ong para as pessoas que pasam fome . qual quer coisa me responde sempre estou sempre procurando respostas .Marcia maria pb

      Excluir
  12. Vamos ajudar sim, mas como agente começa?

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Essas pessoa tem medo ate de conversar, mas nao e hora de julgar por conta da quantidade de filhos,pra essas familia ate uma cesta basica ajuda, muito vamos fazer algo.Antonieta Cardoso-MG

    ResponderExcluir
  16. Nossa otima reportagem.. muito triste, a fome e triste demais.

    ResponderExcluir
  17. Valtair ;gente vamos fazer uma campanha gigante, colocar na red ,publicar da mesma forma quando convoca pra sair nas pras ruas para fazer protestos ,jogar balde de gelo na cabeça. que tal se enviarmos pelos correios alimentos ,para as escolas e prefeituras dessas cidades,dinheiro esses politicos ladroes vao meter a mao .Nao vamos ficar parados e hora de reagirmos a fome nao espera ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá de qual região vc é? então me procura o face mirene freitas raidu, para agirmos rápido com está campanha, se for preciso quero ir pessoalmente a aquele lugar. Já tentei contato com celso rusomano da record para me informar como entro em contato com o governador do Maranhão , porque mesmo que os políticos não vão fazer nada tem que saber que a população está indignada e mobilizada a mudar aquela estrada da fome, para vila da vida

      Excluir
    2. Poderia achar o endereço e o telefone das escolas no local e mandar os alimentos, roupas, sapatos etc... para as escolas

      Excluir
  18. Valtair ;gente vamos fazer uma campanha gigante, colocar na red ,publicar da mesma forma quando convoca pra sair nas pras ruas para fazer protestos ,jogar balde de gelo na cabeça. que tal se enviarmos pelos correios alimentos ,para as escolas e prefeituras dessas cidades,dinheiro esses politicos ladroes vao meter a mao .Nao vamos ficar parados e hora de reagirmos a fome nao espera ,

    ResponderExcluir
  19. Mirene vamos ajudar essas pessoas ,meu coraçao esta em pedaços depois daquela reportagem ..

    ResponderExcluir
  20. eu gostaria do endereço daquela mae do bebe alguem consegue pra me ajuda a conseguir por favor quero muito ajuda la td mes que o donoo do blog me ajude pfv gente

    ResponderExcluir
  21. gente quero o endereço daquela mae do bebe nao consigo parar de pensar nela alguem consegue pra eu ajuda la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente aquela família que não sei por qual motivo no meio de tantas não me sai da cabeça, aquela mãe amamentando sem ter leite e o pai com outra criança no colo chorando de fome

      Excluir
  22. tenho nojo dos políticos do meu país

    ResponderExcluir
  23. tenho nojo dos políticos do meu país.

    ResponderExcluir
  24. gostaria de dar sugestões para ajudar estas pessoas. as pessoas lá nestas cidades fundarem associações ou cooperativas e assim poderiamos doar para estas contas. estas mesmas entidades poderia oferecer cursos artesanato com materia-prima local e cursos de tratoristas etc. assim como curso de culinária alternativa que é nutritiva, gostosa e barata, e produzir a ração humana para a desnutrição que pode ser feita com casca de ovos, sementes como abobora e folhas como a da mandioca, esta ração salva vidas, tem receitas na internet.

    ResponderExcluir
  25. sou membro de uma associação que tem conta no banco e sede onde poderia receber doações , mas a questão é como enviar até lá. gente eu não dormir naquela noite e não consigo esquecer, alguém tem que fazer alguma coisa. não podemos deixar o nosso povo morrer e não fazer nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara, você está em Mina? qual cidade? A sua ideia é a melhor no momento mas não vamos deixar o tempo passar e nos desanimar, tenho um primo no maranhão , pessoa idônea que provavelmente nem deve saber como muitos daquela situação, vou entrar em contato por telefone com ele ainda hoje, para ver a possibilidade da abertura de uma conta de pessoa física por enquanto pois nem sei como criar uma ONG. daí lançamos o nr da conta no face e através destas doações posso ver se ele resolve alguma coisa por lá, pelo menos no imediato da situação. Entro em contato novamente.

      Excluir
  26. poderia fazer nas cooperativas bancos de sementes onde estas pessoas pegariam as sementes para plantar e pagariam com uma quantidade a mais de sementes depois que produzir.e futuramente poderiam juntar para vender a produção caso aumentasse, criar galinhas e cabras.

    ResponderExcluir
  27. tenho nojo dos políticos do meu país

    ResponderExcluir
  28. Olá, sou do Maranhão mas moro no Rio. desde que assisti a reportagem, não paro de pensar em tamanha tristeza! Gostaria de poder ajudar. Como podemos fazer? Será que os Correios não podem nos apoiar nessa campanha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem alguém do maranhão?Conhece as cidades que foram citadas?Algum parente de confiança para poder fazer esse intercambio?

      Excluir
  29. Eu gostaria de saber se a equipe q fez a reportagem ao menos supriram aquelas familias q foram entrevistadas? Afinal, não podemos só expo-las mas pelo menos amenizar mesmo q temporariamente aquela fome..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, pois acabei de postar a minha indgnação sobre isto, visitam miseráveis, os encontram com fome e os deixam com fome.Mas a matéria, gerou milhoes em reais e audiencia são capazes de pagar 2 a 3 milhoes para um programa a FAZENDA, mas não são capazes de alimentar famílias em desgraça e fome e depois se destacam dizendo-se em primeiro lugar. Para mim, não acrescentou nada só se tirou ! Estou vendo pessoas dizerem tentar encontrar uma maneira de ajudar mesmo estando à distancia porque quem esteve lá poderiam fazer muitas coisas não estamos falando de dinheiro e sim do pão, não fizeram !

      Excluir
  30. Infelizmente não tenho o contato de pessoas nas cidades do Maranhão mostrada pela TV Record

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho um email da record : pautas@mg.rederecord.com.br, para termos mais informações, quanto mais pessoas pedindo mais chances temos

      Excluir
    2. Você sendo do maranhão, não tem nenhum contato para iniciarmos uma ONG por lá/

      Excluir
    3. Quem quiser fazer doacoes de alimentos pode faze-lo:

      Ivan Sousa, na sede do sindicato dos funcionarios, Avenida 1 de Janeiro s/n Centro de Belagua, Maranhao, CEP 65535-000, (telf 98-991306447)

      Pode tambem adicionar no facebook Ivan Sousa, Tereza Reis, Silvana N. Santos.

      Excluir
    4. enviei um email para record espero que respondam

      Excluir
  31. Pessoal que está solidário com a situação entre no meu face para conversarmos através da mensagem, fica mais fácil. mirene de freitas raidu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola eu ja te adicionei la no face da minha filha e brunna nunes aceita ela la que agente converça

      Excluir
    2. Me adicione no seu facebook Maria pinotes

      Excluir
    3. mirene nao encontrei vc no face me add ana sutil gabriel

      Excluir
  32. Ja tenho contato com o Ivan do sindicato do professores de Belagua, e criei uma conta onde pode ser feita doacoes para ajudar as criancas de la, http://link.email.dynect.net/link.php?H=%2BsiIS2DoQPdXe7MzHa%2B2uSne9q5%2Bnq3APg4SHSK4p7V3is03Ezz1Q%2BvGdcftHYJ1c%2F9BBBdBLxX404r7PTMQtdIZYDFYAsaH0nRi7cXKcyU%3D&G=21&R=http%3A%2F%2Fwww.gofundme.com%2Fq58gg2gg&I=20150327133242.0398D60EA048%40mail6-04-ewr.dyndns.com&X=MHw3NzY2NjI6VEVNUElEXzQ5OzF8Nzc2NjYzOlFVRVVFSURfMjI1MzcwMTgxOw%3D%3D

    ResponderExcluir
  33. Desculpe, mas nao recebi nenhum pedido de amizade, me Mande mensagem privada pelo facebook que eu depois adiciono voce ou sua filha. Obg

    ResponderExcluir
  34. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=948758995165091&set=a.263691383671859.65052.100000929973410&type=1&theater

    ResponderExcluir
  35. Ja esta sendo enviados quase ou mais de 20 toneladas de comida pra esse povo.Deus seja Louvado!

    ResponderExcluir
  36. Quero doar dinheiro para esse povo..

    ResponderExcluir
  37. queria poder ajudar por favor vamos descobrir como fazer pra ajudar essa pessoas. rede record quero muoto ajuda

    ResponderExcluir
  38. queria poder ajudar por favor vamos descobrir como fazer pra ajudar essa pessoas. rede record quero muoto ajuda

    ResponderExcluir
  39. queria poder ajudar por favor vamos descobrir como fazer pra ajudar essa pessoas. rede record quero muoto ajuda

    ResponderExcluir
  40. queria poder ajudar por favor vamos descobrir como fazer pra ajudar essa pessoas. rede record quero muoto ajuda

    ResponderExcluir

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com