Banner02

Banner08

quarta-feira, 4 de março de 2015

Timon: Educação mantém diálogo com categoria de professores sobre o horário pedagógico

Nos últimos dias, a Semed tem realizado uma aberta conversa com representantes do sindicato dos professores para tratar do cumprimento do horário pedagógico.

Dinair Veloso quer manter o diálogo
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem mantido um amplo diálogo com a categoria de professores em busca de um melhor desenvolvimento da educação do município. A valorização dos professores de toda a rede de ensino tem sido prioridade e os salários estão sendo pagos em dia, o piso nacional da educação garantido e pago integralmente, além de manter 1/3 da jornada de trabalho ser destinada ao cumprimento do Horário Pedagógico que é assegurado pela a Prefeitura de Timon.

Nos últimos dias, a Semed tem realizado uma aberta conversa com representantes do sindicato dos professores para tratar do cumprimento do horário pedagógico, que de acordo com a resolução do Conselho Nacional da Educação/CEB Nº 02/2009, fixa as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e remuneração dos Profissionais do magistério da educação Básica. Dentro dessa resolução é estabelecido que os professores tenham direito utilizar uma parcela da jornada de trabalho, para a realização de atividades extra sala de aula, como por exemplo: reunião de pais, planejamento de aulas e correção de provas. Essa regulamentação é respeitada pela Prefeitura de Timon em todas as escolas municipais e através desse diálogo, a Semed deixa claro, que o professor deve estar à disposição do município durante este período da jornada, que equivale a 1/3 do total de horas trabalhadas em sala de aula.

Em 80% das escolas a categoria trabalha em conformidade, respeitando e cumprindo de forma correta o horário pedagógico. Diante desse percentual uma minoria ainda precisa se adequar, e por essa pequena parte, as negociações entre sindicato e professores continuam, no objetivo de evitar qualquer suspensão das atividades escolares. Esse diálogo mantido pela a Prefeitura visa exclusivamente em resguardar o pleno andamento das atividades escolares, preservando assim o ensino aos estudantes do município.

“Temos uma meta em nossa gestão que é o de sempre manter um diálogo para chegarmos, juntos, a um consenso quanto à solução de problemas. É isso que temos feito junto à categoria da educação desde que iniciamos o trabalho à frente da gestão municipal. Atualmente o que se está em discussão é o horário pedagógico do professor, que é quando ele não está em sala de aula, mas deve estar à disposição da escola onde está lotado”, disse Dinair Veloso, secretária de Educação.

É importante destacar que, se houver alguma escola municipal que não tenha uma sala específica para professores onde os mesmos possam desenvolver suas atividades inerentes ao horário pedagógico a Secretaria Municipal de Educação orienta os diretores das escolas que encontrem uma alternativa viável para que os docentes não tenham prejuízo em sua carga horária visto que a hora-atividade é parte integrante da jornada de trabalho do professor.

A preocupação do prefeito Luciano Leitoa tem sido a transparência e o cumprimento de todos os quesitos que regem a lei quanto à valorização de professores e as melhorias estruturais em escolas e prédios que abrigam instituições de ensino. Toda a rede de ensino tem passado por um processo de mudanças significativas e, desde o início da gestão, em 2013, escolas já foram reformadas, ampliadas e climatizadas e novas escolas e creches foram construídas. (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com