Banner02

Banner08

quinta-feira, 26 de março de 2015

Entrevista com o prefeito Luciano Leitoa

O prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB) concedeu entrevista ao blog do jornalista Elias Lacerda na última segunda-feira(23).

Confira abaixo a entrevista completa:

Prefeito, o senhor está iniciando a segunda metade de seu mandato. O que muda?
Basicamente, mudaram os cenários político e econômico. O cenário político mudou para melhor, com a eleição de um governador que tem compromisso com o desenvolvimento social. Além disso, todos sabem, é um aliado e parceiro de Timon. Também há o fato de contarmos agora com um deputado estadual, federal e um senador para fazerem a ponte entre a nossa administração e as instâncias estaduais e federais. Não tivemos nada disso nos dois primeiros anos.
Por outro lado muda também o cenário econômico, e esse para pior. Não temos ainda um quadro claro da dimensão do desarranjo das contas públicas federais e o tamanho dos cortes necessários para o ajuste fiscal. Mas as projeções são todas de um ano muito difícil, com perda de receita para Estados e Municípios, além de diminuição de investimentos privados.

E qual o efeito na Prefeitura?
É o mesmo que cada pai de família de Timon enfrentará para custear as despesas de sua casa. Os aumentos da energia, combustível e supermercado, por exemplo, impõem à necessidade de redução de outras despesas para que o salário consiga pagar as contas no fim do mês.

Este cenário também se repete na iniciativa privada que tem feito drásticos cortes em seus orçamentos. Afetados pela crise, as empresas diminuíram seus investimentos, reduziram o número de funcionários e estão sendo obrigadas a realinhar-se diante desta nova realidade.

No caso dos municípios a situação é ainda pior porque se por um lado também vemos o nosso custeio aumentar acompanhando a energia e combustíveis para continuarmos no exemplo anterior, sofremos com a queda das receitas.
Para se ter uma ideia, as 18 escolas que estão sendo climatizadas devem gerar até um final do ano um custo adicional, apenas com energia, de quase um milhão de reais.

E o que se pode esperar da parceria com o Governo do Estado?
Podemos esperar o que é natural na relação entre os entes federados. Inflizmente, por dois anos esperamos a ajuda do governo do estado no tocante à pavimentação. Acredito, inclusive, que faltou empenho dos aliados da ex-governadora em Timon que cruzaram os braços e sequer puseram suas emendas para pavimentações e asfalto.

Em Coelho Neto, por exemplo, os deputados apoiados pelo prefeito daquela cidade viabilizaram esses recursos e ajudaram o município. Por que os nossos não fizeram? Só por que o prefeito é Luciano Leitoa?
Cabe aqui destacar que embora estivéssemos na oposição municipal durante o curto período do governo Jackson, trabalhamos e trouxemos quase 30 quilômetros de asfalto para a cidade sem nos importarmos com quem estava à frente da prefeitura.

Nos próximos dois anos, no entanto, o cenário será diferente porque contaremos não só com o apoio do governador, mas com os deputados Rafael e Zé Reinaldo que firmaram compromisso com nossa cidade para trazer cada vez mais recursos para Timon. Quem ganhará não será o Luciano, mas a cidade.

E a Prefeitura está preparada para isso?
Sim. Estamos tomando as atitudes que o momento nos impõe como a redução do custeio da máquina pública e de pessoal. Os secretários têm feito cortes nas gratificações e outras medidas que otimizem os recursos que tem à sua disposição. Tudo isso visando mantermos os investimentos e a folha em dia.

Além disso, nossa equipe técnica está finalizando os projetos que encaminharemos ao governo do estado, em especial nas áreas de infraestrutura, saúde e segurança.

Estamos, inclusive, analisando uma forma de intensificar nosso diálogo e articulação com os governos federal e estadual a fim de potencializar a captação de recursos.

Mas esse quadro também motiva a oposição, que está se mexendo para ganhar espaços. Como o Sr. vê esse cenário, do ponto de vista do jogo político?
Com naturalidade. É saudável que a oposição cumpra seu papel. A população terá três caminhos a escolher. Aquele que estamos construindo, com seriedade, que parte da reestruturação da máquina pública e de um claro projeto de desenvolvimento social e estruturante. Por outro lado tem o projeto do grupo que governou por oito anos e tem pretensões de voltar. E ainda tem a tentativa do grupo Sarney que anunciou a saída da política lá em São Luis e está tentando voltar por Timon. São as mesmas pessoas, com outras caras.

As práticas são as mesmas para tentar confundir a população. Infelizmente usam métodos que não cabem mais na política como mentiras e difamações. Para me atingir, chegaram ao ponto de fazer montagens com minha esposa divulgando-as nas redes sociais.

Me recordo que quando perdemos uma eleição desfilaram com caixões pela cidade. Um destes caixões seria para meu filho que na época tinha pouco mais de um ano de vida. Por outro lado, quando ganhamos as eleições, pedi ao nosso grupo que comemorassem serenamente e respeitassem nossos adversários por entender que independe das diferenças partidárias, temos que pautar nossas ações sempre a partir da honestidade, respeito e seriedade.

Nós propusemos uma nova forma de governar, mas também um outro modelo de política. Aquele que aceita críticas, mas exige respeito.

A população de Timon vai ter tempo para refletir e escolher o caminho mais acertado.

E o que pode ser feito para combater a insegurança que vem aumentando muito na cidade?
Esse é um problema não apenas de Timon, mas de todo o país, especialmente o Nordeste, onde os índices de violência vêm crescendo cada vez mais. A prefeitura não comanda a polícia, como você sabe. Além disso, grande parte dessa violência decorre do flagelo da droga, que está se disseminando e destruindo famílias. O crack, a meu ver, é o maior problema social do momento e as soluções tem que ser compartilhadas entre os governos Federal, Estadual e Municipal. Os Municípios não têm recursos nem estrutura para enfrentar o problema crescente da violência. A Guarda Municipal não tem a função constitucional de combater o crime. O que estaremos fazendo, em caráter experimental, é montar uma rede de monitoramento, por câmeras, em algumas áreas de maior fluxo de pessoas. É como combater a febre e não a doença. Só quem pode combater a doença são os governos Federal e Estadual, através de políticas de inclusão social.

Prefeito, e sobre o SAAE? A oposição diz que o senhor o vendeu, mas o que de fato aconteceu?
Gostaria de primeiro fazer um esclarecimento para que a população saiba a verdade dos fatos: nas eleições do ano passado a oposição tentou se aproveitar do discurso de que o SAAE foi vendido, o que não é verdade.

Fizemos uma PPP, Parceria Público Privada, que consiste numa concessão para que a empresa vencedora do processo licitatório administre o SAAE por um tempo determinado. Neste período eles farão um investimento de 200 milhões de reais e resolverão o problema da água e do esgoto em nossa cidade. Após este prazo todo os investimentos feitos retornarão ao município e será um patrimônio da cidade.

O que não aceito é a oposição criar um discurso que não corresponde à verdade para enganar a população quando eles sabem que esta é a única forma para resolver esta questão. O que eles não querem é ver este problema histórico resolvido para, nas eleições, capitalizarem eleitoralmente. Em busca de votos, preferem a falta d'água na cidade e o esgoto na porta das pessoas.

Sugiro à oposição visitar o Piauí onde o governador Wellington Dias, no seu terceiro mandato, reconheceu a necessidade de parcerias e está iniciando uma série de concessões naquele estado.

Prefeito, diante de todas essas dificuldades, o senhor avalia que Timon mudou para melhor?
Sim. É visível através dos olhos dos Timonenses e de teresinenses que tem vindo morar em nossa cidade. Não somos mais vistos como um bairro afastado da capital, mas como uma cidade em progresso que oferece aos seus habitantes oportunidades de crescimento.

Compreendemos que muito ainda precisa ser corrigido. Pavimentação, segurança e saúde, por exemplo, está entre esses fatores e tem sido algumas de nossas prioridades nas articulações com o governo do estado.

E o senhor mudou?
Sim. Os compromissos políticos a administrativos consomem quase a totalidade da minha agenda e já não tenho tempo como antes. Assim, como filho, esposo e pai, tenho aprendido que cada instante ao lado de minha família é importante para recuperar o fôlego para o trabalho do dia a dia. Recentemente, em viagem a trabalho, perdi o aniversário de 7 anos de minha filha caçula e não pude estar ao lado dela numa data tão importante, assim como outros aniversários de meus filhos.

O cargo de prefeito, para quem o encara com muita responsabilidade e compromisso, consome muito,pois tenho sempre que procurar entender de tudo um pouco e a administração é muito dinâmica e complexa, além disso por algumas vezes,fatos como o atentado que ocorreu contra mim, quando dispararam um tiro contra meu carro e acertaram o motorista, nos fazem mudar algumas rotinas, fato que até hoje nunca foi esclarecido. Ainda tenho convivido com o problema de saúde de minha mãe,que mesmo tendo perdido boa parte da voz acompanha sempre tudo pela internet e sempre tem dado aquele carinho e força de mãe o que é muito importante.

Meu pai, que tem acompanhado de perto o tratamento de saúde dela, acaba sofrendo também muitos ataques, talvez seja pelo fato de ter sido sempre um homem de posição o que incomoda muitos daqueles que gostariam de ter uma história como a dele. Como todo mundo que não se omite,ele tem seus erros e seus acertos, mas tem uma coisa que ninguém pode negar, é que estando fora ou dentro do poder ele sempre tentou ajudar Timon. E pela liderança que exerce, ele é procurado, mesmo estando de fora da administração. Fazem um jogo sujo com muitas calúnias e difamações e ele tem ganho muitas ações na Justiça, o que confirma as infâmias e injúrias que tem sofrido.

Uma coisa evidente é que aqueles que fazem oposição sempre tentam fugir do embate comigo. Eles têm que compreender que a relação de pai e filho nunca será abalada e isso nunca mudaremos,já na questão política e na forma de agir podemos eventualmente ter posições diferentes mas que convergem no mesmo objetivo que é de ver a cidade avançar e ser cada dia melhor. Com isso posso dizer que um dos valores mais importantes que tenho aprendido é ter a paciência e a compreensão que o tempo é o senhor da razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com