Banner02

Banner08

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Sebrae faz balanço de ações do programa Jovens Empreendedores em Timon


Programa vem sendo desenvolvido na Escola Mãos Dadas e busca incluir o empreendedorismo no currículo escolar

Cerca de 700 alunos da Escola Mãos Dadas, do município de Timon, tem sido atendidos pelo Programa Jovens Empreendedores - Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae, que busca despertar e educar os jovens e adolescentes para a vocação empreendedora. Timon é a primeira cidade do Maranhão a receber a metodologia, através de parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Educação do município.
Gerente do Sebrae Milena Cabral conversa com alunos da escola Mãos Dadas
Através do JEPP, 40 professores da escola Mãos Dadas receberam treinamento específico sobre temas de empreendedorismo e 800 exemplares de um material didático especial que é aplicado aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Nos últimos seis meses, foram desenvolvidas atividades que buscaram despertar o senso de oportunidade para negócios, como a coleta seletiva de lixo; pesquisas sobre meio ambiente; entrevistas de opinião de clientes; dramatização de ecofábulas e campanhas publicitárias.

Os alunos também participaram de atividades técnicas e práticas, como a visita ao Polo Cerâmico de Teresina, realizam a manutenção de uma horta escolar, participam de oficinas de culinária, trabalham com a confecção de brinquedos, e produtos artesanais, trabalham na produção de convites e jingles.

Para a diretora adjunta da escola, Arlene Silva, o JEPP ajuda a sistematizar o comportamento empreendedor nos alunos, numa proposta próxima aos projeto educativo da escola Mãos Dadas. “Além de buscar a autossutentabilidade, sempre procuramos inovar nas atividades simples do cotidiano do escolar", ressalta a diretora.

Segundo o estudante do 7º ano, Antônio Carlos, as atividades do JEPP são uma grande oportunidade que os alunos da escola estão vivenciando. “Aprendi muito sobre a importância da reciclagem, ao transformar produtos que iriam para o lixo, em objetos necessários para qualquer pessoa, como o porta-treco de garrafa pet, e muitos outros que também podem ser vendidos”, observou o aluno.

A gerente da unidade do Sebrae em Caxias, Milena Cabral, o progresso do JEPP na escola Mãos Dadas está muito evidente. “As nossas visitas de acompanhamento da aplicação do curso mostram claramente que a essência do programa foi captada da melhor maneira possível e pudemos observar que houve a quebra de paradigmas relacionadas à capacidade empreendedora das crianças e adolescente participantes, com o desenvolvimento de habilidades e do comportamento empreendedor dos beneficiados pelo JEPP”, avaliou a gerente do Sebrae.

O coordenador do Núcleo de Atendimento do Sebrae em Timon, César Guimarães, ressalta a contribuição que o programa deu para transformar a realidade desta comunidade escolar. “A força de vontade do corpo docente da escola e o entusiasmo dos alunos são essenciais neste contexto”, reitera. (Assessoria/Sebrae)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com