Banner02

Banner08

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Impasse entre Teresina e MA no atendimento a oncológicos pode ser resolvido

Portal AZ - Uma nova audiência para tratar sobre o atendimento a pacientes maranhenses em Teresina, na área de oncologia, foi marcada para janeiro de 2015. No entanto, o Secretário Municipal de Saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade (foto), espera que a solução para o impasse seja encontrada antes dessa data.

“Nossa expectativa é que ainda em dezembro tenhamos uma solução por vias administrativas, durante reunião definitiva no MS, com representantes de Teresina, São Luís, Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, além dos futuros gestores da saúde do Maranhão. Caso contrário, teremos que esperar a decisão a ser proferida pela Justiça Federal no próximo ano”, afirmou o secretário.

A deliberação foi tomada após reunião entre o Secretário Municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, e representantes do Ministério da Saúde na sede da secretaria que aconteceu neste novembro. O encontro ocorreu após um ciclo de visitas realizadas pelo coordenador do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle do Ministério da Saúde, João Marcelo Silva, às centrais de regulação das secretarias municipais de saúde de Teresina e Timon (MA), além da central da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí. 

A visita fez parte de um cronograma de ações acordadas durante audiência na Justiça Federal, em outubro desse ano. O objetivo é fazer um diagnóstico dos sistemas de regulação de pacientes para se chegar a medidas que ajustem o atendimento a pacientes oncológicos daquele Estado em Teresina.

“Sabemos do fluxo de atendimento a pacientes maranhenses com câncer em Teresina, mas existe a necessidade ainda de buscar um mecanismo de custeio de assistência dessas pessoas. Essa situação se arrasta há bastante tempo e estamos na tentativa de mediar o diálogo entre os dois Estados”, disse representante do Ministério da Saúde, João Marcelo Silva.

De acordo com a diretora de Regulação, Controle e Avaliação da SMS, Alduina do Rego Monteiro, foi feita uma apresentação das contas relativas ao débito que o Maranhão possui junto a Teresina desde 2011, por atendimentos prestados e não pagos. “Além da prestação de contas, mostramos como funciona a regulação feita pelo município e como o sistema hoje está totalmente informatizado”, lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com