Banner02

Banner08

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Caxias: Presença do CQC esvazia sessão da Câmara

Do Noca

Nas últimas 48 horas não se fala em outra coisa na cidade a não ser a vinda à Caxias de uma equipe do CQC - Custe o Que Custar, programa semanal da Rede Band/SP. A trupe paulista está no município em busca de respostas às denúncias de negligência médica e do quadro estatístico estarrecedor, de mais de 100 mortes de recém-nascidos na Maternidade Carmosina Coutinho do início do ano até o mês de outubro.

Fazem parte da equipe que está em Caxias, o repórter Oscar Filho, um cinegrafista, o produtor e um auxiliar, que na tarde desta quarta-feira (29), estiveram na Câmara Municipal, mas, os trabalhos legislativos foram esvaziados, ou seja, faltou quórum, as ausências foram exatamente dos 14 vereadores da base do prefeito Leonardo Coutinho.

Passava das 18h quando Oscar Filho chegou ao Parlamento e logo foi cercado por curiosos. Antes de entrar no plenário, o repórter foi tietado e posou para dezenas de fotografias.

Na seqüência, Oscar Filho conversou e entrevistou os cinco vereadores oposicionistas que foram à Câmara: Fábio Gentil (PSDC), Taniery (PRTB), Catulé (PSB), Benvinda e Luis Carlos (PMDB). Na ocasião, não apenas as mortes de recém-nascidos, mas, diversos temas foram abordados.

Ainda dentro do Parlamento, Oscar Filho mostrou a indignação de populares que estavam presentes na Câmara e disse não acreditar, que os vereadores que dão sustentação ao Executivo resolveram boicotar a sessão justamente por conta da presença do CQC. "Vejam que falta de compromisso desta Câmara com o povo e não vieram só porque sabiam que nós estaríamos aqui", gravou o repórter.

Para garantir a integridade física dos profissionais da imprensa paulista, policiais militares foram acionados para dar cobertura aos guardas municipais. Antes de encerrar a passagem no Parlamento, Oscar Filho fez uma "passagem", momento em que o repórter aparece na matéria. O tack ocorreu em frente ao prédio da Câmara, onde a equipe do CQC foi ovacionada.

Em busca de respostas

Durante toda esta quarta-feira, o CQC esteve na Maternidade Carmosina Coutinho e Prefeitura Municipal, onde não foram recebidos. Oscar Filho esteve também na Delegacia de Policia, onde teria gravado com a delegada de plantão. No início da tarde, a equipe foi a várias residências colher relatos de mães que afirmam os maus-tratos e procedimentos por profissionais de saúde que resultaram em uma centena de mortes de bebês só este ano.

Na terça-feira à noite, os homens do CQC já haviam flagrado o prefeito Leonardo Coutinho e assessores em uma churrascaria da cidade. O encontro não foi nada amigável e terminou sem respostas e com acusações de agressões verbais de ambos os lados.

O CQC está em Caxias após o prefeito Leonardo Coutinho, através de sua assessoria, encaminhar uma carta aberta à direção da BAND nacional, desmentido a matéria produzida pela afiliada local sobre os números de mortes na Carmosina. O teor do documento tenta desqualificar a emissora local, com insinuações de perseguição política. Na carta, o prefeito de Caxias sugeria que uma equipe de rede paulista pudesse vir à Caxias, ver in loco a situação que seria diferente. A matéria foi veiculada na semana após o resultado das eleições no Estado.

De acordo com o material produzido pela afiliada da BAND em Caxias, seriam 115 recém- nascidos mortos no período, e que os familiares das vítimas não recebiam o atestado de óbitos mostrando as causas, e que muitos médicos se negavam a fazer o parto cesárea.

Em resposta, o Secretário de Saúde do Município, Dr. Vinícius Araújo, justificou que o número é bem abaixo do noticiado, rechaçou as demais denuncias afirmando que o atendimento segue todo o procedimento normal e que a maioria dos óbitos na Maternidade Carmosina Coutinho, é de bebês de outros municípios, onde provavelmente o acompanhamento gestacional feito de maneira incorreta contribuiu para as mortes.

Um comentário:

  1. Parabéns kara vc sim mostrou um belo material diferente de outros que pude conhecer!! É realmente desprezível o que algumas passos falam qnd o prefeitozinho é denunciado tem muita gente comprada!

    ResponderExcluir

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com