Banner02

Banner08

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Artigo do Edson Vidigal: Pós Ti, Após Tu

Menos mal que tenha acabado assim. Mera ilusão porque na verdade o que pensamos que acabou nem mesmo aconteceu. Vai ser a partir desse suposto término que muito ainda à margem da logica estar por espocar e acontecer.

A lâmpada do poste segue amarelando como se suas velas estivessem nas ultimas. Isso num tempo em que o quente é a iluminação ao frio das ledes.

Com lâmpada modelo antigo que se queima fácil ou mesmo com a longevidade das ledes, o certo agora é que já podemos ver o poste até bailando por estar renovado em seu prazo de validade.

E quem ainda aguenta? Como aquela personagem do Paulo Silvino do Viva o Gordo arreganhando os dentes resumia a resposta ao bordão de sempre – “Gueenta!”. Bons tempos, não?

Não aguentamos mais constatar que os preços das coisas compradas no supermercado ou na feira na terça feira já não são os mesmos na quinta feira. Estou sempre por lá, no mínimo, duas vezes por semana.

As etiquetas aparecem discretamente rasuradas nas prateleiras. Aquelas pistolas que as imprimem já retomam as doze estações por onde desembarcam a cada mês o digito a mais da nossa via sacra.  

Lereias governamentais, terceirizadas ou diretas, só alcançam hoje os inalcançáveis pela verdade, aquelas e aqueles sem saúde cívica, condenados a se manterem alheios às realidades que incomodam tanto a nós outros como os maruins nas marés noturnas e os mucuins nas varandas sertanejas.

Já não aguentamos saber de tantas dilapidações ao erário sabendo quão difíceis tem sido as eficácias das responsabilizações dos grandes malfeitores.

Agora mesmo mandam nos dizer que na estatal que fura poço querem saber tudo, mas tudo mesmo, tanto que até contrataram duas empresas de investigações. Algo assim como pesquisas eleitorais que até as antepenúltimas semanas afagam o ego de que as contratou.

Aí vai ser bom demais. O Ministério Público investiga. A Polícia investiga. O Senado investiga. A Câmara investiga. O jornalismo investigativo investiga e tantas serão as investigações que ainda assim faltarão investigadores.

Talvez tenhamos que chamar o Zé Verde e o seu Riba, a famosa dupla de detetives da Delegacia da Rua da Palma e também o Caixa D’agua para a investigação paralela das paralelas por conta do contraditório.

Outro dia fui chamado a atuar num caso em que o demandante apresentou a conta dos valores que reclamava com base no laudo de um perito que ele próprio havia contratado. Perigoso caminho para a judicialização da pilantragem. Com todo o respeito.

E aí, Dona Menina, a investigação confiável vai ser mesmo a das empresas contratadas pela empresa acusada? Como escreveu Humberto Teixeira, “coisas que para um cearense não existe explicação...”

E quem tendo sido eleito Governador ou Presidente no ultimo domingo aguenta os assédios de cobranças de tantos aliados que agora querem secretarias, ministérios, sinecuras, orçamentos?  

Como dizia a personagem do Paulo Silvino escancarando os dentes – “Gueenta!”

(Por Edson Vidigal é advogado, ex-vereador de Caxias, ex-deputado federal, professor e ministro aposentado do STJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com