Banner02

Banner08

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Sebastião Uchoa deixa o cargo na Sejap

Interinamente assume a pasta o Secretário de Segurança Marcos Affonso

O secretário de  Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, Sebastião Uchoa, entregou o cargo na manhã desta quarta-feira (17). A informação foi confirmada pela assessoria do governo do estado.

Com a decisão do ex-secretário, quem assume o cargo provisoriamente é o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso.

Uchôa assumiu o comando da Sejap em março de 2013. Em pouco mais de um ano, o delegado enfrentou algumas crises no Complexo Penitenciário. Em outubro do ano passado, uma rebelião em Pedrinhas resultou em 13 mortes e clima de terror por toda São Luís. A situação obrigou o secretário a decretar Estado de Emergência no Sistema Penitenciário do Maranhão pelo período de 180 dias. Desde então, Ministério da Justiça enviou homens da Força Nacional para operar nas unidades prisionais de São Luís. 

Recentemente, O Complexo Penitenciário de Pedrinhas foi envolvido em dois novos escândalos: a fuga de 36 presos, na última quarta-feira (10/09) e a prisão do diretor da Casa de Detenção, na última segunda-feira (15/09).
Uchôa declinou do cargo depois que outros 10 detentos fugiram do Presídio São Luís 1, na madrugada desta quarta-feira (17). Logo em seguida, outros presos aproveitaram que agentes penitenciários decretaram greve, para tentar fugir. Entre às reivindicações dos grevistas, estava a saída de Sebastião Uchôa.

Novo Secretário

O delegado Marcos Affonso é natural do Pará e tem 46 anos. Ele é graduado em Direito pela Universidade da Amazônia, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Uninter e especialista em Gestão Integrada de Segurança Pública pela Unisul.

Ingressou na Polícia Civil do Maranhão em 1998 e comandou as investigações para apurar as mortes ocorridas nos presídios maranhenses. Durante quase duas décadas de serviços prestados à população maranhense, o delegado participou da Comissão de Combate ao Crime Organizado e foi presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil por dois mandados. Marcos Affonso também ocupou a chefia das superintendências Estadual de Investigações Criminais, de Polícia Civil da Capital e do Interior, além de ter sido delegado regional de Açailândia, titular da Delegacia de Entorpecentes da Região Metropolitana, entre outras funções.

Marcos Affonço assume a Sejap de forma interina. Nos próximos dias, a governadora Roseana Sarney e a cúpula da segurança pública do Maranhão decidirão se o delegado assumirá as duas pastas ou se outro secretário assumirá a função. (O Imparcial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com